Bloco K tem tirado o sono de muitos empresários que precisam estar em dia com as obrigações impostas. Saiba como um ERP pode ajudar a sua empresa neste momento

bloco k

Com o objetivo de diminuir a sonegação fiscal, bem como aumentar os níveis de controle de estoques das empresas durante todo o processo, a Receita Federal criou novas obrigações para o Bloco K que pertence as informações do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).

Anterior a essas obrigações as empresas entregaram o Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque manualmente e em período anual.

Porém, desde janeiro de 2017 que empresas industriais ou equiparadas a indústrias  e atacadistas passaram a entregar o Bloco K por meio digital e mensalmente.

Mas afinal, o que é o Bloco K?

De modo geral o Bloco K é a versão digital do Livro de Controle de Produção e Estoque, ou seja, é a apresentação de dados dos insumos utilizados e estocados dentro de uma empresa.

As informações exigidas no Bloco K são: Quantidade de Materiais consumido; Quantidade Produzida; Quantidade produzida em terceiros; Materiais de propriedade da empresa e em seu poder; Movimentações internas de estoque que não estejam diretamente relacionados à produção; Materiais de propriedade de terceiros em poder da empresa; Materiais de propriedade de empresa e em poder de terceiras e Lista de materiais de todos os produtos que são fabricados na produção própria e em terceiros.

O Bloco K faz parte das informações do SPED Fiscal (processo de escrituração digital da Receita) relacionado ao EFD (Escrituração Fiscal Digital).

Quais as penalidades voltadas ao Bloco K?

O Bloco K do SPED possui um cronograma de implantação de 2017 até 2022, onde todo ano entra em vigor novas medidas. Portanto, é necessário ficar atento com as novas regras para evitar as penalidades sendo elas:

Atraso na entrega: neste caso a multa aplicada será de 1% sobre o valor de estoque. Para as empresas que são optantes do Simples Nacional terão um aumento de R$ 500, e para as organizações enquadradas nos outros regimes o acréscimo será de R$ 1.500, 00.

Informação incorreta: para o envio de informações errôneas a multa será de 3% sobre as obrigações comerciais.

Sonegação de impostos: para as organizações que não declararem essas informações ou recolherem valores menores do que o devido, sofrerão multa de 100% do valor devido e seus responsáveis poderão ser processados por sonegação de impostos.

Como um sistema de gestão pode ajudar a sua empresa a ficar em dia com o Bloco K?

Pelo motivo de que o Bloco K abrange todas as movimentações de estoque, bem como os insumos necessários para o andamento dos processos produtivos, é imprescindível que as empresas obtenham um sistema de gestão integrado. Pois, será necessário que as áreas como contábil, fiscal e TI estejam integrados para atender as exigências do Bloco K.

Além disso, o ERP precisa estar atualizado e em dia com as legislações brasileiras. As empresas que não possuem um sistema de gestão integrado, podem enfrentar diversos problemas e até penalidades sobre o Bloco K, ainda mais pelo fato de que em janeiro de 2019 uma nova regra será implementada. Será que o seu ERP está preparado?

Atenda todas as exigências do Bloco K com a Consultoria ALFA Sistemas de Gestão

A ALFA Sistemas de Gestão é uma consultoria independente da TOTVS, há 16 anos no mercado de ERP e está pronta para ajudar as empresas a se preparem para as novas obrigações do Bloco K em 2019.

Para saber mais sobre nossos serviços disponíveis entre em contato, nossos profissionais são altamente capacitados para solucionar os maiores problemas de sua empresa.

Sobre a ALFA – Fundada em 2002, a ALFA Sistemas tem em seu portfólio mais de 500 projetos de sistemas de gestão implantados com sucesso em vários Estados do Brasil, em companhias de porte variado nos segmentos industrial, comercial, de prestação de serviços e de distribuição. Entre os clientes atendidos destacam-se empresas como ASICS, Bioritmo, Montreal Magazine, Multilaser, Santil e Smart Fit, entre muitas outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *