ERP para Indústrias de Alimentos: vantagens do Controle de Lote e Validade

Neste artigo você encontrará informações sobre:

ERP para Indústrias de Alimentos vantagens do Controle de Lote e Validade

A Indústria de Alimentos possui regulamentos rígidos que impõe desafios diários tanto na higiene da produção, embalagens, cadeia de distribuição quanto no controle de lote e validade dos produtos. Um ERP para Indústrias Alimentícias, robusto como o SAP Business One, pode simplificar o gerenciamento desses processos.

A implantação do SAP B1 deve ser realizada para atender aos requisitos específicos desse segmento, a consultoria ALFA ERP possui soluções para a Indústria de Alimentos de forma confiável e amigável para os usuários e gestores.

Isso ocorre, pois, conta com profissionais qualificados que entendem a linguagem de negócio específica do segmento e estão aptos a realizarem a personalização ideal para sua indústria. 

Gerir informações em uma ferramenta pensada para o seu segmento, aumenta as possibilidades e facilidades de trabalhar com dados mais consistentes.

Contar com um ERP de presença global auxilia na expansão das atividades da sua indústria e atende demandas e controles fiscais em outros câmbios. A versatilidade do Planejamento de Recursos Empresariais oferecido pelo sistema SAP se mostra nas soluções oferecidas para diferentes setores, inclusive a indústria alimentícia.

Controle de Lote e Validade no ERP para indústria

Em qualquer indústria ter um gerenciamento forte de toda cadeia produtiva desde a fabricação até as mãos do cliente é fundamental. Ter controle e confiabilidade de informação dos produtos pode ser um processo árduo, pois envolve múltiplos setores e insumos.

Na indústria de alimentos esse acompanhamento deve ser dobrado, pois lida com produtos altamente perecíveis que demandam controle de qualidade e vencimento. Para rastrear as mercadorias e gerenciar as informações de origem e destino dos insumos, ou destino de produtos acabados e também quantidade e validade dos produtos finalizados e enviados, se faz necessário um forte controle de lote e validade.

O ERP para indústrias SAP Business One, entende a seriedade desse controle para o setor, com isso o ERP padroniza e centraliza as informações essenciais para a racionalização dos processos de controle de lote e validade, diminuindo o número de erros evitando atrasos na tomada de decisão e custos desnecessários. Portanto, atua na confiabilidade das informações geradas pelos setores envolvidos.

Com telas e relatórios específicos para esse fim, é possível consultar os lotes de produtos recebidos, vendidos e em transporte, assim como suas respectivas validades. 

Mapeamento dos processos de ponta a ponta

O SAP B1 permite mapear e acompanhar todo o processo de produção de forma rápida e simples. A implantação desse ERP para indústrias permite desenvolver soluções customizadas automatizando processos e funções como gestão de estoque, reserva e vencimento de produtos.

Ao automatizar processos e reduzir informações duplicadas aumenta-se a efetividade e a acuracidade na realização e gerenciamento de tarefas. Além disso, as informações são geradas em tempo real, sem atualização de lotes apenas no final do dia, o que facilita a tomada de decisão garantindo a exatidão na produção e entrega do produto. O mapeamento dos processos permite uma visão de ponta a ponta de toda a indústria. 

Obtenha vantagem estratégica em seu negócio melhorando a supervisão e controle, agilize os processos de gestão de estoque e produção otimizando a eficiência operacional e a produtividade.

Planejamento de Recursos de Produção eficaz

O MRP (Planejamento de Recursos de Produção) é responsável pelo cálculo e controle de todos os insumos necessários para a produção de determinado produto. No ERP para indústrias da SAP B1, a manutenção e atualização do plano de produção multinível é simplificada.

Com essa ferramenta o processo a cadeia de produção estará integrada e usará dados gerados de várias fontes para criar um relatório preciso da sua produção. Além disso, ele integra desde informações de recursos à requisição de planejamento permitindo ajustar a capacidade de produção da máquina. Esses dados incluem:

  • Contas de materiais;
  • Dados de inventário;
  • Entrada de produção programada e ordens de compra;
  • Demanda derivada de pedidos reais e previstos.

Com esse MRP eficaz, será possível especificar estoque e diferentes fontes de dados (lote, validade, origem) a serem considerados no planejamento. 

O SAP Business ONE usa esses dados e gera recomendações sobre o que precisa, quanto e quando precisa para realizar a sua produção. Após revisada a recomendação a ordem de compra e produção são expedidas e isso potencializa a fabricação do produto final na quantidade e no tempo esperado. 

Relacionamento com o cliente

A Indústria de Alimentos lida constantemente com diferentes tipos de consumidores e esses consumidores podem ter suas preferências de alimentação alteradas ao longo do tempo. Ter a base de clientes e suas preferências atualizadas ajuda na atuação estratégica da indústria.

O ERP para indústrias SAP possui um CRM poderoso que ajuda as indústrias a rastrear as interações com seus clientes através dos históricos de pedidos. Ter um CRM inteirado das preferências de compras dos seus clientes permite melhor atendimento e adaptabilidade ao mercado.

A prosperidade do seu negócio está diretamente ligada à aquisição de novos clientes. Porém, sem um gerenciamento estratégico do relacionamento com esse novo cliente isso pode ser difícil e um bom relacionamento com os clientes da carteira também é imprescindível. 

Essa solução oferece visão completa dos clientes e potenciais compradores, para poder entender suas necessidades e convertê-los em vendas. Aumentando a lucratividade, além de melhorar a taxa de satisfação.

Principais benefícios do ERP SAP para Indústria de Alimentos

O sistema SAP é uma solução que integra todos os setores da indústria de alimentos e é altamente customizável ajudando na eficácia dos processos de ponta a ponta. 

Ter melhor controle financeiro, melhor relacionamento com o cliente e relatórios claros que mostram a realidade da empresa, é fundamental em um mercado competitivo. 

Assim como ter à disposição novos módulos que agreguem mais funcionalidades valor a sua análise. Os principais benefícios de um forte ERP para indústria são:

  • Relatórios de rentabilidade de vendas por produtos;
  • Relatórios de giro de estoques
  • Aumento garantido na automatização dos processos;
  • Mais acuracidade de custos que ajuda na tomada de decisão estratégica e determinação de preços;
  • Maior controle de despesas; 
  • Informações e relatórios gerados em tempo real;
  • Integração de processos, isso aumenta a confiabilidade das informações; 
  • MRP e CRM já integrados; e
  • Rápido retorno do investimento.
ALFA Consultoria SAP Business One

ALFA Consultoria SAP Business One

Desde 2002, a ALFA ERP oferece ao mercado soluções em gestão e tecnologias de ponta para alavancar o crescimento das Pequenas e Médias Empresas.

Conheça a ALFA
ALFA Consultoria SAP Business One

ALFA Consultoria SAP Business One

Desde 2002, a ALFA ERP oferece ao mercado soluções em gestão e tecnologias de ponta para alavancar o crescimento das Pequenas e Médias Empresas.

Conheça a ALFA

ARTIGOS RELACIONADOS