27 mar, 2019

O SPED 2019 deve ser entregue até o último dia de maio, porém, as empresas precisam estar prontas para entregar essas obrigações com um sistema de gestão atualizado e moderno. Saiba mais:

Integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), foi instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007 e, foi criado para simplificar e modernizar o modo de como as empresas precisam entregar as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos.

Ou seja, é um sistema que viabiliza a escrituração contábil e fiscal em meio digital. Além disso, o SPED tem como objetivo principal tornar mais efetivo o processo de contribuição destes, bem como promover a integração dos fiscos, racionalizar e uniformizar as obrigações acessórias para os contribuintes e tornar mais célebre a identificação de ilícitos tributários de acordo com o próprio site do SPED.

SPED Fiscal e Contábil

Desde o início o SPED é composto por SPED Fiscal (EFD) e SPED Contábil (ECD). Entenda a diferença:

SPED Contábil: também conhecido como ECD (Escrituração Contábil Digital), substitui o Livro Diário; Livro Razão; Livro Balancetes Diários, Balanços e Fichas de Lançamento.

SPED Fiscal: este informa todos os documentos fiscais onde são apurados o IPI e o ICMS e também é conhecido como EFD (Escrituração Fiscal Digital).

Ambos os SPEDs são entregues por meio de um arquivo que extrai diversas informações de uma base de dados, por este motivo é imprescindível o uso de um sistema de gestão para realizar esta operação.

A Importância de um sistema de gestão para essas obrigações 

A cada ano as legislações que regem as obrigações fiscais e contábeis são alteradas e, consequentemente muitos empresários se sentem perdidos na hora de declara-las.

E aí entra a importância de ter um ERP moderno e atualizado em sua empresa, pois é nele que ficarão armazenados todas as informações sobre as notas de entrada e saída da empresa sob o ano de competência do SPED (2018 para este ano).

É o sistema de gestão que na hora de declarar juntará esses dados e gerará um arquivo facilitando a declaração, porém, o ERP precisa estar atualizado e de acordo com essas novas soluções.

Além disso, um ERP é importante para entregar o SPED, pois:

  • Armazena os dados e informações com segurança;
  • Automatiza tarefas manuais voltadas a essas operações (uso de planilhas etc).

Consultoria ALFA

Sabemos que em 2019 o prazo final de entrega dos SPEDs é até o último dia de maio. Por este motivo gostaríamos de ajudar a sua empresa a realizar as entregas dessa e de outras obrigações sem “maiores dores de cabeça”, verificando e atualizando seu ERP o deixando pronto.

Quer saber mais como podemos fazer isso? Entre em contato conosco.

A ALFA é uma consultoria especializada em sistema de gestão há 17 anos no mercado, com mais de 70 colaboradores prontos para atender sua empresa e resolver os mais diversos problemas que sua empresa enfrenta.

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