19 jun, 2022

Artigos CEO’s

Ainda que o clima tenha sido desfavorável em 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio teve um aumento de 8,36%, alcançando a participação de 27,4% do PIB brasileiro, o maior desde 2004 quando fechou em 27,53%.

Quando falamos do setor de aquicultura, o Brasil é o 4.º maior produtor de tilápia do mundo e no mesmo ano, o país atingiu a marca produtiva de 841 mil toneladas de peixe de cultivo, sendo a tilápia a maior representante do feito. Com 534 mil toneladas produzidas, o peixe equivale a 63,5% da produção nacional, segundo dados da Associação Brasileira da Piscicultura, Peixe BR, gerando uma receita de R$ 8 bilhões e cerca de três milhões de empregos diretos e indiretos.

Nesse sentido, é certo dizer que ainda que o consumo interno seja baixo, menos que 5 kg por habitante, a exportação de peixes de cultivo movimenta a receita nacional. 

Por exemplo, os Estados Unidos que em 2021 representaram 64% dos importadores de tilápia, totalizando US$ 13,3 milhões, atingindo o primeiro lugar no ranking dos maiores importadores do alimento.

Assim, sabendo que estados como, Paraná, São Paulo e Rondônia são os maiores produtores de peixe de cultivo com, 188.000, 81.640 e 59.600 mil toneladas respectivamente e, conforme dados do IBGE, existem apenas 101.332 empresas formais do setor, é fundamental a existência de tecnologias que acompanhe o crescimento e a formalização do mercado.

SAP Business One é uma solução inteligente que contribui com a evolução tecnológica de startups, subsidiárias, pequenas, médias e grandes empresas a não depender de processos manuais, bem como com a desorganização de dados em diversos sistemas e/ou servidores, maximizando erros, custos e dificultando a troca de informações.

Assim, investir na ferramenta é garantir a centralização de recursos num único lugar e a qualquer hora, de forma rápida e precisa. Contribuindo com a extração de relatórios, análise de indicadores e tomadas de decisões assertivas, tendo a redução de custos e a alta lucratividade como resultados. Visto que o banco de dados fica armazenado na nuvem, dispensando infraestrutura interna.

Portanto, durante a leitura, saberemos um pouco mais sobre a importância do SAP Business One no agronegócio e para a aquicultura.

Continue comigo.

Por que investir em SAP na aquicultura?

Investir em SAP na aquicultura, além de solidificar a transformação tecnológica, visando a praticidade, a agilidade, a autonomia e a precisão das informações, é também garantir o desenvolvimento dos pequenos e médios produtores que contribuem com o progresso de seus estados, e de todo o país. 

Por exemplo, até 2050 os dados em memória serão essenciais para alimentar cerca de 9 bilhões de pessoas em todo o mundo, isso porque eles serão os responsáveis pelo gerenciamento da cadeia entre sensores e máquinas.

Nesse sentido, para ilustrar a relevância do ERP SAP Business One no setor, entenda como funciona a logística de transporte dos peixes de cultivo que exige rapidez, técnica, dinamismo e uma gestão inteligente.

Benefícios do SAP Business One na Aquicultura 

No deslocamento da tilápia da indústria ao mercado, por exemplo, é fundamental que a temperatura da água seja menor que a quantidade transportada. Do contrário, podem ocorrer excreções fecais, causando a contaminação do local e afetando diretamente o consumo.

Empresas que investem em SAP Business One podem comunicar-se com a transportadora e garantir condições ideais para o processo, revisando a quantidade de peixes a ser transportado e diminuindo-os, se necessário. E também:

  • Acompanhamento da centralização de pedidos
  • Análise de rotas
  • Acompanhamento e rastreio de carga e, muito mais.

Tudo, em razão da capacidade analítica que a plataforma oferece. Assim, por meio de consultas e comunicação direta entre as áreas, é possível prever e reduzir prejuízos.

Em 2021, a ALFA Sistemas de Gestão firmou parceria com a Dafonte, empresa de aquicultura especialista na produção e comercialização de tilápia. O objetivo foi o aumento da produção em mais de 30%. No ano anterior, a empresa alcançou a produção de 190 toneladas, a meta é chegar aos 250.

Ricardo Dafonte, CEO, afirma que a decisão pela transformação partiu da agilidade encontrada no manuseio de dados, e também da ambição de ser parceiro de empresas multinacionais. Para ele, investir no SAP Business One foi o primeiro passo para o crescimento devido ao software estar presente em todo o mundo: “O sistema se mostrou perfeito para o que precisávamos. Era o que faltava para termos um processo de gestão mais moderno e estruturado”, encerra o CEO.

Com o avanço da tecnologia no agronegócio, atualmente 78% dos alimentos consumidos no mundo são distribuídos por clientes SAP, enquanto as transações mundiais representam 77%. 

Além disso, quando falamos de novos usuários, o número sobe para 80% sendo, as pequenas e médias empresas as líderes no ranking. Uma maneira de democratizar o acesso ao banco de dados global e contribuir com o aumento produtivo em 40%.

Portanto, para reduzir problemas com distribuição e entregas, aumentar a melhoria no giro de estoque e performance dos colaboradores, investir em SAP Business One na aquicultura, e em todo o agronegócio, é garantia de crescimento e competitividade do setor.

Escolha a ALFA Sistemas de Gestão

Durante a leitura percebemos que o agronegócio é um pilar essencial para o crescimento do país, sendo a aquicultura o setor de produção animal que mais cresceu nos últimos anos e a alta movimentação financeira. Conforme afirma o presidente da Associação Brasileira da Piscicultura, Francisco Medeiros: 

“Isso decorre do consumo ainda baixo, mas também das características dos peixes de cultivo em termos de qualidade e segurança. A atividade é extremamente profissional, trabalha com boas práticas e utiliza modernas tecnologias em genética, sanidade, nutrição e equipamentos.”

Portanto, empresas que visam o crescimento devem priorizar a tomada de decisão por meio de recursos tecnológicos que garantam a fluidez de dados e a alta performance na geração de relatórios.

Há 20 anos, a ALFA Sistemas de Gestão auxilia pequenas, médias e grandes empresas, subsidiárias e startups a se tornarem referência no mercado com gestão integrada inteligente. 

Fornecemos consultoria especializada desde o planejamento até a implementação em tempo recorde do sistema SAP Business One. Não é à toa que contamos com um portfólio de mais de 500 projetos entregues com excelência e uma carteira de 120 clientes, do qual, no último ano, 89% aprovaram o atendimento de até 1h para assuntos críticos, conforme a
s exigências da SLA.

Sendo assim, para incluir o SAP em sua empresa e torná-la competitiva fale com nossos especialistas e descubram a melhor solução para o seu negócio.

Até a próxima!

Siga-nos nas redes sociais

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Onde Estamos
São Paulo
  • R. Manoel Coelho, 303
    São Caetano do Sul

Campinas
  • R. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 214 - Sala 524

Redes sociais

ALFA SISTEMAS DE GESTAO LTDA - 07.640.028/0001-32
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade -