Nos últimos anos, o segmento empresarial brasileiro pode presenciar o crescimento de inúmeras Startups.

Pequenas, mas promissoras, as empresas que mais evoluíram nos negócios foram as que buscaram uma eficiente gestão para startup, integrando setores por meio de software ERP.

O uso de um software ERP, de fato, permite organizar tarefas, controlar operações e monitorar projeções internas.

Além disso, um sistema de gestão robusto e funcional promove diferentes benefícios, especialmente no caso de empresas que almejam lucrar rapidamente.

Neste artigo da ALFA, confira as vantagens de utilização de um sistema de gestão e saiba como aproveitar ao máximo as ferramentas oferecidas!

Gestão para Startup gera impactos no crescimento das startups no Brasil

 

De acordo com dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Brasil encerrou 2019 com cerca de 12.700 startups. Um crescimento de 27% em relação ao ano anterior – quando o País contabilizava 10 mil empresas.

Os números apontam para um aumento das startups de forma mais consistente nos próximos anos. Afinal, em 2011, existiam apenas 600 pequenas empresas seguindo esse modelo de negócios.

Seja nos smartphones ou em ferramentas de comunicação e compra de produtos, o que se observa hoje é uma participação cada vez maior e mais sólida das startups.

E o que impulsionou tanto esse modelo de negócio baseado em tecnologia e que visa um crescimento escalável? Certamente, a adoção de um sistema integrado de gestão para startup possibilita a essas empresas estarem presentes no cotidiano do brasileiro.

Por que empresas de modelo startup deveriam contratar um ERP?

Como um empresário ou gestor de negócios, certamente você tem uma série de tarefas para organizar, desempenhar e controlar. 

Em meio a um “mar” de atividades em seu ambiente laboral, chega um momento em que sua produtividade pode ser prejudicada. Então, para resolver ou mitigar os problemas de gestão empresarial, um ERP (Enterprise Resource Planning) surge como um grande aliado dos negócios. 

Em suma, um software de ERP – como ERP SAP Business One, – integra todas as vertentes dos negócios em uma plataforma.

Ao integrar as áreas de operação, vendas, marketing, RH e Finanças, dentre outros, evitam-se os temidos “gargalos do crescimento”. Além disso, um ERP eficiente ajuda a economizar tempo e acelerar o processo de tomada de decisão.

Veja alguns motivos adicionais para ter um ERP em sua empresa: 

5 principais benefícios do ERP para uma empresa

Um sistema robusto de planejamento de recursos corporativos oferece muitas vantagens quando o assunto é fazer uma eficaz gestão de startup.  A ALFA listou cinco abaixo, confira:

Redução de custos

A implantação do ERP é uma sábia estratégia para automatizar processos e, assim, conseguir, reduzir o tempo de trabalho. Ao mesmo tempo, os custos de operação sofrem redução proporcional, ampliando a margem de lucros das empresas. 

Além disso, um ERP diminui as chances de erros humanos em cálculos, tornado a gestão financeira mais precisa e com menos retrabalho. Consequentemente, os riscos de prejuízos dentro da startup também são mitigadas ao longo do tempo.

  1. Redução de custos

A implantação do ERP é uma sábia estratégia para automatizar processos e, assim, conseguir, reduzir o tempo de trabalho. Ao mesmo tempo, os custos de operação sofrem redução proporcional, ampliando a margem de lucros das empresas. 

Além disso, um ERP diminui as chances de erros humanos em cálculos, tornado a gestão financeira mais precisa e com menos retrabalho. Consequentemente, os riscos de prejuízos dentro da startup também são mitigadas ao longo do tempo.

  1. Estratégias mais assertivas e objetivas

Os recursos de um ERP proporcionar uma visão mais ampla clara dos negócios. O que, por sua vez, aumenta a possibilidade de criação de estratégias mais assertivas para o futuro dos negócios. Logo, isso envolve, inclusive, a decisão sobre os melhores investimentos a fazer. 

Com um software, gestores são beneficiados com uma visão de curto a longo prazo sobre a saúde financeira da organização. Além disso, o planejamento de recursos é um item essencial na previsão de cenários sobre o mercado, o que permite trilhar caminhos mais sólidos e menos arriscados. 

  1. Flexibilidade 

Os softwares ERP modernos são robustos e flexíveis. Por isso, podem ser adaptados às necessidades exclusivas de uma operação de fabricação. O software ERP também é capaz de se adaptar às novas demandas de uma empresa em crescimento, eliminando a necessidade de comprar uma nova solução por conta da expansão dos negócios. 

Isso porque existe outro ponto positivo: a escalabilidade. Assim, o software ERP estruturado permite a adição de novos usuários e funções para aumentar a solução inicialmente implementada ao longo do tempo.

Portanto, quando uma empresa está pronta para crescer, o software de planejamento de recursos adotado facilitará esse crescimento.

  1. Segurança de dados

A questão da segurança de dados é muito importante no cenário mundial. Ainda mais quando todos os dados sobre consumidores e sobre departamentos importantes da empresa estão em um mesmo ambiente tecnológico.

Pensando nisso, vale destacar que um ERP tem como premissa justamente manter a segurança no armazenamento de dados. De certo, quanto mais confiável forem as operações de uma empresa, estará sujeita menos riscos e maior credibilidade terá perante o mercado.

  1. Colaboração

A colaboração é outro dos principais benefícios da utilização do software ERP. De fato, a colaboração entre departamentos é um aspecto crucial e importante de uma operação, levando a uma visibilidade muito mais completa.

A inserção de dados em um sistema ERP centralizado e consistente promove um trabalho em conjunto mais eficiente e sustentável.

Como escolher o software de gestão para startup ideal?

A escolha do ERP ideal pode levar um tempo, mas fazer a seleção certa terá um impacto positivo em seus negócios. Portanto, esteja atento a uma solução que atenda às suas necessidades de negócios, pensando também em demandas futuras, que surgem com o crescimento das operações.

Além disso, dê prioridade a uma solução que atinja objetivos de longo e curto prazo. Então, identifique os pontos problemáticos que o impedem de obter sucesso diariamente.

Priorize esses itens e comece a resolvê-los um por um. Evidentemente, nem todos podem ser abordados ao mesmo tempo, portanto, priorizar é fundamental.

Por último, pense em adotar uma solução que atenda às necessidades e objetivos de toda a equipe. Considere as pessoas e os recursos necessários para alcançar o resultado final desejado.

Quem são seus usuários finais? A solução inclui funcionalidades que serão benéficas para esse (s) grupo (s)? Quem será responsável pelo processo de implementação? As equipes podem se adaptar à nova solução? Todas essas questões devem ser avaliadas antes da implementação de um ERP.

Outros critérios que devem ser levados em conta são:

Escolha uma solução que crescerá com seus negócios

O ERP deve ser escalável e flexível à medida que sua empresa cresce. Planeje isso. Primeiramente, é válido começar incorporando recursos e funcionalidades para atender às necessidades operacionais atuais. Em seguida, prossiga para as melhorias da “fase II”. Afinal, isso gerenciará custos e diminuirá as interrupções nos negócios.

Lembre-se de uma boa demonstração de softwares o ajudará a determinar os recursos e funcionalidades mais adequados ao seu modelo de negócios e às suas expectativas futuras.

Conheça o ERP SAP One Business

Com o SAP Business One, as empresas são capazes de otimizar processos e aumentar a percepção dos negócios com o menor custo e complexidade. O software é entregue como um serviço, portanto, não há necessidade de alocar uma equipe de TI exclusiva para gerenciar e dar suporte ao software e sua infraestrutura de TI subjacente.

Os aplicativos e servidores estão em Data Centers altamente seguros que apresentam uma série de salvaguardas físicas e de rede para proteger dados comerciais críticos. Sem hardware para gerenciar ou software para manter, as PME podem se concentrar no core business e não nos processos de TI.

Implemente o ERP SAP com a ALFA!

Há mais de 17 anos atuamos como uma consultoria especializada em sistemas de gestão. Nossa expertise é reconhecida em todo o segmento, uma vez que estamos preparados para atender qualquer demanda em ERP, desde o planejamento e implementação até o suporte especializado.

Além disso, somos parceiros GOLD  SAP onde oferecemos a distribuição, implantação e suporte do ERP SAP Business One voltado para as Startups.

Temos uma equipe de consultores formada por profissionais seniores, com mais de dez anos de experiência. Para oferecer soluções assertivas, utilizamos as metodologias Scrum e Design Thinking para entender suas necessidades e propor soluções econômicas, simples e eficientes.

Fale conosco!

SOBRE A ALFA – Localizada em São Paulo, a ALFA Sistema é uma consultoria especializada em ERP e parceira GOLD oficial da SAP no Brasil, para comercialização, implantação e treinamento do SAP Business One.

Há mais de 17 anos no mercado, a consultoria ALFA possui mais de 500 projetos entregues e um vasto portfólio de clientes de renome, como: BBCE, Nova Energia, Replace Consultoria, Netell Internet, Boven, Zipp, Duxteno, Hairam, General Injection, Coelbra, Impecável, Sono Quality, Insolo Agroindustrial, entre outros.

ALFA Sistemas de Gestão Dicas Empreendedoras