Para solucionar problemas ocasionados pela falta de um sistema de gestão integrada, o Grupo Solidez, composto por quatro empresas dos segmentos Industrial, de Distribuição e Transportes, escolheu o SAP Business One.

A largada para a implantação do ERP foi dada na manhã do dia 27 de novembro, após a realização do kick off, reunião de início de projeto, nas dependências do grupo, localizado em São Paulo.

A reunião foi conduzida pela ALFA Sistemas, partner SAP responsável pela instalação do sistema na indústria paulistana.

Durante a ação, os consultores da ALFA explicaram aos diretores e futuros usuários-chave as etapas de trabalho até o início real do funcionamento — o chamado Go Live –, programado para abril de 2018.

A Gerente contábil e tributária do Grupo Solidez, Kátia Rolim de Oliveira conta que a necessidade de obter um ERP de primeira linha para otimizar todas as áreas da empresa fez com que realizasse uma pesquisa minuciosa no mercado.

“Depois de muito procurar, encontramos no SAP Business One todas as vantagens que se encaixam nas necessidades da nossa empresa. Entre elas, aprimorar os processos contábeis e fiscais, além das áreas de importação, compras, produção, estoque, vendas, mobile, expedição e finanças. Por ser um ERP reconhecido mundialmente, nos oferecerá processos maduros e tecnologias que agregarão ainda mais qualidade ao trabalho que realizamos”, acredita.

Integração de áreas é a chave

A executiva comenta que algumas dificuldades enfrentadas atualmente no dia a dia da empresa se devem ao fato de praticamente todos os controles estarem no Excel, e sabe que isso agora vai mudar.

“O que mais nos atraiu, ao longo da consultoria prestada pela ALFA, foi ter a certeza de que a implantação do SAP Business One tornará nossas áreas integradas, uma garantia de que os principais processos do grupo serão on-line e muito mais rápidos”, declara.

O diretor comercial da ALFA, Alexandro Dias, ressalta algumas vantagens do sistema que o Grupo Solidez está instalando:

“Por conta da tecnologia HANA, o banco de dados do SAP Business One fica armazenado in-memory. Com isso, as atividades mais complexas da empresa serão processadas em fração de segundos, e instantaneamente será possível obter o fechamento de estoque, contábil ou fiscal. As funções de BI, Analytics e Dashboard são nativas, e a diretoria terá respostas precisas e atualizadas em tempo real para tomar decisões”.

Sistema do Grupo Solidez ficará hospedado na nuvem

A preparação para a instalação do SAP Business One no Grupo Solidez já está em andamento, e os próximos passos serão a modelagem dos processos, seguida da parametrização, homologação, treinamento, entrada em produção e suporte para garantir o sucesso do projeto.

A empresa optou pela modalidade de instalação SaaS (Software as a Service), com a hospedagem do sistema na nuvem, e contará com a SkyOne, parceira da ALFA, para esse serviço.

Sobre o Grupo Solidez – Composto pelas empresas Ekolog, TKLog, Duxteno e Globalplas, o grupo iniciou suas atividades no ano de 2014, em São Paulo. Atualmente possui dois centros de distribuição estrategicamente localizados em Itaupeva (SP) e Itajaí (SC), bem como uma frota própria de caminhões equipados com tecnologia de ponta.

Consultoria SAP Business One

Sobre a ALFA Sistemas – A ALFA foi fundada em 2002, e tem em seu portfólio mais de 500 projetos de sistemas de gestão implantados com sucesso em vários Estados do Brasil, em companhias de porte variado nos segmentos industrial, comercial, de prestação de serviços e de distribuição.

Entre os clientes atendidos destacam-se empresas como ASICS, Bioritmo, Montreal Magazine, Multilaser, Santil e Smart Fit, entre muitas outras.

Com sede na cidade de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, e unidade em Campinas, a ALFA conta com equipe de mais de 50 consultores de nível sênior, e oferece soluções em sistemas e consultoria permanente em softwares de gestão.

A ALFA é partner da multinacional alemã SAP para a distribuição, implantação e consultoria no ERP SAP Business One, dirigido para pequenas e médias empresas. A SAP está presente em mais de 130 países, por mais de 365 mil usuários.

Cases de Sucesso SAP Business One