4 nov, 2021

Parceria cria solução especializada para empresas que fazem importação e exportação

O departamento de comércio exterior demanda uma série de conhecimentos específicos, como normas, leis e procedimentos que variam de acordo com o segmento de atuação e o país com o qual se está negociando. Diante da complexidade da gestão, a tecnologia é a maior aliada para simplificar processos e reduzir erros.

Por esse motivo, a ALFA, consultoria especializada em SAP Business One, sistema de gestão para empresas em crescimento da multinacional alemã, e a Gett, especialista em tecnologia para comércio internacional, fecharam uma parceria inédita para oferecer uma solução customizada para o segmento.

Segundo a Associação de Comércio Exterior do Brasil, as exportações deverão registrar um aumento de 28,7% em relação a 2020. Boa parte desse volume se deve à alta do dólar, que tem estimulado as exportações.

As importações também devem fechar 2021 com um aumento de 27,1%, ultrapassando os US$ 200 bilhões em negociações. Apesar da relevância dessas transações para a economia, boa parte das empresas ainda operam com processos manuais, gerando ineficiência e grandes prejuízos ocasionados por erros humanos.

No intuito de resolver esse problema, a ALFA e a Gett estão lançando uma solução específica para o setor.

“Esse departamento costuma ficar afastado das demais áreas, resultando na falta de entendimento da operação, lentidão nas tomadas de decisão e até perda de prazos que podem gerar multas”, explica Thiago Furtado, CEO da Gett. “Nossa proposta é oferecer uma solução única e inovadora, capaz de beneficiar importadores e exportadores, proporcionando uma integração com o SAP Business One para que todos os processos da empresa estejam integrados”, completa.

Diferenciais da solução SAP Business One para Comércio exterior

O sistema oferece os tradicionais módulos de um ERP, como produção, estoque, compras, vendas, finanças e contabilidade, e ainda o cálculo automático dos impostos para diversas operações, com fórmulas para as operações específicas.

A solução atende ainda aos benefícios fiscais e Tratamentos Tributários Diferenciados (TTD’s), permite cadastro automático das pessoas e dos produtos da DI e NF-e Siscomex, faz leitura do XML de DI, DSI e NF-e Siscomex, além de importação automática do XML da DI do Siscomex.

A proposta é oferecer uma solução completa, que engloba o negócio como um todo.

“Além da integração nativa entre as soluções, as importadoras e exportadoras encontrarão no SAP Business One um sistema de gestão integrado que possui todos os recursos e as funcionalidades necessárias para gerir a empresa de ponta a ponta, sendo possível simplificar os processos e automatizar tarefas desde a contabilidade e CRM até as operações de comércio exterior. Assim, a empresa passa a ter uma visão ampla sobre todo o negócio, acessando dados em tempo real para auxiliar na tomada de decisões estratégicas”,

Alexandro Andrade, CEO da ALFA.

O objetivo é que o sistema aumente a previsibilidade de custos e despesas, promova mais inteligência tributária e financeira, melhore a gestão dos processos e promova a redução de custos e de tempo, garantindo mais agilidade e eficiência operacional.

“Nossa solução promove mais segurança nas informações, trazendo mais confiança e transparência para os processos de importação e exportação para empresas de qualquer porte e segmento que tenham algum tipo de comércio internacional”, finaliza Andrade.

Sobre a ALFA

A ALFA é uma consultoria SAP Business One Gold Partner com 19 anos de atuação. Sua equipe de mais de 80 especialistas é reconhecida pelo alto nível de excelência, sendo capaz de atender toda e qualquer demanda de mercado. Para obter mais informações sobre a ALFA.

Sobre a Gett

A Gett é uma empresa de tecnologia em nuvem para importadores, exportadores, trading companies e distribuidores de importados, que faz com que o trabalho das áreas envolvidas nas operações de comércio exterior e de gestão da sua empresa sejam mais integrados, inteligentes, ágeis e seguros. Para obter mais informações sobre a Gett, visite o site

Siga-nos nas redes sociais

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Onde Estamos
São Paulo
  • R. Manoel Coelho, 303
    São Caetano do Sul

Campinas
  • R. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 214 - Sala 524

Redes sociais

ALFA SISTEMAS DE GESTAO LTDA - 07.640.028/0001-32
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade -