O setor do agronegócio tem passado ao longo dos anos por mudanças fundamentais em termos de gestão estratégica. Por meio de investimentos tecnológicos, produtores agrícolas em todo o país estão buscando conhecimento e investimento em soluções que possam apoiar o crescimento de seus negócios de forma inteligente e que também tragam bons resultados em relação à gestão. 

No sentido de auxiliar empresários do agrobusiness, que são inovadores e buscam melhoria de processos por meio da tecnologia e de soluções para auxiliar o crescimento do negócio, o ERP no agronegócio tem se tornado uma alternativa procurada por facilitar diversos processos.

Neste artigo você irá entender a importância dessa ferramenta de gestão e suas principais vantagens, com dicas de como escolher a melhor opção de um ERP para agronegócios do mercado.

Boa leitura!

O que é um ERP

A sigla ERP (Enterprise Resource Planning), que significa sistema integrado de gestão, é uma tecnologia que auxilia a gestão da empresa na automatização dos processos.

Com o ERP para fazendas, esses processos são melhorados e integrados às atividades dos diversos setores da empresa, gerando redução no tempo de trabalho manual dos times e tornando a gestão mais organizada e estratégica.

Setor de vendas, financeiro, estoque e até mesmo os recursos humanos são beneficiados por essa ferramenta de gestão. Para o agronegócio, o ERP funciona como uma plataforma para controle que vai desde o plantio até a comercialização e entrega do produto beneficiado passando por toda cadeia produtiva absoluto do plantio, estoque e negociações com fornecedores e clientes, auxiliando diretamente a produtividade do gestor que precisa atuar em várias frentes com o menor risco possível.

Como funciona um ERP agrícola

A gestão da lavoura é uma atividade que demanda etapas diferentes da gestão empresarial. Pensando nisso, o ERP para agronegócios vem como uma ferramenta personalizada, focada nas necessidades de cada agricultor, para que ele possa gerir seu negócio com menos trabalho manual e com tecnologia e segurança.

O SAP Business One para agronegócio oferece inclusive ferramentas que auxiliam na execução e precisão do controle das fases de plantio, trato, colheita, beneficiamentos e logística. Com uma visão completa e estratégica de toda a cadeia agrícola em um único sistema, as análises relevantes são facilitadas e os dados gerados pela plataforma fornecem informações precisas para a atuação.

A solução ERP no agro funciona de uma maneira específica, de acordo com as particularidades do setor e considerando os três quatro pontos de atenção dos agronegócios:

  1. Redução dos custos em produção, armazenamento e entrega.
  2. Maximização dos lucros.
  3. Aumento da produtividade.
  4. Melhor giro de estoque

Dessa forma, o gestor deve atuar na garantia de qualidade, desde matérias-primas até as rotinas fiscais, e no controle dos processos do plantio até a entrega da colheita e também em negócios pecuaristas.

Como se tratam de muitos detalhes nesse processo de gestão, a tecnologia ERP para agronegócios busca minimizar os impactos que podem ser causados por uma gestão manual, gerando redução de erros, otimização de tempo, integração dos processos, geração de dados para gestão estratégica e muito mais.

Assim, a gestão agrícola pode se tornar mais sofisticada e os processos, mais qualificados, impactando diretamente não só na qualidade dos produtos, mas no seu escoamento e na relação entre fornecedores, clientes e parceiros.

Conheça as vantagens de um ERP para agronegócio

Como já mostramos aqui, existem vantagens específicas para o uso de um ERP no agronegócio. Por isso, investir em um sistema tecnológico nesse setor representa não só a capacidade de gerenciamento estratégico – que traz um retorno de investimentos a curto e longo prazo – como um melhor gerenciamento das atividades complexas que o agro possui.

De todas as vantagens que um sistema de ERP agronegócio possui, é possível destacar algumas:

Além disso, é importante salientar que um sistema de ERP para o agronegócio, além de retornar benefícios específicos, é um sistema altamente personalizável de acordo com a demanda, o que torna cada benefício único, de acordo com o objetivo estabelecido pelo gestor.

Qual o ERP ideal para o meu agronegócio?

Devido ao fato do ERP usado no agronegócio ser uma potente ferramenta de gestão, a escolha da plataforma ideal deve ser um ponto de grande atenção e cautela. Então, é importante estar atento às principais necessidades de gestão na hora de escolher a melhor opção do mercado.

A ALFA é parceira de uma ferramenta ideal para o agronegócio, o SAP Business One, permitindo que gerentes, executivos, representantes de vendas e técnicos de manutenção se mantenham informados sobre seus negócios, visualizem relatórios, gerenciem contatos e lidem com atividades de vendas e serviços agrícolas, tudo isso também em um sistema mobile.

O ERP SAP Business One para agronegócios possui funcionalidades exclusivas para a gestão de toda a cadeia produtiva da sua empresa, com plataformas já definidas para os setores agrícola, algodoeiro, pecuário, confinamento, café e revenda agrícola.

Implementando-o com a ALFA, você tem a garantia de um serviço personalizado de acordo com as suas necessidades, além de contar com um suporte qualificado e disponível.

A plataforma de ERP do SAP revendida pela ALFA sincroniza e integra atividades de comercialização, compras, controladoria, finanças, contabilidade, materiais, produção, logística e tributações, oferecendo uma base de dados sólida, que permite ao agronegócio trabalhar com um planejamento eficiente e otimizar toda a cadeia produtiva  tornando-a a opção ideal de mercado para este setor. 

O melhor sistema de ERP deve proporcionar condições necessárias para estruturar as atividades e operações envolvidas na produção e gestão agrícola eficiente.

Que critérios devo usar na hora de escolher a empresa que fornece o ERP?

Os pontos críticos e os objetivos específicos de gestão agrícola são os principais critérios para escolha da plataforma de ERP no agronegócio.

Além disso, outros pontos importantes devem ser avaliados em relação à empresa fornecedora, afinal o investimento em tecnologia precisa ser assertivo, por envolver um custo financeiro considerável e a segurança de dados da empresa.

Listamos alguns desses critérios para avaliação não só da plataforma como também da fornecedora de tecnologia. Acompanhe:

Além disso, a SAP possui um programa de parceiros em que as empresas que fazem parte do SAP Business One Partners possuem excelência em tecnologia e serviços para gestão. Contratar essas empresas na hora de investir em um ERP para agronegócio também é uma excelente escolha.

A ALFA é membro Gold no SAP Business One Partners e possui vasta experiência e qualidade em serviços voltados para os diversos mercados e portes de empresa, incluindo o agronegócio e a pecuária.

Assim, analisando esses pontos, é possível que o pequeno produtor rural e até mesmo uma grande refinaria agrícola consigam selecionar a melhor empresa para fornecer tecnologia em ERP no setor agrícola.

Invista em quem tem garantia de sucesso: conheça a ALFA Sistemas de Gestão

O SAP Business One para agronegócio é pensado para empresas em que possa haver:

Tornando a gestão agrícola mais inteligente, o ERP para agronegócios do SAP disponível na ALFA é uma ferramenta excelente para criação e personalização de relatórios, visualização de dados dos processos como um todo e também em suas etapas, com métricas bem definidas e total segurança de dados.

Agora que você já sabe como é importante manter uma plataforma robusta para a gestão eficiente,, entre em contato com a ALFA! Nossos especialistas estão prontos para auxiliar você e colaborar com a melhor estratégia de ERP para agronegócios do mercado.

Gostou do nosso conteúdo? Temos certeza de que estes outros artigos também irão ajudar: 

Esses e muitos outros assuntos você pode conferir no blog da ALFA.

Até a próxima!

ERP para Agronegócio