3 jul, 2017

Conseguir aperfeiçoar os setores de distribuição e logística é sinônimo para a redução de despesas proporcionando aumento da lucratividade, mas também uma iniciativa primordial para que a empresa se mantenha competitiva.

Atualmente, as organizações precisam cada vez mais conter custos, e reduzir os estoques a níveis minimamente necessários para manter suas principais operações tem sido uma das soluções encontradas.

Consequentemente, elas têm exigido que as Distribuidoras façam entregas fracionadas pontuais e mais rápidas. Para as empresas desse segmento, ter organização e controle das operações logísticas nos processos de separação, conferência e expedição se faz necessário para atender a expectativa dos clientes de ter o produto no momento certo.

Caso esses processos não estejam alinhados, os riscos de se realizarem entregas erradas são altíssimos, ocasionando o aumento dos custos de logística reversa e reenvio ao cliente.

Os vilões da rentabilidade ao segmento de Distribuição

Os erros operacionais ocorridos na expedição, a ineficiência e a baixa produtividade da operação no armazém, além da falta de conhecimento do perfil de consumo de seus clientes são os grandes vilões da lucratividade.

Cada vez mais pressionados por seus clientes, os distribuidores precisam ser eficientes e ágeis com as entregas. E um processo não automatizado pode levar ao erro humano.

Como aumentar seus lucros

A adoção de soluções que contemplem operações de armazenagem com a automação de coletores de dados está se mostrando muito efetiva, atingindo níveis de 95% de redução nos erros de entrega, tornando assim a operação mais eficiente e com menor custo operacional.

E a matemática é clara: agilidade associada com assertividade no atendimento garante, de fato, aumento nos lucros.

Saber exatamente as principais informações dos produtos comercializados, os lotes e quantidades disponíveis em estoque, o perfil de consumo de seu cliente, sugerir quantidades maiores e até se é possível negociar itens próximos da data de validade, evitando assim perdas que refletem na rentabilidade.

É importante ressaltar que o mecanismo da rastreabilidade não é só uma simples obrigação determinada por lei, mas um aliado.

No segmento de distribuição de medicamentos, por exemplo, é uma das principais ferramentas de controle e gerenciamento de segurança na saúde dos pacientes. Além disso, esse mecanismo permite identificar e retirar rapidamente do mercado lotes de produtos que possam ter problemas de qualidade.

Tecnologia a serviço da eficiência na distribuição

Para gerenciar esse setor, é fundamental contar com softwares de gestão que ajudem a controlar o estoque. Sua utilização é primordial, já que dificilmente as operações podem ser controladas apenas na “ponta do lápis”, ou com softwares mais simples, como planilhas.

É por isso que a adoção de um ERP se apresenta como a melhor solução para o negócio de Distribuição. Com ele, é possível gerenciar armazéns, automatizar processos, rastrear mercadorias e ainda gerenciar todo o relacionamento com os clientes, entre muitos outras vantagens.

Atualmente, uma das melhores soluções em ERP disponíveis no mercado é o SAP Business One, que proporciona às distribuidoras visão clara de toda a empresa e o controle completo de toda a operação, por meio de um sistema único e integrado.

As principais vantagens do SAP Business One são:

  • Ter controle total das finanças;
  • Criar uma base de clientes fiéis;
  • Aperfeiçoar as compras e as aquisições para aumentar as margens;
  • Prover controle transparente de estoque e distribuição;

Torne sua distribuidora proativa no atendimento a clientes e fornecedores com o sistema SAP Business One. Melhore tudo, desde o planejamento de demandas, passando pela gestão de estoque até a cadeia de abastecimento. Essa é a melhor receita para atingir a tão almejada excelência operacional.

Siga-nos nas redes sociais

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Onde Estamos
São Paulo
  • R. Manoel Coelho, 303
    São Caetano do Sul

Campinas
  • R. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 214 - Sala 524

Redes sociais

ALFA SISTEMAS DE GESTAO LTDA - 07.640.028/0001-32
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade -