14 jul, 2022

Até 2050, a população global crescerá para 9,7 bilhões, aumentando em 70% a produção agrícola. Dessa forma, cresce a necessidade de apostar em inovações inteligentes como um sistema de gestão para agronegócio.

Além disso, estima-se que a média anual do mercado de frutas brasileiro acelere em 6,5% até 2024, conforme dados da APEX — Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos —. A justifica é que devido às mudanças nos hábitos alimentares, os consumidores darão preferência aos alimentos saudáveis, como, frutas e orgânicos.

Contudo, ainda que as oportunidades sejam altas, o produtor brasileiro não está preparado para enfrentar os grandes players, seja pela falta de conhecimento de mercado, seja pela falta de recursos que auxiliem na gestão de dados e da lavoura fornecidos por um ERP para Agronegócio , por exemplo.

Assim, para minimizar os impactos causados pelo déficit de recursos, durante o artigo, mostraremos quais as oportunidades do mercado de frutas, e como um sistema de gestão para agronegócio ajudará os produtores agrícolas a se destacarem.

Boa leitura!  

Sistema de gestão para agronegócio aumenta as oportunidades do produtor agrícola

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, conforme revela a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). O país conta com mais de 2,5 milhões de hectares cultivados e uma produção anual de 44 milhões de toneladas. Entretanto, ainda que a nossa produção seja alta, exportamos apenas 3% do que produzimos, o restante permanece no mercado interno.

Luis Roberto Barcelos, presidente da Abrafrutas, explica como os produtores brasileiros podem se consolidar no exterior: 

“Pra você acessar esse mercado você tem que se qualificar melhor tem que praticar as boas práticas agrícolas, o que é muito exigido no mercado externo, com isso você tem um domínio melhor e uma eficiência maior sobre a sua produção.”

Sendo assim, para enfrentar este desafio, é fundamental que os produtores de frutas invistam em estratégias a longo prazo como, por exemplo, a implantação de uma gestão inteligente, por meio de um Sistema de Gestão para Agronegócio

O SAP Business One é o ERP para Agronegócio indicado para essa mudança, pois o software representa a força do mercado global. Através da análise de dados, o usuário tem informações precisas sobre como lidar com as oscilações de clima, por exemplo. 

Utilizando o machine learning, uma ferramenta capaz de analisar tendências conforme um padrão de dados, o produtor prevê alterações climáticas e age com estratégia para reduzir, e até eliminar, a perda de produtos

Além disso, o SAP Business One é o ERP para produtores de frutas que contribui para as ações de investimento, pois, devido à segurança das informações, os acionistas sentem confiança para investir nas pequenas e médias empresas do segmento.

Mudanças dos hábitos alimentares pressionam setor agrícola

Ações sustentáveis que visam o consumo consciente dos alimentos e a redução do desperdício são temas cruciais em todo o mundo. Um dos objetivos de desenvolvimento da ONU, por exemplo, é reduzir pela metade até 2030 o desperdício em toda a cadeia produtiva, desde o plantio até o consumidor final. 

Porém, não é apenas a ONU que está preocupada com a sustentabilidade da produção e do consumo. 

As gerações Z e millennials, pessoas nascidas a partir de 1995, também estão engajadas com a preservação do meio-ambiente, por isso optam por ações sustentáveis. Como, por exemplo, o consumo consciente de insumos. 

Segundo uma pesquisa feita pelo BBMG, 65% dos consumidores se sentem responsáveis pelo meio-ambiente, por isso querem saber o posicionamento das empresas. Isso é uma consequência da falta de transparência quanto a saúde e a segurança alimentar.

Portanto, para aumentar a confiabilidade do consumidor, é necessário que as empresas invistam em transparência através de um ERP Agrícola.

Inovações que auxiliam o sistema de gestão para agronegócio

O agronegócio é o setor que mais investe em sistemas inteligentes para melhoria na colheita e distribuição.

Por meio da utilização de drones para o monitoramento do plantio e da colheita, aplicativos que avaliem a origem do produto, bem como a utilização de agrotóxicos e outros recursos de controle são exemplos de iniciativas adotadas pelas empresas. 

Por meio da inteligência artificial, o SAP Business One é o Sistema de Gestão para Agronegócio que tem soluções que contribuem com a expansão do setor

Com o mapeamento aéreo, por exemplo, é possível monitorar a qualidade do solo e das frutas para identificar a presença de pragas e outros fatores negativos. E ainda, a utilização de defensivos agrícolas, assegura a saúde do colaborador que não será exposto aos riscos dos pesticidas.

Parceria KUARÁ Frutas e ALFA Sistemas de Gestão

Com matriz em Holambra (SP) e filiais nas regiões de Petrolina (PE) e Itapetininga (SP), a KUARÁ Frutas é uma empresa que tem como negócio principal a venda de frutas e vegetais, realizando a comercialização e exportação de frutas premium com certificações de qualidade.

Devido à agilidade das operações, a KUARÁ contou com a ALFA para a implementação do ERP para Agronegócio, SAP B1 com os seguintes módulos:

  • Contábil
  • Compras e Estoque
  • Produção básica e MRP 1
  • CRM, Vendas e Faturamento
  • Financeiro

E ainda, visando a transparência de toda a cadeia alimentar, desde o plantio até a entrega ao consumidor final, a ALFA Sistemas de Gestão auxiliou na implantação de um módulo sob medida, onde o objetivo foi a rastreabilidade dos alimentos.

Assim, por meio do sistema de gestão para agronegócio, a KUARÁ Frutas pôde gerar códigos de rastreabilidade dos produtos, imprimir etiquetas conforme as exigências legislativas, gerir certificados e auditorias, e por fim, disponibilizar informações on-line para o consumidor.

Além disso, dentro dos módulos foram incluídas soluções que respondessem às necessidades do road map, com soluções voltadas ao plano de contas, centro de custos, fornecedores, notas fiscais, e outros. O Go Live aconteceu dois meses após as primeiras reuniões.

Com a implantação do ERP Agrícola, SAP Business One a KUARÁ frutas se tornou apta para competir com os grandes players do mercado e crescer de forma exponencial.

ERP para agronegócio é sinônimo de crescimento

Conforme dados da Gartner, empresas que investem em inovação tem 2,7 vezes mais chances de conquistarem um alto desempenho. Afinal, por meio de uma gestão inteligente, através de um ERP para Agronegócio os tomadores de decisão têm mais oportunidades para pensar em estratégias que alavanquem o negócio.

Além disso, a tendência para os próximos anos é que os consumidores estejam mais próximos das empresas, a fim de identificarem ações contrárias aos seus valores. Por isso, quanto mais transparente, mais chances de crescimento.

A ALFA Sistemas de Gestão conhece as necessidades do mercado de frutas e está disposta a ajudar seu negócio a se tornar competitivo com soluções que contemplem desde o plantio até a distribuição através de um ERP para produtores de frutas

Portanto, para saber qual ERP para produtores de frutas é o mais indicado ao seu negócio, fale com nossos especialistas e obtenha o Sistema de Gestão para Agronegócio, SAP Business One.

Siga-nos nas redes sociais

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Onde Estamos
São Paulo
  • R. Manoel Coelho, 303
    São Caetano do Sul

Campinas
  • R. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 214 - Sala 524

Redes sociais

ALFA SISTEMAS DE GESTAO LTDA - 07.640.028/0001-32
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade -