19 jun, 2022

Artigos CEO’s

Em Maio de 2022, nós, da ALFA Sistemas de Gestão, iniciamos o processo de implementação e personalização do SAP Business One junto à Fazendas Labrunier, a maior produtora de uva de mesa do país.

Localizada no Vale do Rio São Francisco, em Petrolina (PE), uma área fértil e que tem recebido diversos investimentos em irrigação federal e governamental. Tornou-se uma importante região produtora de frutas e hortaliças.

O projeto que será realizado pela ALFA visa aumentar a credibilidade de informações com os parceiros do grupo espanhol El Ciruelo.

O sistema a ser implementado envolve os controles de backoffice, departamento pessoal, CRM de frutas, controle da produção agrícola, gestão de câmara fria (Packing House) e muito mais. 

Abaixo, você saberá como iniciou a parceria entre a ALFA Sistemas de Gestão e as Fazendas Labrunier e qual o rumo deste empreendimento.

Boa leitura!

Tudo começou em 1988, na Caatinga nordestina

A Labrunier é referência na produção de uvas de mesa do Brasil, cultivando as melhores e mais saborosas variedades, com um processo produtivo que é destaque em inovação e sustentabilidade. 

Há mais de 30 anos no mercado, conta com uma equipe de mais de 3 mil colaboradores e cerca de 900 hectares de produção em suas fazendas. 

A qualidade das uvas, a preocupação com o meio ambiente e o respeito com os funcionários são amplamente comprovados por diversas certificações nacionais e internacionais, possibilitando que a marca esteja presente nos melhores supermercados do Brasil e do mundo. Ainda atua com a trading Bravis, que trabalha com variedades especiais de manga, abacate e limão siciliano. 

“A uva de mesa não era um produto muito popular no Brasil e seu consumo era predominantemente sazonal. Agora, graças à introdução de novas variedades sem sementes nos últimos anos, a uva de mesa é cada vez mais considerada um lanche convidativo, saudável e saboroso. Cresceu muito e continua crescendo.”, disse Helia Mendonça, gerente de vendas.

A decisão pela inovação

Como resultado das ações de compromisso com o consumidor, preservação ao meio-ambiente e responsabilidade social, em 2019 a Labrunier uniu-se ao Grupo El Ciruelo situado na Espanha, aumentando para quatro mil o número de hectares de plantio, tornando-se um dos maiores líderes mundiais no fornecimento de uvas de mesa.

Visando a continuidade no crescimento, a Labrunier firmou parceria com a ALFA Sistemas de Gestão, consultoria especializada em SAP Business One

A empresa irá substituir o atual software de gestão para o SAP, de modo a ter um maior controle de suas operações e dar visibilidade, rastreabilidade e confiabilidade ao conselho de administração da Espanha.

“Nós escolhemos a ALFA como nosso principal parceiro de negócio para a implementação do sistema SAP, pela visão, preocupação e dedicação que tem demonstrado para nós em relação ao entendimento da nossa necessidade real de sistemas e processos, com o fim de adequar o máximo possível às nossas necessidades como negócio e por ter sempre em prioridade nossas necessidades.” comenta Samuel Baños, atual Controller e CFO da empresa.

A rota para os novos caminhos

O primeiro passo deste caminho foi detalhar e conhecer todos os processos que serão utilizados no backoffice do SAP e nos controles agrícolas. 

“Esta etapa de detalhamento e conhecimento ‘in-loco’ da operação do cliente é fundamental para que o sistema seja configurado e adequado às operações diárias da Labrunier.” comenta Fábio Rogério, co-CEO da ALFA.

Os próximos passos desta jornada ainda envolverá o desenvolvimento do CRM de Frutas e Gestão de Câmaras Frias em parceria com a Liberali.

Ao infinito e além… 

Com a definição de escopo referente aos processos de backoffice que serão implementados no SAP Business One, e também o desenvolvimento de um módulo sob medida para otimizar o processo de comercialização de frutas, o projeto avança.

O principal objetivo desta jornada é iniciar a nova Safra 22/23 já utilizando o novo sistema.

Vale lembrar que o SAP Business One é uma solução ideal e completa para o Agronegócio com funcionalidades exclusivas para a gestão de toda cadeia produtiva. Ferramentas que auxiliam na execução e precisão do controle das fases de plantio, trato, colheita e beneficiamento.

Estamos muito contentes com a parceria entre as Fazendas Labrunier e ALFA Sistemas de Gestão. Estou certo que juntos, alcançaremos o crescimento e a segurança que a empresa ambiciona. Agradeço pela confiança e pela preferência à nossa consultoria. 

Numa próxima conversa, falaremos sobre os resultados alcançados com a Labrunier. Enquanto isso conheça outras histórias de sucesso.

Nós, da ALFA Sistemas de Gestão, também queremos contar a sua história, por isso fale com nossos especialistas e transforme a maneira de gerir sua empresa ao lado de quem entende de SAP Business One.

Até a próxima!

Siga-nos nas redes sociais

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Onde Estamos
São Paulo
  • R. Manoel Coelho, 303
    São Caetano do Sul

Campinas
  • R. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 214 - Sala 524

Redes sociais

ALFA SISTEMAS DE GESTAO LTDA - 07.640.028/0001-32
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade -