O ISO 9001 é um conjunto de normas de padronização para produtos e serviços, que tem como objetivo melhorar a gestão, atendimento e prestação de serviços de organizações. Para obter a certificação ISO 9001 a empresa deve atender a certos requisitos, o que leva que várias etapas de seu processo produtivo sejam realizadas de forma correta.

As normas ISO 9001 também são utilizadas para avaliar a qualidade dos serviços da empresa e a satisfação de seus clientes. Ao redor do mundo, milhões de empresas possuem a certificação de implementação dessa norma.

No Brasil, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é a responsável pela verificação das normas, e a versão brasileira do ISO 9001 é chamada de: ABNT NBR ISO 9001.

Além de possuir um CNPJ e cumprir a legislação pertinente a seu negócio, a empresa interessada em obter a certificação ISO 9001 precisa implementar os requisitos abaixo:

Qual a Relação entre ISO 9001 e ERP?

Primeiramente, ambos são implementados com o objetivo de melhorar a qualidade e a gestão das organizações. Outra relação é a necessidade que a empresa tem de cumprir certas normas de gestão para conquistar uma certificação ISO 9001 ou manter a qualidade, no caso de já ser uma empresa certificada.

Um ERP irá contribuir muito para que a empresa mantenha a qualidade de gestão, porque simplifica seus processos e evita erros e retrabalhos.

O ERP proporciona controle de atividades dos setores da empresa, e com isso é possível identificar possíveis riscos, evitando que eles possam interferir na busca pela certificação.

Muitas empresas têm o objetivo de conquistar a certificação ISO 9001 e implantar um sistema ERP, porém não tomam a iniciativa por considerar proibitivos os processos envolvidos para tal.

Qual a melhor forma para implantar um sistema ERP e conquistar a certificação?

Caso uma organização tenha os dois objetivos, é importante saber que o ERP contribui com a certificação ISO 9001 desde o processo de implantação, e principalmente na etapa de mapeamento de processos.

A organização passará por dois processos importantes ao mesmo tempo, e por isso será necessário administrar a mudança e as novas etapas com cuidado.

O início da busca pela certificação e a implantação do ERP são centradas em processos de documentação que devem ser avaliados, planejados e potencialmente executados em fluxos de trabalho altamente conectados, reduzindo seu custo e tornando-os mais fáceis de gerenciar para que sejam bem-sucedidos em conjunto.

Está buscando ERP para ISO 9001? A ALFA possui o SAP Business One, o ERP completo para sua empresa!

(11) 3588-9997 | [email protected]

Dicas Empreendedoras Empreendedorismo SAP Business One