O negócio de distribuição de mercadorias está listado entre os negócios com maior potencial de expansão este ano, de acordo com o estudo “Os Negócios Promissores em 2018” realizado pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

A média de crescimento analisada nos últimos 4 anos foi de 26% ao ano, e embora por instabilidade política atual não se possa ter a certeza, o avanço previsto para o PIB é de 2,80% este ano, de acordo com a última projeção realizada pela pesquisa Focus, do Banco Central. Este fator pode ser um forte aliado para o aumento de demanda e consumo em diversos setores da economia.

O e-commerce, um importante cliente do setor logístico e de distribuição, também tem projeções ousadas de crescimento para este ano, sendo ele de 15%.

A tendência de consumo de produtos vendidos virtualmente observada no último ano, resultou num crescimento de 12% em 2017.

A preparação para acompanhar a demanda do mercado de distribuição está na capacidade de enxergar oportunidades e traçar estratégias para aproveitá-las.

Otimizar os processos de gestão fazendo a leitura de dados processuais que levam aos resultados, que também devem ser analisados, para então estabelecer métodos de impulsionamento.

ERP para distribuição

Implantar o ERP (Enterpise Resource Planing) se tornou o melhor investimento para resultados imediatos. Os softwares de gestão se transformaram em estrutura de sucesso para o mundo corporativo por serem plataformas eficazes de registro, análise e projeção de informações das atividades, além de integrar as ações e a comunicação de todos os setores da empresa.

Planejar, executar e controlar de forma competente os processos de distribuição, armazenamento e movimentação dos produtos desde o pedido até a entrega, pode ser um processo lento quando a coleta de dados é feita manualmente. Entretanto, com a otimização do tempo, perde-se burocracia e ganha-se produtividade.

Garantir a integridade do produto no armazenamento e transporte, controlar prazos e projeções de entrega aos clientes são outros resultados também possibilitados pelo uso do ERP, além de facilitar a emissão de arquivos fiscais.

Como alavancar sua transportadora com SAP Business One

O SAP Business One é um dos maiores ERP’s do mercado e possui funcionalidades direcionadas ao segmento de distribuição e logística, permitindo a análise de dados em tempo real, gestão de custos e segurança no envio de dados. Confira como ele alcança este resultado:

Consultoria SAP Business One

Consulte a ALFA Sistemas e peça uma demonstração do SAP Business One para transportadoras. A ALFA Sistemas é partner da SAP para a distribuição, implantação e consultoria para o SAP Business One, um dos ERPs mais utilizados do mundo.

Nossos consultores estão habilitados a auxiliar as empresas a encontrar as melhores respostas para suas necessidades, obtendo maiores produtividade e lucros.

 

Dicas Empreendedoras SAP Business One