Artigos CEO’s
Olá, tudo bem?
Você sabia que o Brasil é um dos cinco maiores representantes do agronegócio e possui um grande potencial para chegar ao primeiro lugar? Entretanto, para isso, é fundamental que as empresas invistam em agronegócio 4.0.
Com o auxílio de drones, inteligência artificial, machine learning, big data e outras inovações, o agro pode caminhar a passos largos, sair à frente da concorrência e ainda garantir a segurança alimentar de muitas famílias. Estima-se que no Brasil, existam mais de 30 milhões de brasileiros passando fome.
Nesse sentido, incluir um sistema para agronegócio, além de identificar soluções para a área operacional, também é possível analisar a escassez alimentícia, e assim, encontrar meios de reduzir o desperdício.
Ao longo deste artigo, falarei sobre desafios e como incluir um sistema de gestão agrícola na sua empresa de modo a ganhar vantagem competitiva.
Boa leitura!
O Brasil está entre os cinco maiores produtores agrícolas do mundo, sendo o quarto maior produtor de grãos, com 7,8% da produção total, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.
Além disso, a cadeia produtiva de frangos e suínos apresenta um alto faturamento para a economia brasileira. Conforme o relatório anual da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), em 2021, o valor bruto da produção ultrapassou os R$ 140 bilhões, representando 12% da produção.
Entretanto, mesmo que os resultados sejam satisfatórios, o setor ainda enfrenta grandes desafios com a logística. Por exemplo:
> Custos com frete;
> Tarifas de importação;
> Falta de mão-de-obra;
> Preços das commodities
São alguns dos problemas enfrentados pelo agro. Por isso, para as empresas transformarem tradição em agronegócio 4.0, é fundamental que os decisores revisem estratégias, a fim de contribuírem com o avanço tecnológico. Assim, a adoção do sistema SAP Business One favorece este processo.
Pois, com auxílio de inteligência artificial, o ERP identifica quais parceiros fornecem matérias-primas por um custo menor e na hora de transportar, é possível definir distribuidoras que apresentem o melhor custo-benefício, tudo por meio de alerta.
Ou seja, sua equipe não precisa entrar em contato com fornecedores e distribuidores de forma manual.
Nesse sentido, por meio das configurações, o SAP B1 notifica os gestores sobre as variedades de preço, fornece sugestões inteligentes ao final dos relatórios e simplifica a tomada de decisão.
Empresas que relutam contra a transformação digital não perdem apenas lucro, mas também talentos, isso porque com uma força de trabalho estressante, gerada por demandas manuais, os colaboradores tornam-se apáticos e a consequência é o baixo desempenho.
Segundo um estudo feito pela consultoria global, EY, após a inclusão de recursos tecnológicos, 78% dos colaboradores apresentaram emoções positivas. E ainda, 48% confirmam que as organizações investiram nas ferramentas corretas.
Dessa forma, engana-se quem acredita que o sistema de gestão para agronegócio é voltado apenas às áreas de backoffice. O SAP Business One possui soluções que contribuem também com a experiência e jornada dos colaboradores.
Isto é, além do ERP facilitar a complexidade do trabalho, ele ainda fornece ferramentas que medem a satisfação operacional, com feedbacks 360º, relatórios individuais qualitativos, insights por setor, e outros.
Em outras palavras, o SAP B1 otimiza a gestão, entregando ferramentas que influenciam o engajamento dos colaboradores de forma positiva, aumentando diretamente a produtividade.
Além da logística, a gestão do estoque também é um grande desafio para o agronegócio. Em razão do alto número de exportações, U$S 33,8 bilhões só no primeiro trimestre deste ano, as empresas devem se atentar a questões como, eventos climáticos e reformulação de produtos.
Estima-se que a falta de uma gestão de estoque eficiente faz com que 70% das empresas percam consumidores para a concorrência. Dessa forma, incluir um sistema de gestão agrícola é uma forma de reduzir este e outros impactos ao seu negócio.
Com SAP Business One, você prevê mudanças climáticas e cria estratégias para reduzir o envio de produtos em determinadas épocas do ano ou, se preferir, armazená-los em locais apropriados a fim de manter o sabor e a qualidade.
O relatório anual da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, FAO, apontou que, anualmente, 1,3 bilhões de toneladas de alimentos produzidos são desperdiçados.
Nesse sentido, a adoção do sistema de gestão para o agronegócio também é um meio de reduzir o desperdício. Pois, com o auxílio de big data, os dados tornam-se confiáveis para identificar riscos na cadeia produtiva, como:
> Utilização da água
> Problemas com o solo
> Perda de insumos
Além disso, por meio de relatórios, a ferramenta fornece sugestões de como distribuir recursos de modo a minimizar os impactos sócio-ambientais.
Vale ressaltar que reduzir o desperdício de alimentos está entre os 17 objetivos da ONU até 2030, e a indústria alimentícia brasileira, responsável por 10% do PIB nacional, deve ser uma agente de mudança.
Para isso, o agronegócio 4.0 deve ser prioridade para as empresas, pois, um sistema de gestão inteligente fornece insumos que substituem a utilização de recursos naturais, por exemplo, a impressão 3D de alimentos.
E ainda, por meio de sensores alocados nas embalagens, ajudar consumidores a saber o momento ideal para o consumo.
O maior erro dos produtores do agronegócio é achar que o SAP Business One é um recurso caro, que não comporta as necessidades das pequenas e médias empresas. Entretanto, o que a maioria não sabe é que 82% dos usuários vêm das pequenas e médias empresas.
Com soluções a partir de quarenta e nove mil reais, o ERP entrega ferramentas específicas conforme as dores do agronegócio, aumentando diretamente a produtividade e minimizando os impactos causados pelos erros manuais.
Por meio do sistema de gestão para agronegócio você obtém os seguintes resultados:
> 29% de melhorias no giro de estoque
> 42% do aumento de performance dos funcionários
> 14% de melhorias na performance na produção, armazenamento e logística
> 12% de melhorias dos custos operacionais
Nesse sentido, tenha controle de toda a cadeia produtiva, com visões completas e estratégicas, precisão nas fases de plantio, acompanhamento do status produtivo, distribuição, e muito mais, por um custo que cabe no seu orçamento.
A ALFA Sistemas de Gestão trabalha com uma equipe sênior em agronegócio capaz de propor soluções que resolverão os problemas do seu negócio pela raiz.
Por isso, faça como as grandes empresas do segmento e me conta: quais desafios o agronegócio 4.0 pode solucionar em seu negócio?
R. Manoel Coelho, 303
São Caetano do Sul
R. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 214 - Sala 524
ALFA SISTEMAS DE GESTAO LTDA - 07.640.028/0001-32
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade -