13 jul, 2020

As startups enfrentam grandes desafios para manter seus negócios dentro de um mercado competitivo e inovador que cresceu muito nos últimos anos. Para concorrer nesse cenário é preciso ter tecnologias aliadas que ajude as empresas a crescerem de forma acelerada e que se adaptem às necessidades atuais de inovação, praticidade.

Um exemplo de tecnologia que auxilia essa gestão é o SAP Business One, o ERP para startups cada vez mais procurado por gestores que estão investindo em tecnologias que possam suprir essas necessidades administrativas. 

Segundo dados da Associação Brasileira de Startups, no final de 2019 o Brasil tinha cerca de 12.700 startups associadas. Os dados mostram que, no mesmo período no ano anterior, 2018, houve um crescimento de 27% reafirmando um mercado altamente competitivo e crescente.

Para acompanhar esse crescimento com qualidade de serviços, um ERP que é preparado para startups é a melhor solução. Um sistema capaz de auxiliar no crescimento da empresa e melhorar a produtividade dos times.

Neste artigo você irá entender com funciona esse sistema de alta tecnologia e qual a importância de manter os processos cada vez mais automatizados.

O que é um ERP?

Um ERP (Enterprise Resource Planning), que significa Planejamento de Recursos Empresariais, é desenvolvido para controlar diversos setores e processos administrativos e gerenciais dentro de uma empresa.

Para entender melhor como funciona um ERP para startups, saiba que ele age como um grande centralizador das informações administrativas, financeiras e operacionais.

Um ERP é uma ferramenta de gestão com a qual é possível gerenciar de fato e executar ações de diferentes frentes, como emitir notas fiscais, fazer controle de impostos, fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, RH, reportes para acionistas e investidores etc.

Assim, com as informações de cada área, o sistema une os dados e devolve em forma de respostas mais assertivas acerca da organização como um todo, o que auxilia na tomada de decisão estratégica, na apresentação de resultados financeiros consistentes e na elaboração de inovações com maior precisão e celeridade.

Saiba a importância de um ERP para startups

Um sistema de ERP proporciona às startups uma maior confiabilidade dos dados, que são monitorados em tempo real permitindo assim rápido acesso a informações financeiras e gerenciais. Outra vantagem é a diminuição do retrabalho humano e até mesmo dos erros durante os processos o que se traduz em produtividade e foco em seu negócio principal.

Para as startups, manter o gerenciamento dos processos de forma digital, com a agilidade que o negócio requer e a praticidade que a plataforma SAP Business One possui, é o caminho perfeito para o crescimento. 

Ao utilizar esse sistema de gerenciamento, os dados são compartilhados e atualizados em tempo real em todos os módulos do ERP usado em startups, fazendo com que os times tenham acesso aos dados em uma só plataforma.

Manter o controle desses dados é primordial para as startups, pois auxilia no planejamento estratégico de novos projetos e ações mais eficazes. No sistema de ERP para startups as informações são obtidas por meio de dados gerados de forma orgânica, integrados entre os setores e que não se repetem, facilitando o acesso às informações para todos.

Benefícios de um ERP para startups

Em períodos em que a economia se torna instável, ou até mesmo quando os fatores externos sofrem grandes modificações, é fundamental que os processos internos sejam alterados e planejados para atender não só às mudanças do setor de empresas do tipo startups, mas da economia global como um todo. Assim é possível minimizar os impactos negativos que possam surgir na base dos negócios e manter o dinamismo de que as startups e o setor de tecnologia necessitam.

Fazer uso de um ERP é, sem dúvidas, uma excelente oportunidade, pois ela irá auxiliar os gestores a atravessarem esse período difícil. Isso possibilita uma escalabilidade e crescimento se destacando no mercado, com o auxílio de ferramentas como um sistema de ERP usado em startups.

Nesse sentido, sem dúvidas, a tecnologia é uma aliada vantajosa para auxiliar às organizações no cenário atual. Isso porque possibilita escalabilidade e fácil adequação às distintas necessidades do mercado, como é o caso do sistema ERP SAP Business One.

Redução de custos

Com mais tecnologia e menos trabalho, a empresa pode focar no que é mais importante para ela: desenvolver produto ou serviço de forma assertiva. Ou seja, mesmo que haja um investimento inicial, existe um retorno em outras formas com a melhoria dos processos internos e agilidade, tão importantes em startups que estão escalando.

O ERP SAP Business One auxilia a startup a ter um maior controle financeiro tanto de suas receitas quanto de suas despesas o que é fundamental neste início de empresa. O sistema te possibilitará a ter os resultados e reports financeiros em tempo real e com dados totalmente consistentes o que ajuda a atrair a atenção dos investidores.

O sistema reduz os erros e consegue minimizar os custos operacionais, aumentando diretamente a eficiência do que é desenvolvido e potencializando a experiência do cliente, ponto principal de uma startup.

 

Trabalho remoto 

Outra forte característica das startups é a possibilidade de trabalho remoto. Para isso, é indispensável o uso de plataformas e ferramentas que possam, por meio digital, integrar os processos com precisão e segurança.

Isso é possível com um ERP usado em startups, em que os times podem atuar em conjunto em uma única plataforma e ter a precisão dos dados atualizados em tempo real.

A otimização de processos por meio de um ERP para startups é vista de ponta a ponta. Seja por processos mais intuitivos ou pela praticidade das ações com uma ferramenta robusta, investir nessa tecnologia é fundamental para quem deseja atuar com segurança e qualidade.

Um ERP ideal para startups deve preencher esses requisitos. É o caso do sistema ERP SAP Business One, que é simples de usar, rápido para implantar e com custo totalmente acessível a startups que estão em fase de crescimento e escalonamento. 

Mas, para que isso seja possível, é necessário contar com uma empresa parceira que possa fornecer um ERP para startups que vá além da ferramenta. Busque uma empresa que seja parceira no seu crescimento e que possa auxiliar a melhorar os processos internos por meio de um atendimento especializado e personalizado.

Conheça a ALFA Sistemas de Gestão

A ALFA atua no mercado há mais de 18 anos fornecendo tecnologia em gerenciamento de processos com o ERP da SAP. Uma ferramenta potente e de excelente classificação no mercado mundial, a ALFA atua com os mais diversos tipos de clientes, independentemente do porte.

Para crescer com qualidade e investir no que pode realmente fazer a diferença para se destacar em um mercado tão competitivo, conte com a consultoria ALFA e garanta a qualidade técnica e o melhor atendimento desde o planejamento até a manutenção do sistema.

Quer investir em ERP para sua startup? Entre em contato com a ALFA!

Nossos especialistas estão prontos para auxiliar você e colaborar com a melhor estratégia de ERP para startup do mercado.

Gostou do nosso conteúdo sobre ERP para startups? Temos certeza de que estes outros artigos também irão ajudar:

Esses e muitos outros assuntos você pode conferir no blog da ALFA. Até a próxima!

 

Siga-nos nas redes sociais

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Onde Estamos
São Paulo
  • R. Manoel Coelho, 303
    São Caetano do Sul

Campinas
  • R. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 214 - Sala 524

Redes sociais

ALFA SISTEMAS DE GESTAO LTDA - 07.640.028/0001-32
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade -