30 maio, 2017

Reduzir custos, ser mais eficiente e aumentar a rentabilidade são os principais objetivos de toda distribuidora, e o WMS pode ajudar sua empresa a conquistá-los.

Antes de mais nada, o que é WMS?

WMS, Warehouse Management System, ou seja, Sistema de Gerenciamento de Armazém, é um módulo do sistema de gestão SAP Business One, responsável por todo o controle do armazém, desde a chegada do produto até sua expedição.

Ok, e como ele ajuda a reduzir custos na minha empresa?

Vamos pegar como exemplo empresas do segmento de saúde, como hospitais, clinicas, veterinárias e farmácias. Essas empresas têm exigido cada vez mais de seus fornecedores, as distribuidoras de medicamentos, para que façam entregas pontuais e mais rápidas, semelhantes ao modelo Just-in-Time, largamente aplicado pelas montadoras automobilísticas na relação com seus fornecedores.

Para as distribuidoras em geral, esse modelo implica em ter organização e controle maior das operações logísticas de seu estoque, para poder atender as expectativas dos clientes: ter o medicamento certo no momento certo.

Se os processos não estiverem bem adequados e definidos, o risco de realizar entregas erradas é altíssimo, ocasionando o aumento dos custos de logística reversa e reenvio ao cliente.

Além do retrabalho, tudo isso transparece uma imagem de ineficiência. E é aqui que o WMS entra: traz organização e automação dos principais processos do controle de armazenagem, gerando diversos benefícios para o usuário.

Vantagens da utilização do WMS em sua distribuidora

Aumento da produtividade das atividades internas do armazém 

Separação > Conferência > Reabastecimento > Recebimento
Com um sistema de monitoramento e gerenciamento que centralize dados de diversos setores, os profissionais passam a ter a visibilidade e colaboração necessárias para trabalhar com mais assertividade, controle e produtividade.

Redução do custo de logística reversa 

Erros na expedição dos produtos impactam diretamente no aumento dos custos de logística reversa, e consequente perda de rentabilidade.
Os processos de controle do WMS permitem conferência tanto na separação quanto na expedição, garantindo que a mercadoria certa será enviada ao cliente, atingindo níveis de até 100% de redução nos erros de entrega. Onde não há erros, não há reenvio, não há custo adicional.

Redução de custos com compras desnecessárias  

Grande parte da perda da rentabilidade está na falta de controle do que realmente se tem em estoque e sua localização, o que pode levar a compras desnecessárias. O WMS gerencia toda a capacidade de armazenamento e endereçamento dos produtos, informando com exatidão onde está localizado cada item.

Redução dos erros de digitação

Sejam códigos, endereços, lotes ou até números de séries, o sistema WMS permite que os pedidos sejam importados automaticamente dos principais brokers do segmento, evitando formulários e erros de digitação.

Rastreabilidade 

A rastreabilidade da logística do produto é um controle fundamental, exigido pela Anvisa para quem quer atuar no mercado da distribuição de medicamentos. E o WMS permite que a empresa esteja totalmente adequada a essa exigência, permitindo a rastreabilidade de ponta a ponta.

Siga-nos nas redes sociais

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Onde Estamos
São Paulo
  • R. Manoel Coelho, 303
    São Caetano do Sul

Campinas
  • R. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 214 - Sala 524

Redes sociais

ALFA SISTEMAS DE GESTAO LTDA - 07.640.028/0001-32
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade -