Conheça o melhor ERP para Prestadores de Serviços

Neste artigo você encontrará informações sobre:

Um gestor empolgado, com seu notebook aberto. Na imagem aparece a frase "o melhore ERP para prestadores de serviços é o SAP Business One"

Manter a boa administração de uma empresa de serviços é uma tarefa bastante complexa, pois esse tipo de atividade exige, muitas vezes, a disponibilidade de soluções customizadas para os clientes, por um lado; ou então, a demanda por ajustes em fluxos de processos. Por tudo isso, um ERP para prestadores de serviços se faz essencial para gerenciar esse tipo de negócio.

Para todos os casos, é necessário integrar e garantir a segurança dos controles. De modo que as informações para tomadas de decisões sejam disponibilizadas em tempo real e com a possibilidade de diversos tipos de simulação.

Todo esse ambiente oferece grandes obstáculos quando a empresa utiliza sistemas descentralizados e que necessitem de migrações, avaliações e checagens realizadas de forma manual para garantir a confiabilidade das informações. Nesse caso, ocorrem muitos riscos de atrasos e erros, bem como custos mais elevados para a empresa obter suas informações fidedignas.

Para suprir esse tipo de necessidade e fortalecer os controles que surgiu a solução de ERP para prestadores de serviços.

[Vídeo] Serviços de assistência técnica com o SAP B1

[Artigo] 5 benefícios do ERP SAP Business One para empresas

Dentro dessa perspectiva, a SAP disponibiliza a solução para empresas de prestação de serviços: SAP Business One. Trata-se de um sistema que permite administrar com segurança e rapidez as empresas com esse perfil e que atende aos principais requisitos de controle e gestão dessas empresas.

Ao consolidar e centralizar os dados de todos os processos da empresa, é possível manter uma gestão segura e que trabalhe com informações confiáveis e rápidas.

Vamos apresentar a seguir os detalhes de SAP Business One para você poder visualizar como esse ERP pode ser a solução buscada para as empresas de serviços.

Que tipos de empresas de serviços podem ter benefícios com o SAP Business One?

O SAP Business One serve para qualquer tipo de empresa de serviços, porque ele é uma ferramenta de gestão essencial, como você perceberá a seguir.

Para entender isso melhor, é importante observar que um ERP para prestadores de serviços é um recurso mais completo, por manter a integração e centralizar todos os dados da empresa.

Assim, permitindo-se que todos que estejam participando dos processos internos – sejam colaboradores operacionais ou gestores – possam acessar e trabalhar com os recursos o mais acessível possível, melhorando a qualidade da administração da empresa.

Afinal, o segmento de serviços oferece uma grande variedade de atividades, que compreendem características de atuação específicas como:

  • Consultórios;
  • Oficinas de manutenção;
  • Escritórios;
  • Profissionais técnicos;
  • Empresas de segurança;
  • Restaurantes;
  • Hotéis etc.

Cada um com uma característica própria e necessidades de controle e informações específicas. Portanto, devem ser controladas de maneira adequada, gerando informações que possam auxiliar na condução dos negócios de maneira correta.

E ainda mais… Estas são empresas que necessitam de controles e informações confiáveis para se manter competitivas e com ganhos de resultados para se consolidarem no mercado.

Funções essenciais de um ERP para prestadores de serviços

Nesse contexto, o SAP Business One é a solução capaz de, ao mesmo tempo:

  • Padronizar processos como um todo;
  • Automatizar as interfaces entre as etapas desses processos,

Além disso, o sistema oferece uma interface intuitiva, fácil e rápida de usar no dia a dia.

O sistema possibilita também manter controles diversos, por exemplo:

  • Acompanhar as etapas de relacionamento com clientes;
  • Controlar os status das ordens de produção e serviços;
  • Administrar controles financeiros, de estoques e compras;
  • Gerir todos os demais processos da empresa.

Além disso, permite a customização de suas funcionalidades, para se adequar às demandas de cada empresa. Muito embora a sua versão padrão já possua diversos recursos que atendem de maneira bastante ampla as operações e controles importantes, esse recurso torna o sistema muito mais interessante.

Quais funcionalidades do SAP Business One são fundamentais para empresas do setor de serviços?

O SAP Business One é uma solução indicada como melhor ERP para prestadores de serviços por ter mais de 500 módulos que permitem agilizar modelos de gestão de empresas desse segmento. Tal ferramenta permite, então, manter a condução das empresas sob condições ideais.

Dessa forma, o ERP apresenta funcionalidades para os processos normalmente usados pelas empresas de serviços, ou demais, com aplicações de extrações de dados e informações específicas para a gestão de cada segmento onde o ERP é adotado.

A facilidade em sua operação e emissão de relatórios está relacionada, portanto, a uma facilidade de customizar as formas de pesquisa e de uso do sistema.

Funcionalidade de um ERP para prestadores de serviços

No entanto, para o setor de prestação de serviços, podemos relacionar as seguintes funcionalidades específicas do segmento. Por exemplo:

  • Controle de planejamento;
  • Gestão de contratos;
  • Transações recorrentes;
  • Controle de equipamentos;
  • Acompanhamento de serviços, gestão de ordens de serviços;
  • Gestão de relacionamento com clientes;
  • Histórico de atendimentos;
  • Controle de agendamentos;
  • Automatização de faturamentos;
  • Digitação de documentação.

Ao mesmo tempo, todas funcionam sem deixar de lado aquelas relacionadas a qualquer tipo de empresa, tais como:

  • Controles financeiros;
  • Controles contábeis, por exemplo.

Portanto, o SAP Business One permite que sejam padronizados e mantidos os processos de maneira segura e uniforme para auxiliar na obtenção de informações para a empresa em tempo real e de forma assertiva. Por isso, é de grande valia para a organização do negócio e obter os melhores resultados.

Que tipos de retornos o SAP Business One oferece?

Um sistema ERP para prestadores de serviços de qualidade permite trazer retornos efetivos em relação a:

  • Controles;
  • Gestão de custos;
  • Acompanhamento de segurança;
  • Ganho de agilidade na gestão do negócio.

Em relação ao último aspecto, podemos citar algumas características de rotinas de trabalho que se tornam mais ágeis. Por exemplo:

  • Prazos de emissão de faturamentos e cobranças dos contratos são reduzidos em aproximadamente 80%;
  • Controle de fluxo de caixa e identificação de necessidades de atuação sobre valores em atraso é consideravelmente fortalecido;
  • Gestão sobre alocação de recursos de pessoal para atender a demandas urgentes;
  • Melhoria de acompanhamento de execução das ordens de serviço e de aspectos relacionados a planejamento e controle de produção;
  • Ganhos relativos à integração de vendas, estoques e controles financeiros, por exemplo.

Tudo isso está diretamente relacionado à melhoria dos resultados da empresa.

O segmento de prestação de serviços depende de muita rapidez na realização das atividades. Por isso, o SAP Business One disponibiliza as informações em tempo real e com chance de ser adequadamente avaliadas pelas pessoas que compõem seus quadros de controle. Exatamente essa acessibilidade que viabilizar aperfeiçoamento de planejamento e atuação assertiva da empresa como um todo.

Portanto, o maior retorno que o SAP Business One produz para empresas de prestação de serviços está relacionado a maior vantagem competitiva, a partir do fortalecimento dos dados de gestão e tomada de decisão.

As empresas de serviços devem, portanto, escolher um sistema robusto como o SAP Business One, pois estarão optando pela melhor solução do mercado.

Quais possibilidades de customização e uso do SAP Business One?

O SAP Business One é o ERP para prestadores de serviços que permite a customização de diversas maneiras, sendo mais comum efetuar ajustes em:

  • Emissão de relatórios;
  • Protocolos de acesso;
  • Ajustes em processos que sejam mais específicos de alguns segmentos de prestadores e serviços.

Como as contratações desse sistema são realizadas através de empresas qualificadas e preparadas para entender as necessidades de cada empresa, é possível ter as customizações com mais facilidade e rapidez.

Conforme as atualizações de versões são disponibilizadas, o sistema acaba por contemplar ajustes baseados em solicitações de usuários ao longo do tempo, com objetivo de reduzir as necessidades de customizações. Afinal, muitas dessas necessidades já se fazem presentes nas atualizações disponibilizadas periodicamente pela SAP.

É possível, portanto, solicitar a customização de perfis de acesso, restrições e atualizações de tabelas, modelos de elaboração e relatórios e até mesmo integração de processos e sistemas, visando a melhoria de seu ambiente de controle.

Por isso, o SAP Business One é uma solução ideal para empresas que desejam elevar sua gestão e se manter mais competitivas no mercado.

Que tipos de integração com demais ferramentas?

SAP Business One é um sistema ERP para prestadores de serviços que inclui grandes recursos de integração com diversas ferramentas e sistemas, contemplando dados de ferramentas como:

  • Power BI;
  • RD Station;
  • vExpenses, entre outras.

O recurso de integração permite que o sistema se mantenha seguro e sem possibilidades de receber informações sem checagem de dados, mantendo a confiabilidade quanto ao processamento e disponibilização dos dados.

Assim, o SAP Business One consegue extrair dados de sistemas-fonte e trabalhar em suas avaliações, para atestar a confiabilidade dos dados de maneira automática, mantendo dados sempre seguros.

Essas integrações eliminam a necessidade de manter processos manuais que efetuem a alimentação do SAP Business One, auxiliando que a empresa passe a ter mais transparência e ocorra a melhoria da governança de suas operações.

Como é um sistema flexível às integrações, SAP Business One permite que a empresa mantenha um processo inovador e bastante seguro, garantindo, dessa forma, a confiabilidade para a gestão adequada do negócio.

Considerações finais sobre ERP para prestadores de serviços

Com tudo o que foi apresentado, podemos concluir que SAP Business One é o melhor ERP para prestadores de serviços, uma vez que viabiliza às empresas desse segmento se inserir em modelo de gestão moderno e com alta eficiência e segurança.

O sistema permite que a empresa passe a ter:

  • Acesso imediato a dados de maneira segura, por conta do uso de recursos de cloud;
  • Maior facilidade e rapidez em processo de implantação na empresa;
  • Suporte técnico de alto nível, acessível de maneira muito simples;
  • Um sistema bastante flexível, permitindo contemplar todas as necessidades de uma empresa.

Além disso, conta com respaldo de uma das gigantes do setor de uso e tratamento de dados: a SAP; um grande fator que diferencia este sistema dos demais disponíveis no mercado.

É uma opção segura e que vai trazer grandes benefícios à sua empresa, com ganhos de produtividade e melhorias efetivas para seu negócio.

A ALFA está apta e qualificada para assessorar sua empresa na melhor implantação de um ERP SAP de todo o mercado. Para aderir, mantenha contato conosco.

ALFA Consultoria SAP Business One

ALFA Consultoria SAP Business One

Desde 2002, a ALFA ERP oferece ao mercado soluções em gestão e tecnologias de ponta para alavancar o crescimento das Pequenas e Médias Empresas.

Conheça a ALFA
ALFA Consultoria SAP Business One

ALFA Consultoria SAP Business One

Desde 2002, a ALFA ERP oferece ao mercado soluções em gestão e tecnologias de ponta para alavancar o crescimento das Pequenas e Médias Empresas.

Conheça a ALFA

ARTIGOS RELACIONADOS