Os conceitos que cercam a produção massiva de dados são chamados de 5 V’s do Big Data,  e com o devido aproveitamento estes conceitos abrem muitos caminhos para ações revolucionárias de gestão. Para o armazenamento destes dados, nada melhor que o ERP em nuvem com o SAP HANA.

Volume

95% do volume de dados produzidos até hoje desde o início dos tempos, se deram nos últimos 10 anos. Até o ano de 2020 serão 44 trilhões de gigabytes de dados disponíveis segundo projeção do IDC.

O SAP Business One em HANA armazena e analisa grande quantidade de dados in-memory  e potencializa o alto desempenho das funções de análise, machine learning e inteligência artificial, além de se integrar facilmente à outras aplicações como por exemplo, o CRM, realizando análises preditivas, sincronizando tabelas de transações, busca instantânea por diversas linhas individuais a partir de listas massivas de dados, proporcionando segurança em vários ambientes de acesso.

Velocidade

A frequência da produção do grande volume de dados é extremamente rápida, portanto são necessários métodos de para que o processamento ocorra de forma que os dados não se tornem obsoletos. No HANA a atualização acontece em tempo real, sendo assim, a usabilidade dos dados permanece adequada e pronta para responder á qualquer solicitação, propiciando a execução de processos de negócio com base em uma única fonte. Portanto, com a velocidade do tratamento da informação é possível até mesmo prever movimentos de mercado e da concorrência, criando estratégias para evitar baixas e antecipar-se à tendências

Variedade

Atualmente as informações são oriundas de muitas fontes como redes sociais, emails, cookies, aplicativos, etc. O Big Data não é composto por informações com o mesmo padrão, e a reunião e análise destes dados estruturados no SAP HANA permitem o desenvolvimento de diferentes abordagens para perfis diferentes de consumidores de um mesmo produto, identificando que eles se conectam à marca de formas diferentes através da construção de modelos analíticos de dados mais complexos, diagnóstico espacial da nuvem quanto a fonte de dados, que podem ser baseados em negócios, clientes e localização.

Veracidade

A segurança e confiança na informação obtida muitas vezes é ameaçada por arquivos incompletos ou até mesmo corrompidos por malwares, por isso é tão importante a identificação da origem e conteúdo dos dados através da criptografia oferecida pelo SAP Business One, que também oferece como medida de segurança a gestão de identidade de acesso, zelando pelo  armazenamento e comunicação dos dados e serviços de aplicativos.

Valor

Para que o Big Data de fato agregue valor à empresa, é necessário que seja feita a triagem de seleção dos dados úteis que tenham o potencial para serem usados como respostas de questões que gerem ações para abordagens de mercado, customização de produtos e serviços, além de estratégias contábeis.

A SAP  disponibiliza ferramentas que viabilizam ao usuário final a exploração dos dados de forma simples, como a extração de relatórios financeiros detalhados que resultam na melhoria das projeções de retorno de investimentos, análise de estruturas de orçamento e na disposição de recursos e aplicações.  

A execução do planejamento baseado em dados aproveitando os 5 V’s do Big Data é a forma mais segura de obter grandes resultados com maior margem de satisfação e sucesso.

Quer saber mais?

Para conhecer melhor todas as funcionalidades do SAP HANA, entre em contato com a ALFA Sistemas. A ALFA é partner SAP e especializada na distribuição, implantação e consultoria no SAP Business One, um dos ERP’s mais utilizados do mundo.

Além disso, faz a migração, implantação e integração com o SAP HANA, sempre atenta às inovações tecnológicas e atualizações de personalização do sistema de gestão como os contidos nos 5 V’s do Big Data, sempre em conformidade e adequação aos segmentos de seus clientes. Com 16 anos de experiência no mercado, conta com consultores habilitados a avaliar e auxiliar na identificação das soluções estratégicas de acordo com as necessidades de desenvolvimento da empresa.

 

SAP Business One