14 jul, 2021

A necessidade de fortalecimento de gestão faz com que as empresas busquem soluções de melhorias em seus processos, que passam por uma análise profunda do sistema ERP. Veja alguns dos principais pontos para identificar melhorias:

  • Revisão;
  • Integração;
  • Fortalecimento de uso de dados confiáveis,

Que possam ser obtidos em tempo real para embasar a tomada de decisões e o fortalecimento de controles. Além de redução de riscos e de custos.

Em um processo tradicional, essa busca apresenta diversos fatores críticos, que podem ser relacionar ao sucesso e impactam diretamente na confiança sobre os dados apresentados.

Ao mesmo tempo em que devem-se basear na tempestividade da identificação sobre as necessidades de melhorias. Dessa forma, a empresa pode ter de investir em sistemas de apoio e, por conseguinte, no crescimento de seu quadro de pessoal.

Todos esses são fatores dependem de investimentos relevantes e contínuos, além dos desafios em manter os riscos sob controle.

Por que adotar um ERP eficiente é importante?

A adoção de um sistema de gerenciamento integrado – ERP – Enterprise Resource Planning – se faz necessário e é mesmo fundamental. Sobretudo, para empresas que desejam crescer e se manter no mercado, com suporte de:

  • Dados confiáveis;
  • Automatização;
  • Integração de processos;
  • Aumento de produtividade;
  • Redução de custos e de riscos;
  • Processos bem controlados e confiáveis.

Tais detalhes são necessários para permitir que os gestores realizem avaliações e tomadas de decisões com maior eficiência e rapidez. A fim de que a empresa gere ganhos reais e resultados cada vez maiores.

Quando se define pelo investimento em um sistema ERP é preciso avaliar todos os recursos que a ferramenta disponibilizará. E, ao mesmo tempo, também analisar sua abrangência quanto aos processos da empresa.

Por isso, deve-se definir um planejamento adequado para implementação e se assegurar de que o sistema ofereça todas as qualidades e características inerentes a uma ferramenta de ótima performance.

Além disso, é fundamental que o sistema ERP disponibilize uma equipe qualificada para suporte e acompanhamento. Dessa forma, poderá prestar todo o apoio para o processo de avaliação de:

  • Ambientes de controle existentes;
  • Migração de dados dos sistemas existentes para o sistema ERP;
  • Definição de recursos necessários para o sucesso da implementação;

Além de garantir segurança nos serviços de uma ferramenta já consolidada no mercado corporativo como é o caso do ERP SAP, SAP Business One.

Entenda como funciona o ERP SAP Business One: ler artigo

Como sistema ERP organiza informações-chave: ler artigo

Quando se decide investir em sistema ERP é preciso considerar dois níveis de avaliação:

  • A emitida pelo fabricante dessa ferramenta;
  • A realizada pelo mercado.

Caso contrário, é sempre possível que a opção não seja a melhor e que muitos fatores de riscos venham a surgir, trazendo preocupações, bem como necessidade de aporte de recursos acima do esperado.

Isso muitas vezes contribui para atrasos na implementação da ferramenta e em perda do investimento – justamente pelo fato de não se ver atendidas às expectativas com os resultados de um sistema desse tipo.

Existem diversos problemas que estão relacionados ao desenvolvimento da ferramenta. Muitos deles decorrentes do próprio processo de implementação realizado pela empresa contratante. Em níveis mais avançados, as empresas desenvolvedoras de ERPs acabam gerando falhas de sistema.

E isso é o que veremos ao longo deste artigo, relacionando os 5 maiores problemas de um sistema ERP ineficiente.

O ERP SAP Business One é considerado uma ferramenta de gestão integrada de altíssima qualidade. Pode resolver, em definitivo, as preocupações de gestão integrada de uma empresa, sem riscos.

A opção pelo melhor sistema ERP evita transtornos e perdas para a empresa

A opção de implantar solução de gerenciamento integrado, com uso de sistema ERP, por parte de uma empresa é bem diferente da mera compra ou escolha de sistema de controle específico. Isso porque aquela envolve a necessidade de um valor de investimento superior àquele necessário para a criação de um modelo específico de controle que atenda a uma operação determinada.

Sistema ERP envolve diversos sistemas e os centraliza em uma solução integrada, permitindo:

  • Visão ampla;
  • Controle muito maior das operações;
  • Facilitação de obtenções de dados;
  • Praticidade na extração de informações;
  • Redução de custos de controles;
  • Minimização de riscos nos processos.

Contudo, esses resultados somente podem ser obtidos se o sistema ERP for selecionado a partir de uma empresa especializada em gestão e que ofereça um produto de qualidade. Isso sem deixar de disponibilizar um quadro técnico de apoio, que sirva:

  • Tanto para o levantamento da situação existente na empresa que está adquirindo o sistema;
  • Quanto à sua implementação;
  • E também na assessoria posterior à entrada em operação da ferramenta.

Um sistema ERP customizável, capaz de atender as necessidades específicas de um negócio é outro aspecto que somente desenvolvedores de soluções integradas de qualidade podem oferecer. E esses são justamente os elementos que fazem toda a diferença nos resultados do ERP após entrar em ambiente de produção.

Quando um sistema ERP pode gerar prejuízos?

Quando algum dos fatores que apresentamos acima se apresenta frágil, todo o processo será impactado. Prazos de implementação do sistema ERP, assim como os custos e riscos envolvidos, impactarão diretamente sobre os resultados esperados.

Dessa forma, podem significar prejuízos bastante consideráveis para a empresa que está contratando essa solução.

Por isso, a escolha de um sistema ERP de qualidade, reconhecido no mercado, é a única opção para negócios que desejam evitar custos imprevistos e grandes danos para a marca.

Afinal, trata-se de um sistema complexo! O ERP unifica diversas áreas e atividades para o fortalecimento da empresa, visando melhoria de sua gestão e resultados.

Por isso, a escolha do ERP precisa ser muito bem pensada. Então é claro que se uma empresa se descuida dessa escolha, haverá impactos negativos que poderão comprometer a operação. Talvez, os recursos para a correção sejam bastante significativos e acabem por demandar muito tempo – e a empresa pode não resistir.

Os 5 maiores problemas de um sistema ERP ineficiente

Para a implementação de um Sistema ERP, é necessário que a empresa conte com uma estrutura de apoio, além de toda a concepção que um sistema de qualidade como o ERP SAP, SAP Business One oferece.

Geralmente, é o que ocorre, devido ao fato de ter sido desenvolvido por equipes altamente qualificadas e com uma experiência em avaliações de diversos modelos de estruturas de controles e gestão internacional.

Por isso, com toda essa experiência, foi possível efetuar ajustes em seu ERP SAP, presentes na solução SAP Business One.

É preciso destacar a competência da SAP, empresa reconhecida mundialmente e com trajetória de melhoria contínua de desenvolvimento de processos de tomada de decisão pelas empresas.

Contudo, nem sempre essa constatação é possível com soluções que não tenham a mesma expertise da SAP em oferecer uma solução de alto nível. Tal fato pode prejudicar a organização, quando da implementação de um Sistema ERP.

Dessa forma, o processo do Sistema ERP exige muitos cuidados com detalhes e avaliações do ambiente de processos e controles existentes numa empresa. Assim como as avaliações de necessidade de gestão que passarão a ser disponibilizadas após a implementação do Sistema ERP.

Nesse processo, qualquer descuido pode comprometer o sucesso do projeto. Ademais, precisamos sempre considerar os aspectos de estruturas de equipamentos e de velocidade de processamento de informações. Assim como a avaliação de obtenção de dados de legado de sistemas em operação. Preferencialmente, que sejam migrados sem a perda de seus conteúdos.

Um projeto desse porte envolve a qualidade de avaliação técnica, as possibilidades de melhorias e a garantia de uso de dados corretos. Afinal, qualquer erro pode ser determinante para um Sistema ERP ineficiente.

Vamos descrever a seguir os 5 maiores problemas de um Sistema ERP ineficiente:

1. Falta de integração e padronização da informação

Um Sistema ERP de qualidade deve considerar a análise dos sistemas existentes numa empresa, a sua viabilidade de migração de forma segura e a qualidade de informações que poderão ser extraídas dele.

Por isso, quando trabalhamos com um sistema ineficiente, passamos a avaliar tais fatores de forma inadequada ou incompleta. E isso gera resultados conflituosos e sem o padrão de integridade desejado, trazendo riscos de informações erradas e que passarão um sinal incorreto para a base de tomada de decisão pela empresa.

Dessa forma, é possível que a integração de dados seja comprometida e até mesmo as informações sofram impactos da falta de padronização no processo de migração para o Sistema ERP.

2. Baixo nível de controle das informações

É importante dominar o controle das informações que povoam um Sistema ERP. Contudo, para isso, a estrutura desse sistema deve garantir a integridade de processamento e dos dados originais processados. Quando isso não ocorre, as informações se tornam imprecisas, gerando dúvidas e a necessidade de checagens constantes das informações recebidas.

A falta de confiança nas informações do sistema ERP podem frustrar as expectativas da empresa com a contratação da ferramenta. Dessa maneira, o projeto pode ser desconsiderado, trazendo prejuízos bastante grandes para a empresa.

O controle e a segurança de dados nas empresas são elementos bastante complexos que exigem conhecimento de análise e tratativas de obtenção, e principalmente que as soluções de um Sistema ERP sejam garantidas para que os dados possam ser extraídos de forma segura e com rapidez, sem a necessidade de checagens constantes.

Um sistema ineficiente, em contrapartida, não garante esse objetivo e pode gerar muitos danos à gestão da empresa.

3.  Lentidão na execução de processos

Sistemas ineficazes resultam em processamentos mais complexos que o necessário e que, ao mesmo tempo, demandam tempo e energia de equipamentos e equipes.

Com esse panorama, o gestor vai obter as informações com um prazo superior ao que um Sistema ERP de qualidade entregaria, que por sua vez, garante dados com muito mais eficácia e eficiência.

Nesse sentido, a gestão da empresa acaba sendo afetada diretamente, pois necessita de informações precisas e em tempo real, sem atrasos ou insegurança quanto à integridade do processamento.

Por isso, um Sistema ERP adequado garante informações em tempo adequado a antecipar as decisões e dar tranquilidade aos gestores quanto aos aspectos que devem ser ajustados.

Quando ocorre um atraso, normalmente os gestores abandonam o sistema e criam ferramentas de controles paralelos, para que possam servir como dados para suas avaliações. E nesse sentido, o sistema começa a ser subutilizado ou até mesmo abandonado em seu potencial de auxílio à gestão da empresa.

4. Dificuldade nas tomadas de decisões

Sistemas ineficientes geram dúvidas a respeito dos resultados apresentados. Contudo, o que impacta mais sobre sua avaliação quanto à capacidade de agregar valor ao negócio é relativo ao comprometimento na tomada de decisões; com base em informações que não são seguras.

Nesse sentido, os gestores começam a recorrer a outras informações, levando-os a desconsiderar os dados e, até mesmo, a questionar o uso de uma ferramenta que deveria ajudar na tomada de decisão. Porém, que está impedindo identificar informações confiáveis.

Esse aspecto está relacionado ao item anterior, pois tanto a lentidão em obtenção de dados como a insegurança quanto ao seu uso levam a uma insatisfação e descrédito sobre a ferramenta.

5.  Possibilidade de “travamento” nas operações da empresa

Este é o maior risco de um Sistema ERP ineficiente, pois pode levar a empresa a travar, de fato, seu uso pelos gestores, por total insegurança quanto aos dados e processamentos gerados.

Podem ainda ocorrer problemas de configuração e estrutura de programação imprecisa que acabem impedindo que ele passe a funcionar sem interrupções e necessidades de ajustes.

Esse é um aspecto em que haverá a necessidade de recorrer com bastante frequência ao pessoal de apoio e de TI para a análise e correção das falhas.

São situações inaceitáveis para uma empresa que decide usar um Sistema ERP de qualidade, cujo objetivo para contratação era de contribuir em seus resultados da empresa e no crescimento dos negócios.

Por que a solução SAP Business One é a melhor para a sua empresa

Empresas que buscam qualidade de implementação e de operação de um Sistema ERP não devem considerar opções intermediárias, ou que não ofereçam uma recomendação adequada e consolidada no mercado pelo público.

Por isso, o investimento em um Sistema ERP, em geral, se motiva pela expectativa de melhoria dos negócios e, por tabela, a motivação de todos os profissionais que serão impactados no contexto de um projeto de alto nível.

Dessa forma, o ERP SAP é produto de uma das maiores empresas de soluções de controles e processos integrados. Tem grande experiência de atuação em todo o planeta e conta com avaliação consolidada no mercado.

Com isso, ERP SAP disponibilizou a ferramenta de gestão integrada SAP Business One, que contempla todo o aprendizado adquirido para o desenvolvimento de uma solução de alta performance e segura, que é seu ERP SAP.

Cabe ressaltar a existência de excelente equipe de apoio e toda a estrutura disponível para prestar uma assessoria no pós-venda e implementação do SAP Business One.

Importante não arriscar em um projeto que exige resultados assertivos, confiáveis, rápidos, garantidos. Em contexto parecido, você precisa das ferramentas mais eficientes. Então, se a busca é por facilidade de integração e de uso, com possibilidade de obtenção de informações seguras e acessíveis tempestivamente para a empresa, aumentando a produtividade e agilidade nas decisões.

E tudo isso suportado por uma marca com atuação global.

Considerações finais sobre sistema ERP

Ao optar por analisar qual é o principal Sistema ERP de qualidade, inclua com bastante segurança um ERP SAP, SAP Business One, pois saberá que está investindo na melhor solução do mercado e com uma estrutura de excelente qualidade que vai proporcionar uma parceria de sucesso para melhorar a gestão, bem como seus resultados.

A solução ERP SAP, SAP Business One permitirá que todo o processo de implementação e operação de gestão integrada seja garantido, sem riscos de interrupções ou perdas de informações e de insegurança quanto aos dados coletados.

O ERP SAP, SAP Business One permite que utilizar recursos e ferramentas eficientes e de grande ajuda a tomada de decisão de sua empresa. 

A Alfa ERP está apta e qualificada a assessorar sua empresa a respeito da melhor implementação de um ERP SAP. Mantenha contato conosco e encontre todos os esclarecimentos sobre Sistema ERP.

Siga-nos nas redes sociais

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Onde Estamos
São Paulo
  • R. Manoel Coelho, 303
    São Caetano do Sul

Campinas
  • R. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 214 - Sala 524

Redes sociais

ALFA SISTEMAS DE GESTAO LTDA - 07.640.028/0001-32
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade -