Entenda como o SAP Business One pode ajudar no Planejamento e Controle da Produção (PCP)!

Navegue por tópicos!

O mercado consumidor está sempre à procura de produtos inovadores, o que o torna cada vez mais exigente.

Para atender a essa nova demanda, as empresas precisam estar atentas aos recursos operacionais, a fim de que todo processo de produção seja feito de maneira mais assertiva, evitando desperdícios e reduzindo custos.

A implantação de ações de Planejamento e Controle da Produção (PCP) e de um ERP integrado, como o SAP Business One, é a solução ideal para esse tipo de necessidade e pode “cair como uma luva” para a sua empresa.

Acompanhe neste artigo como o SAP e o Planejamento e Controle da Produção podem auxiliar sua empresa na organização e distribuição da produção.

O que é um PCP?

O PCP é a capacidade de planejar e controlar o que será produzido pela empresa, trabalhando toda a parte de recursos operacionais de uma organização.

Os processos de produção costumam iniciar com base em processos de outras áreas e devem integrar todos os setores que estão ligados com a produção. Por isso, o PCP é um método que permite uma visão geral da empresa e da produção, trabalhando em três ações.

  • Planejamento
  • Programação
  • Controle

Todo esse planejamento deve ser muito bem sincronizado, pois existem limitações nas linhas de produção que podem impactar desde a entrega dos produtos até o controle de estoque. Essas limitações vão desde a capacidade de mão de obra até a capacidade de processamento das máquinas. Por isso, muitos líderes optam pelo sistema SAP para o Planejamento e Controle da Produção.

De acordo com o segmento das empresas, é possível ter processos específicos ou seguir os já padronizados pelo mercado. Dois dos principais processos do planejamento e controle de produção são:

  • produção repetitiva (para estoque)
  • produção sob demanda

Quais os tipos de ações existentes no PCP?

Dentro desse sistema existem algumas etapas a ser percorridas para que toda operação seja realizada com êxito:

  • Previsão de Demanda: a primeira etapa do PCP consiste em coletar e analisar dados que definirão as ações futuras, bem como determinar quais serão os recursos necessários para a produção.
  • Planejamento da Capacidade de Produção (PCP): essa etapa verifica qual a capacidade da produção. Ou seja, conforme a previsão de demanda é possível apurar se será necessário aumentar ou diminuir a produção de acordo com o tempo estipulado.
  • Planejamento Agregado da Produção (PAP): estabelece diversos aspectos que abrangem a produção, tais como: recursos disponíveis, produto, quantidade da produção, contratações e demissões. Tudo isso tem impacto direto na entrega.
  • Programação Mestre de Produção (PMP): quando o estoque não consegue dar conta da demanda, é necessário usar o PMP. É ele que gerencia a quantidade de pedidos e mostra se a instituição conseguirá ou não completar a produção.
  • Programação Detalhada da Produção (PDP): determina como serão as tarefas no dia a dia da produção.
  • Controle de Produção: essa é uma das etapas mais importantes, pois analisa os dados de todo o trabalho feito nas outras etapas, com o intuito de evitar erros nas operações futuras.

Qual a importância do PCP

Para que as empresas atinjam os requisitos de produção do modo mais eficiente possível e visem a um crescimento exponencial, é fundamental manter a produção planejada e sob controle.

De maneira geral, o PCP é responsável por apontar o melhor uso dos materiais, as quantidades utilizadas, o prazo acordado com o cliente e evita, principalmente, os desperdícios que podem ocorrer durante o processo produtivo da empresa.

Como crescer com o SAP no Planejamento e Controle da Produção

Ao investir no SAP para Planejamento e Controle da Produção, a empresa reduz custos, aumenta a qualidade e produtividade de seus times e passa a perceber o fluxo produtivo como fator indispensável para gerar bons resultados, o que auxilia diretamente no crescimento e na expansão da empresa – afinal, com a linha de produção organizada, os líderes e gestores podem investir em novos mercados ou produtos com muito mais eficiência e segurança.

Para auxiliar empresas durante o PCP, a ALFA disponibiliza o SAP Business One. Esse ERP é capaz de atender às demandas da produção e atuar com diversas ferramentas de forma integrada, otimizando as tarefas diárias de uma empresa, bem como a execução do PCP – função importante em diversos segmentos empresariais.

Conheça os diferenciais SAP

O SAP Business One é um dos melhores ERPs disponíveis capaz de atender diversos segmentos. Além do PCP, o Sistema ERP SAP B1 inclui:

  • Controle de linhas de produtos
  • Cadastro por segmentos
  • Registro de marcas
  • Categorias de itens (por variedade, cor, tamanho da embalagem etc.)
  • Cadastro de redes

Para saber mais sobre todos os recursos do SAP Business One no Planejamento e Controle de Produção, entre em contato conosco.

Conte com a ALFA

Nós, da ALFA, somos uma consultoria especializada em sistemas de gestão há 18 anos no mercado e reconhecidos por nossa excelência com uma equipe preparada para atender a toda demanda em ERP, desde planejamento e implementação até suporte especializado.

Somos parceiros SAP, com foco no ERP SAP Business One, ferramenta de excelência voltada para pequenas e médias empresas de diversos segmentos.

Já que implementar uma solução em ERP para sua empresa é fundamental para aprimorar cada vez mais os resultados e ter uma gestão mais eficiente e preparada, tome a decisão certa e escolha a melhor parceira para seu negócio.

Agora que você já sabe como o SAP pode auxiliar no Planejamento e Controle da Produção, fale conosco!

Se você gostou deste artigo, confira outros que também podem interessar:

Até a próxima.

ALFA Consultoria SAP Business One

ALFA Consultoria SAP Business One

Desde 2002, a ALFA ERP oferece ao mercado soluções em gestão e tecnologias de ponta para alavancar o crescimento das Pequenas e Médias Empresas.

Conheça a ALFA