Organizando informações-chave com o sistema ERP

Sistema ERP na organização das informações

Navegue por tópicos!

As empresas vêm passando por um momento de Transformação Digital intensa. Caracteriza-se por melhoria de gestão que acontece a partir da revisão de processos e a obtenção de dados. Mediante essa coleta, um Sistema ERP ajuda gerar informações que oferecem suporte às decisões gerenciais na empresa.

Para que essa transformação seja possível, implantar um ERP avançado – como o ERP SAP Business One – será essencial para o crescimento da empresa. Sobretudo, quando uma empresa decide adotar um modelo de gestão moderno e seguro, com eficiência, produtividade e competitividade.

Empresas que se mantêm atualizadas e lançam mão das melhores práticas de gestão devem contar com o que a tecnologia oferece de mais adequado às suas necessidades.

Nesse contexto, o ERP SAP Business One é a ferramenta que conduzirá a empresa para o objetivo de obter ganhos e se diferenciar de concorrentes. Dessa forma, mantendo o sucesso de seus negócios e obtendo lucros crescentes.

Neste artigo, vamos demonstrar como um Sistema ERP ajuda uma empresa a organizar as suas informações, auxiliando a melhoria da gestão.

O que é o sistema ERP e qual sua importância para as empresas?

O Sistema ERP – Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos da Empresa, em livre tradução – é uma ferramenta completa.

Tem por finalidade permitir a melhor gestão possível, com base na integração de sistemas e processos. Existe ainda a alternativa de criação de relatórios com informações seguras e acessibilidade rápida.

Com isso, permite-se a tomada de decisões mais assertivas e a empresa pode competir de forma diferenciada no mercado.

Muitas empresas contam com sistemas que dependem de atualizações constantes de dados. Inclusive, muitas vezes, trabalham com diversos meios de controle. Há até mesmo sistemas que não são amigáveis ao usuário e que não atendem à urgência de emissão de informações para a gestão ágil e eficiente.

Um Sistema ERP integra tecnologias

Dessa forma, o sistema ERP proporciona maior segurança no uso dos dados e das informações obtidas. Além disso, permite maior integração entre os diversos setores da empresa.

Tal fato viabiliza o uso de dados comuns e seguros entre áreas e permite adoção de ações mais corretas, a fim de atingir – ou mesmo superar – resultados esperados.

Rede varejista do RJ usa SAP Business One para melhorar controle da gestão: assistir vídeo

Seus dados vão ficar mais organizados e acessíveis com o SAP Business One: conhecer consultoria

Com o Sistema ERP, os dados de todas as áreas da empresa estarão centralizados em um único lugar. Isso reduz drasticamente a ocorrência de informações divergentes. Pode parecer algo banal, mas representa um ganho extraordinário aos antiquados sistemas independentes de registro de operações.

Em linhas gerais, o Sistema ERP é capaz de:

  • Receber;
  • Centralizar;
  • Processar;
  • Avaliar dados,

Sempre com total integração e segurança.

Cabe destacar que, quando se pensa sobre Sistema ERP, temos como uma das ferramentas de gestão integrada o ERP SAP Business One. Software de gestão desenvolvido por uma das maiores empresas que atuam e viabilizam a Transformação Digital no mundo corporativo.

Qual a importância de empresas trabalharem com informações mais confiáveis?

O uso de um Sistema ERP – como ERP SAP Business One – garante a exatidão dos dados processados e extraídos, além de reduzir o tempo de resposta em informações e integração de processos e controles da empresa.

Tais fatores fortalecem a gestão das empresas, que têm impacto direto em sua governança corporativa. Ou seja, no sistema de controle e tomada de decisões na organização.

Quando a empresa trabalha com dados inconclusivos ou inseguros, existe a possibilidade real de se estar navegando sem rumo.

Caso isso ocorra, o risco é grande. Porque atualmente existe um ambiente de concorrência cada vez mais profissional e assertivo no mercado.

Então, a perda de competitividade vai ocorrer com muita rapidez, com reflexos diretos em seus resultados.

A gestão de negócios deve ser, portanto, ágil e trabalhar com dados e informações confiáveis para que possa executar ajustes e realizar uma boa condução, visando atingir metas.

Uma das maiores dificuldades de gestão é a coleta de dados que possam auxiliar na antecipação de oportunidades. Ou, inclusive, em melhorias de processos internos e na busca da excelência de resultados.

Com sistemas sem integração e uma base de dados que apenas registrem as operações, torna-se difícil se manter competitivo. Até mesmo porque os dados não sofrem checagens ou a consequente indicação de melhorias em processos e transações.

A Transformação Digital exige que as empresas passem a se relacionar mais de perto com soluções de tecnologia. Só dessa forma será possível atingir a qualidade tão desejada de processos e produtos oferecidos ao mercado consumidor.

É nesse aspecto que o uso do ERP SAP Business One pode ser o diferencial de gestão para uma empresa moderna.

Quais vantagens de uma empresa ter agilidade em obter dados para a melhoria de gestão?

Uma das características que se destacam em um Sistema ERP é a agilidade em obtenção dos dados para viabilizar a elaboração de informações seguras que auxiliem na tomada de decisões.

Isso é fundamental para que a empresa possa se manter competitiva de forma segura e que os gestores atuem em melhoria contínua de seus processos. Tal processo permite atingir resultados sempre melhores.

Uma gestão eficiente é aquela que consegue atingir resultados com custos e qualidade adequados.

Como consequência, tanto clientes internos como externos vão se sentir mais satisfeitos em participar e ser atendidos pela empresa.

Assim, garantindo maior fidelização à marca que trabalhar com qualidade, confiabilidade e respeito.

A organização de dados, portanto, produz efeitos positivos para qualquer empresa, independente de seu porte.

Em contrapartida, a desorganização resulta em prejuízos e danos à imagem, tanto junto a colaboradores quanto a seus clientes e fornecedores. E isso sem mencionar comprometer a imagem da empresa junto aos órgãos de fiscalização.

Por isso, o prejuízo para a gestão é incalculável, e muitas empresas acabam não sobrevivendo a uma situação desse tipo.

Contar com o ERP SAP representa um enorme diferencial, pela confiabilidade e acessibilidade de dados, que são fornecidos com total segurança. Tudo isso contribui para uma gestão de alto impacto e agilidade.

Como o sistema ERP pode auxiliar na obtenção de dados?

Um Sistema ERP trabalha com a integração de todos os sistemas com os quais uma empresa trabalha.  

Com isso, obtendo dados, analisando e os registrando de maneira imediata e segura, o sistema permite que dados estejam disponíveis automaticamente. E tudo isso com integridade, confiabilidade e rastreabilidade, após processamento em tempo real.

O ERP SAP avalia a consistência de dados, no momento de sua entrada, e automatiza tarefas que, antes, deveriam ser registradas manualmente. Por isso, ele evita a perda de tempo e o retrabalho entre as áreas.

Com o sistema integrado, seus dados acabam sendo disponibilizados para cada área de atuação conforme suas necessidades e perfis de consulta. Dessa forma, os usuários podem acionar os dados em tempo real, de forma segura e uniforme.

A centralização de dados e a automatização de rotinas e processos permite que o Sistema ERPseja a melhor e mais segura opção de gestão que uma empresa possa adotar.

Como o sistema ERP permite maior facilidade na elaboração de informações para auxiliar a gestão?

O ERP SAPBusiness One, como deve ser esperado de um Sistema ERP de qualidade, oferece diversas funcionalidades. Facilitam tanto a obtenção de informações quanto o acesso aos dados armazenados.

É possível armazenar dados históricos para consulta e comparações eventualmente necessárias à condução correta da gestão de uma empresa.

Um dos principais elementos que fazem de um sistema integrado de gestão tão importante para as empresas é que oferece a possibilidade de extração de relatórios consistentes e seguros. Sempre com rapidez e oferecendo a oportunidade de customização dos próprios usuários, sem ter de recorrer a técnicos de TI para desenvolvimento.

As bases de dados são disponibilizadas por perfis de cada área e de respectivos níveis de operação e gerenciais. Dessa forma, apenas pessoas competentes estarão aptas para utilizar os dados. Evitam-se, desse modo, riscos de interferências de áreas distintas sobre os dados que são específicos a cada gerência da empresa. E garante mais segurança.

Como o sistema ERP otimiza e melhora a segurança dos processos?

Um Sistema ERP elimina a necessidade de manter estruturas de controle e de processamento de operações, distribuídas pelas áreas de uma empresa. Tudo se simplifica e centraliza.

Normalmente, uma empresa que não utiliza um sistema integrado de gestão, tem a necessidade de manter equipes para exercer atividades de registros e controles necessários e gerar dados e informações pertinentes à boa gestão.

Em muitas situações, tais estruturas não garantem a confiabilidade de dados, sendo necessário exercer confirmações. Entretanto, esse processo gera insegurança para a organização da empresa.

Por isso, é muito comum áreas com controles paralelos para checar dados que circulam na empresa. A produtividade ficará comprometida e riscos de conflitos internos podem gerar ambientes de gestão bastante comprometidos.

O ERP SAP Business One possibilita maior segurança e redução de custos para a empresa, além de ser um fator determinante para atingir resultados cada vez melhores. Isso porque a ferramenta oferece dados precisos, que favorecem a automação de controles e processos empresariais. Como resultado, a operação se torna mais ágil, segura e descomplicada.

Por tanto, contar com uma base de dados centralizada, com alta disponibilidade para consulta de informações, ajuda a dar maior suporte e produtividade para executar tarefas diárias.

Em resumo, o que as empresas ganham com o SAP Business One é uma operação tranquila e previsível, onde os gestores terão acesso a informações de qualidade para tomar decisões assertivas.

Quais critérios a adotar para avaliar a melhor opção de sistema ERP para a empresa?

Uma empresa sempre deve avaliar bem as suas necessidades ao planejar investir em um item para auxiliar suas operações.

No caso de aquisição de um Sistema ERP, essa avaliação deve levar em conta fatores específicos que possam ser o diferencial para solucionar seus problemas na condução dos negócios, ou mesmo a melhoria para a tomada de decisões.

Por isso, o ERP SAP Business One conta com diversas vantagens que devem ser consideradas, tais como:

  • integração de módulos com total segurança;
  • eliminação de riscos de obter informações incorretas;
  • maior autonomia na elaboração e relatórios de controles e informações;
  • permitir um acesso amplo a base de dados;
  • atuar sobre a melhoria de processos;
  • melhorar o atendimento ao cliente;
  • agilizar a avaliação para a tomada de decisões de maneira segura.

A definição de aquisição de um Sistema ERP deve considerar ainda:

  • Funcionalidades;
  • Custo-benefício;
  • Possibilidade de customização do sistema;
  • Apoio técnico por parte do fornecedor
  • Percepção e avaliação que as empresas têm sobre uso da ferramenta.

Por isso, levando em conta esses e outros aspectos, é possível optar pela melhor solução para sua empresa e efetuar uma mudança significativa em prol da gestão integrada.

Por que considerar o ERP SAP Business One como a melhor opção para uma empresa?

O SAP Business One é a melhor opção quando se decide investir em um Sistema ERP, visando garantir a melhor migração para alcançar a Transformação Digital desejada para um negócio.

Esse novo modelo de apoio à gestão visa fornecer condições seguras de trabalhar com dados. Assim, as necessidades de análise e tomada de decisões ganham velocidade e minimizam o risco de erro.

Portanto, optar pelo ERP SAP Business One possibilita à empresa ter a garantia de um desenvolvedor de soluções de negócios com destaque internacional. É nada menos que o reconhecimento de sua expertise ímpar, cuja solução é adotada pelas maiores corporações do mundo.

A vantagem do ERP SAP Business One, portanto, está representada pela possibilidade de essa solução poder ser aplicada a negócios de médio e pequeno portes.

Entre as vantagens de uso da solução, temos:  

  • Melhoria de processos, com sua integração;
  • Possibilidade de extrair dados de maneira rápida e fácil;
  • Permite centralizar todas as informações em uma única base, sem riscos de perdas;
  • Permite automatizar e otimizar tarefas sejam, com ganho de produtividade e segurança;
  • Controle financeiro totalmente integrado;
  • Melhoria de relacionamento comercial tanto com clientes como fornecedores;
  • Possibilidade de trabalhar com Business Intelligence – BI;
  • Melhoria na qualidade e geração de relatórios gerenciais;
  • Permitir que a empresa passe a ser mais competitiva e que tenha ganhos de mercado.

Conclusão: Sistema ERP e sua importância

Vimos até aqui as principais vantagens para a gestão de uma empresa com o uso de um Sistema ERP de qualidade.

Recomendamos, enfim, que você considere avaliar o ERP SAPBusiness One. Dessa maneira, estará aderindo a uma ferramenta de alto nível e bastante amigável, quanto à operação e gestão.

Mantenha contato conosco e veja como podemos auxiliar a sua empresa nessa tarefa.

ALFA Consultoria SAP Business One

ALFA Consultoria SAP Business One

Desde 2002, a ALFA ERP oferece ao mercado soluções em gestão e tecnologias de ponta para alavancar o crescimento das Pequenas e Médias Empresas.

Conheça a ALFA