É fato que muitas empresas possuem dificuldades de gestão, principalmente quando estão começando a crescer e encarar as demandas do mercado. A gestão realmente não é uma tarefa fácil. Afinal, ter controle de todos os setores requer tempo, equipe, trabalho e administração.

Isso faz com que as empresas gastem muitos dos seus recursos em processos de gestão, e quase nada em investimentos para o sucesso.

Sem contar os possíveis problemas de comunicação entre os setores e outras dificuldades que podem fazer com que a organização perca o controle. Esse é o momento em que o empresário percebe a necessidade de implantar um Sistema de Gestão Integrada, o ERP.

Como posso saber se minha gestão está adequada?

Existem algumas questões que devem ser avaliadas:

  1. Consigo obter todas as informações necessárias de forma confiável, rápida e segura? Dependo de muitas pessoas para adquirir as informações necessárias? Atendo às demandas de forma satisfatória, sem problemas de comunicação?
  2. Consigo planejar meus processos financeiros de forma eficaz? Tenho controle de entrada e saída do capital a curto, médio e longo prazo?
  3. Consigo atender meus clientes, cumprir prazos, além de ter controle dos serviços e tempos de processo com qualidade?
  4. Tenho total controle de estoque e consigo identificar custos, produtos rentáveis e produtos estagnados?
  5. Preciso ganhar tempo e realizar a gestão do meu negócio com mais eficiência?

Não é necessário estar totalmente “fora de controle” para pensar em implantar um ERP. Por que não evitar uma gestão conturbada e trabalhosa? Entenda os próximos passos para ter uma gestão completa de sua empresa:

O que devo levar em conta antes de escolher um ERP?

Além dos benefícios de um ERP, é necessário avaliar o custo-benefício, e realizar pesquisas com outros usuários. Verifique se estão satisfeitos com o serviço e se o recomendam para sua empresa.

Esse é um detalhe importante, pois muitas pequenas e médias empresas não encaram a implantação de um sistema de gestão como investimento, o que é um erro comum e ocorre na maioria das vezes. Por medo de investir, acabam não realizando sequer o levantamento dos benefícios atribuídos ao uso da ferramenta.

Vantagens de implantar um Sistema de Gestão Integrada:

A implantação de um ERP proporciona vantagens significativas para uma organização, principalmente em relação ao controle e convergência entre os setores. Além disso, oferece mais tempo e recursos para pensar no futuro, e muito mais competitividade no mercado.

Conheça o SAP Business One, Sistema de Gestão Integrada desenvolvido para empresas em crescimento.

A ALFA é uma Consultoria SAP Business One com 15 anos de experiência. Estamos preparados para apoiar sua empresa rumo ao crescimento.

[email protected] | (11) 3588-9997
Dicas Empreendedoras Empreendedorismo SAP Business One