24 set, 2020

Investir em tecnologia tem sido a grande saída para as empresas que buscam crescer de forma consistente. Mas a implementação de sistemas e softwares que apoiem essa transformação precisa ser feita de maneira assertiva para que a organização colha os frutos do investimento

Alguns fatores são extremamente importantes para uma implementação de sucesso. É necessário ter uma equipe experiente para mapear não apenas as necessidades da empresa como também as demandas que surgirão com esse grande passo que é a implementação de uma ferramenta de gestão.

É necessário, ainda, traçar objetivos e metas com muita clareza e ter em mente que o investimento trará para a empresa crescimento e melhorias de acordo com o sucesso da implementação tecnológica.

Acompanhe neste artigo quais são os fatores importantes para o sucesso na implementação de um ERP.

Como a implementação de um ERP garante eficiência para os processos organizacionais?

O ERP (Enterprise Resource Planning) é capaz de alterar profundamente a forma como a empresa trabalha. Ele elimina uma série de processos repetitivos, reduz custos e otimiza o fluxo de informações e a confiabilidade dos dados internos. Nesse sentido, os processos de tomada de decisão e de resposta às falhas são nitidamente aprimorados.

Para o usuário, o ERP representa uma forma mais simples de trabalhar. Ele terá mais facilidade para utilizar informações de terceiros, realizar as suas rotinas diárias e auxiliar outros setores.

Para que o ERP possa atender à demanda da sua empresa, é necessária dedicação das equipes na fase de implementação. Essa é uma das etapas mais importantes do processo e precisa ter o máximo de engajamento dos líderes e de todos que terão acesso à plataforma. Afinal, quando a implementação ocorre com sucesso, é possível atingir a total aderência do software aos processos e às necessidades da organização.

É importante que as empresas utilizem algumas metodologias nesse processo de transição e implementação. As dinâmicas que podem ser bem aproveitadas são metodologias como PMI/PMBOK (Project Management Institute), BPM (Business Process Management) ou CMMI (Capability Maturity Model Integration). Todas possuem ferramentas que podem auxiliar a implementação e favorecer uma instalação de sucesso.

Pontos de atenção para garantir uma boa implementação

Fazer uso de metodologias que suportem a implementação do ERP, como vimos, é fundamental. Porém, não é apenas um olhar mais atento à metodologia que garante o sucesso da implementação de um ERP. Outros fatores também são importantes para que a implementação aconteça da melhor forma. Listamos a seguir.

Apoio da gestão

A direção da empresa precisa estar comprometida e engajada com a implementação do ERP, da mesma forma que deve ser a principal responsável pelas mudanças culturais da empresa. 

Quando isso não ocorre, dificilmente a ferramenta será utilizada de forma eficaz, gerando um investimento sem retorno. É justamente a direção da organização que deve definir as regras e delegar autonomia aos gestores, líderes de times e demais colaboradores.

Planejamento

Muitos gestores erram ao não planejar adequadamente os projetos de tecnologia, principalmente nas projeções de tempo e custos, que normalmente ocorrem devido a escopos mal definidos. Por isso, é essencial que a empresa e a parceira contratada para fornecer a tecnologia invistam o tempo adequado nas definições e no planejamento do projeto.

Definição de necessidades e metas

Ao investir em um software como o ERP, a empresa precisa fazer um mapeamento detalhado dos processos internos e analisar se a plataforma terá a eficiência esperada para a necessidade da organização.

Equipe engajada

Uma equipe bem preparada e engajada é fundamental para que a implantação aconteça com excelência. Quando os profissionais se envolvem no projeto, eles desenvolvem maior domínio da plataforma e conseguem utilizar melhor os recursos.

Suporte eficiente

É primordial que a empresa responsável pela implementação ofereça suporte durante todo o processo. A ALFA é uma empresa com excelência em implementação do SAP Business One, o ERP da SAP, com uma equipe capacitada e pronta para atender às mais diversas demandas das empresas.

Veja também: Recursos SAP Business One para empresas em crescimento

Quer implementar um ERP? Conte com a ALFA!

Nós, da ALFA, somos parceiros SAP, com foco no ERP SAP Business One, ferramenta de excelência voltada para pequenas e médias empresas de diversos segmentos.

No mercado de ERP, existem diversas opções de ferramentas que atendem às necessidades de sua empresa, como é o caso do ERP SAP Business One, uma ferramenta altamente personalizável, robusta e com retorno de investimento garantido.

Com informações em tempo real para compreensão dos indicadores de gestão, banco de dados próprio e capacidade de processar rapidamente grandes volumes de dados, o ERP SAP Business One tem tecnologia baseada in memory, o que o torna mais ágil.

Além de possuir uma plataforma fácil e intuitiva, a ferramenta oferece suporte eficiente e qualificado para atender às necessidades da sua empresa com as melhores práticas globais.

Mas o grande diferencial na hora de optar por uma parceira para implementar a tecnologia ERP é escolher quem forneça uma equipe treinada e avaliada constantemente pela própria SAP. Oferecemos suporte especializado para os usuários do SAP Business One nas modalidades presencial e remota de acordo com as necessidades e urgências da sua empresa.

Conheça o SAP Business One Basic!

O Basic é uma versão compacta do SAP Business One, perfeito para organizar, acelerar os processos e apoiar o crescimento do seu negócio.

Caso sua necessidade seja maior do que este escopo, nossa equipe de arquitetos está pronta para fazer um projeto sob medida para você!

Implementar uma solução em ERP para sua empresa é fundamental para aprimorar cada vez mais os resultados e ter uma gestão mais eficiente e preparada. Para tomar a decisão certa e escolher a melhor solução para seu negócio, fale conosco!

Quer investir em uma ferramenta com total mobilidade? Invista no ERP da SAP!

Conheça a ALFA Sistemas de Gestão

A ALFA atua no mercado há mais de 18 anos fornecendo tecnologia em gerenciamento de processos com o ERP da SAP. Com uma ferramenta potente e de excelente classificação no mercado mundial como o SAP Business One, a ALFA atua com os mais diversos tipos de clientes, independentemente do porte.

Para crescer com qualidade e investir no que pode realmente fazer a diferença para se destacar em um mercado tão competitivo, conte com a ALFA e garanta a qualidade técnica e o melhor atendimento desde o planejamento até a manutenção do sistema.

Quer investir em ERP para sua empresa? Entre em contato com a ALFA!

Nossos especialistas estão prontos para auxiliar você e colaborar com a melhor estratégia de ERP do mercado.

Gostou do nosso conteúdo? Temos certeza de que estes outros artigos também irão ajudar:

Esses e muitos outros assuntos você pode conferir no blog da ALFA.

Até a próxima!

Siga-nos nas redes sociais

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Onde Estamos
São Paulo
  • R. Manoel Coelho, 303
    São Caetano do Sul

Campinas
  • R. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 214 - Sala 524

Redes sociais

ALFA SISTEMAS DE GESTAO LTDA - 07.640.028/0001-32
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade -