2 jun, 2021

Ter um sistema de gestão integrado (sistema ERP) é essencial para a sobrevivência de empresas. Sobretudo, daquelas que desejam fortalecer a gestão de seus negócios e de seus processos internos; com vistas a se manter competitivas e ágeis em suas formas de administrar as operações e obter os melhores resultados possíveis.

Porém, o “estado da arte” de uma gestão deve recorrer ao uso de um Sistema ERP de boa qualidade. Isso pelo fato de que as informações e dados processados deverão ter o maior nível de segurança e assertividade possível.

Grandes empresas de desenvolvimento de softwares corporativos se dedicam a construir boas ferramentas de Sistema ERP. Esse é o caso do SAP Business One que tem vários recursos para promover e auxiliar a melhor gestão integrada possível.

Para que as tomadas de decisões sejam feitas adequadamente, processos e dados devem ser tratados de forma correta. Isto é, ser integrados, visando à otimização do fluxo de informações confiáveis e em tempo real.

SAP Business One oferece alicerce para gigante da indústria brasileira crescer e expandir: Assistir Vídeo

Tome decisões inteligentes e assertivas para promover seus negócios: Conhecer Consultoria SAP

Um dos principais recursos para embasar uma tomada de decisão assertiva e eficiente é mediante uso de relatórios e apresentações lúdicas. Portanto, essas podem direcionar com precisão os aspectos importantes que viabilizem decisões corretas.

O SAP Business One é um sistema de gestão integrado que permite a emissão de relatórios pelo próprio usuário. Assim, ele customiza as informações necessárias a análise, com autonomia total de quem atua diretamente nos processos, de maneira simples e rápida, em dashboards intuitivos.

Vamos ver como esse recurso do Sistema SAP permite a emissão de relatórios e apresentações com mais detalhes a seguir.

Como o Sistema SAP garante emissão de informações confiáveis?

Um Sistema ERP deve contemplar várias características capazes de garantir a exatidão das informações fornecidas a seus usuários. Consequentemente, forma uma base de apoio para a tomada de decisões corretas.

Por isso, um Sistema ERP eficiente conta com processos internos de:

  • Checagem de dados recebidos;
  • Automação de processos que evitem interferências de processamento por parte dos usuários;
  • Integração entre processos e sistemas que façam parte de toda a estrutura de controle definida para as operações da empresa.

Um dos fatores que um Sistema SAP de gestão integrada fornece é a forma de processamento. Isto é uso de critérios de seleção de informações baseado em programações bastante simples de ser criadas e que são estabelecidas pelos próprios usuários.

Tais condições permitem a criação de relatórios customizados de maneira rápida e versátil, além de contar com uma quantidade de relatórios já formatados pelos desenvolvedores do fabricante, que facilitam as obtenções de informações comuns a qualquer gestor. Sempre de modo a que possa usar como base de suas decisões, de maneira assertiva e rápida.

Entenda como uma consultoria especializada acelera a implantação do ERP SAP: Ler Artigo

Um Sistema SAP de gestão, como o SAP Business One, trabalha com a centralização e tratamento de informações, impedindo que, em uma operação normal, ocorram inserções de dados sem a respectiva autorização para que isso possa ser feito. Ou seja, mediante senhas de acesso e autorizações específicas, definidas na própria estrutura do sistema e/ou pelos gestores.

Com essa restrição e a possibilidade de um processamento automático e parametrizado no SAP Business One,os dados se mantêm mais confiáveis e transparentes ao usuário. Esses, então, poderão trabalhar com uma base segura e unificada de informações. Tal fato elimina o risco de acesso a informações conflitantes geradas por diversas áreas da empresa.

O Sistema SAP, como vimos,opera com uma plataforma centralizada que evita divergências de dados. Sendo assim, permite maior produtividade na busca de informações confiáveis e precisas.

Tipos de informações e setores que são impactados pelo Sistema ERP

Um Sistema ERP deve atender a todas as necessidades de gestão, de modo a que sejam tomadas medidas adequadas à condução do negócio. Dessa forma, aumenta a segurança e a chance de chegar aos resultados esperados para sustentabilidade das operações e ganho de competitividade do negócio.

Dessa maneira, é preciso que a gestão seja exercida com informações provenientes de todas as áreas da empresa. De preferência, selecionando dados elementos que possam contribuir para que gerenciamento dos negócios eficiente. Evitam-se riscos de usar dados inconclusivos ou errados.

O Sistema SAP de gestão integrada SAP Business Oneconsidera que todas as áreas da empresa fazem parte de um só organismo corporativo. Esse ‘corpo’ contribui, quando unido, para que a empresa exerça a melhor atividade possível e fortaleça seu posicionamento de mercado. 

Assim, o Sistema SAP de gestão SAP Business Oneutiliza o total de operações e áreas de uma empresa. Com tal abordagem, possibilita-se que tenham autonomia ao exercer a consulta a seus dados e a emissão de relatórios seguros.

Seus gestores precisam desse tipo de informação para atuar operacionalmente, buscando melhoria contínua, atingimento de metas e otimização de processos. Consequentemente, há aumento da produtividade e alcance de melhores resultados possíveis.

Dessa forma, esse Sistema ERP permite emitir informações sobre resultados:

  • Contábeis;
  • Financeiros;
  • Comerciais;
  • Controle de estoques;
  • Gestão de pessoal;
  • Recursos Humanos;
  • Investimentos.

Enfim, envolvendo todas as áreas da empresa de maneira integrada e segura. Tudo isso, visando garantir a melhor gestão possível; tanto dos gestores das respectivas áreas como para a alta administração.

Relatórios gerados possuem uma estrutura acessível e com informações adequadas

Gestores que nunca usaram um sistema ERP, muitas vezes, contam somente com o apoio de áreas de TI para implantar melhorias e solicitações de relatórios.

Nesses casos, é preciso entender que optar por um sistema ERP como o SAP Business One será essencial para gerar inovação e autonomia na gestão do negócio. Uma vez que a obtenção de informações relevantes poderá ser acionada rapidamente pelas pessoas chave na condução da empresa.

O maior ganho em termos de relatórios de sistema está relacionado à ampliação de possibilidades de geração de relatórios diretamente pelos usuários. Afinal, como SAP Business One é possível ter base em relatórios predefinidos no momento da implementação desse Sistema SAP. Assim como pela disponibilidade de elaborar relatórios específicos a cada necessidade, sempre de maneira simples e segura.

Isso representa inclusive um ganho de produtividade para as áreas de TI nas empresas, pois terão seu foco voltado a outras tarefas que trarão mais ganhos e melhorias em sistemas-fonte da empresa. E essa dedicação, por sua vez, permitirá a execução das operações que geram dados para o SAP Business One.

O que os relatórios apresentam?

Além disso, os relatórios que utilizados no SAP Business One, passam a fornecer todas as informações definidas pelo gestor. Essas podem ser relacionadas a quaisquer áreas da empresa como exemplificaremos a seguir:

  • Rentabilidade de vendas por produtos ou serviços;
  • Tempo decorrido entre o fechamento de um pedido e o atendimento ao cliente;
  • Quantidade de reclamações e seus tipos;
  • Giro de estoques;
  • Dados de financiamentos;
  • Dados de atrasos e pontualidade de clientes;
  • Absenteísmo;
  • Total de folha de pagamentos e horas extras;
  • Dados de contas a pagar e a receber;
  • Acompanhamento de orçamento.

Essa lista é feita a partir das ferramentas e funcionalidades avançadas do sistema SAP Business One, que permitem uma análise simples da equipe gestora.

Além disso, Além disso, podem ser elaborados indicadores de performance e indicadores de gestão cada vez mais amplos que nos dão suporte para as decisões mais importantes/estratégicas da empresa.

O SAP Business One permite melhorar controles e processos

O sistema de gestão SAP Business One é uma excelente opção para se identificar problemas em processos e indicar a necessidade de melhorias.

Usando os recursos dos relatórios emitidos pelos usuários e aqueles definidos pelos gestores, é possível atuar na melhoria sobre vários aspectos como:

  • Tempo de tarefas;
  • Atendimento aos clientes;
  • Qualidade de gestão de estoques;
  • Inadimplência e políticas de vendas e créditos;
  • Fluxos de entregas de fornecedores;
  • Produtividade, entre outros fatores.

Com base na elaboração de relatórios específicos sobre necessidades de acompanhamentos, é possível ainda identificar riscos aos controles, evitando falhas ou inconsistências nos processos.

Isso ocorre, porque a facilidade de gerar relatórios com informações variadas (e precisas) pode contribuir para estabelecer indicadores de acompanhamento. Por sua vez, esses podem indicar problemas, que poderão ser solucionados. 

Portanto, um Sistema ERP tem a vantagem de auxiliar acompanhamento e análise detalhada das operações das empresas.

Em muitos casos, a dificuldade na coleta de dados e a insegurança quanto às suas informações permitem que a empresa fique exposta a riscos ou perdas. Isso se torna muito mais difícil quando utilizamos o SAP Business One.  Seja por sua versatilidade, rapidez e segurança na obtenção de suas informações.

Vantagens do SAP Business One com uso de dashboards

Os dashboards vêm sendo muito utilizados para facilitar apresentações de dados e contribuir para tomada de decisões simplificada pelas empresas.

Tratam-se de painéis que indicam, de forma centralizada, as informações de determinado processo a ser analisado. Assim, dashboards geram uma visão ampla de todo o processo com suas interações e informações que possam viabilizar a melhor interpretação sobre determinado assunto. Consequentemente, que possa ser submetido à decisão por parte de gestores.

O SAP Business One é particularmente rico em recursos de uso de dashboards que visam estabelecer simulações de cenários futuros. Além de oferecer condições de ação eficaz para solução de problemas.

Outra vantagem é que o Sistema SAP que apresenta uma operação amigável e ampla de possibilidades de efetuar projeções e alterações em demandas dos gestores, que exijam rápido retorno.

Ser muito ágil é um grande benefício nas tomadas de decisões

Muitas vezes, a tomada de decisão exige rapidez, em cenários com grandes variáveis. Ter uma ferramenta que simula diversos cenários, fornece a base para tomadas de decisões assertivas. Isso auxilia a gestão de maneira eficiente e mais segura.

Esse Sistema ERP viabiliza trabalhar com as mais variadas situações para auxiliar, de maneira consistente, uma gestão mais adequada.

As vantagens de analisar os dashboards do SAP Business One

A seguir, relacionamos as principais vantagens de usar os dashboards do SAP Business One:

  • Envolvimento de mais pessoas na tomada de decisões, melhorando processos;
  • Reduz riscos na tomada de decisões;
  • Permite avaliar tendências das decisões;
  • Reduz custos com a elaboração desses painéis de apoio à decisão de gestão;
  • Economiza tempo e agiliza processos;
  • Possibilita visão mais ampla e todas as interfaces relacionadas à decisão;
  • Permite maior transparência e segurança das informações.

Como o SAP Business One melhora a qualidade dos relatórios de gestão?

O Sistema SAP de gestão é a melhor opção, quando o objetivo é fortalecer a gestão de uma empresa. Oferecendo relatórios de qualidade para auxiliar a gestão.

Por isso, o SAP Business One se destaca como uma ferramenta de gestão de qualidade e alta performance. Com as principais características apresentadas a seguir: 

  • Desenvolvido por uma das gigantes do setor de melhorias de gestão corporativas do planeta;
  • Atua no auxílio à simplificação de processos;
  • Disponibiliza total flexibilidade de operação e extração de dados;
  • Total integração de processos;
  • Segurança no tratamento dos dados;
  • Melhoria e agilidade nas tomadas de decisões;
  • Aumenta a qualidade de processos.

Conheça sistema ERP e seus relatórios

A adoção de Sistema ERP passou a ser fundamental para a sobrevivência e a busca de resultados para as organizações.

Vivemos em meio a um mundo no qual a informação correta é o grande diferencial de sucesso para empresas. Ao mesmo tempo, a busca por melhorias e agilidade na tomada de decisão mais assertivas passou a ser uma questão de maior importância.

Só assim os negócios conseguem superar suas dificuldades e manter a gestão bem implantada.

Para isso, o Sistema SAP de gestão integrada – SAP Business One–, foi desenvolvido e pode auxiliar sua empresa na obtenção dos melhores e mais seguros resultados.

Quer conhecer mais sobre o SAP Business One? Entre em contato conosco e conheça como podemos ajudar na tarefa de melhoria contínua de seus negócios.

Siga-nos nas redes sociais

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Onde Estamos
São Paulo
  • R. Manoel Coelho, 303
    São Caetano do Sul

Campinas
  • R. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 214 - Sala 524

Redes sociais

ALFA SISTEMAS DE GESTAO LTDA - 07.640.028/0001-32
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade -