Reduzir custos, ser mais eficiente e aumentar a rentabilidade são os principais objetivos de toda distribuidora, e o WMS pode ajudar sua empresa a conquistá-los.

Antes de mais nada, o que é WMS?

WMS, Warehouse Management System, ou seja, Sistema de Gerenciamento de Armazém, é um módulo do sistema de gestão SAP Business One, responsável por todo o controle do armazém, desde a chegada do produto até sua expedição.

Ok, e como ele ajuda a reduzir custos na minha empresa?

Vamos pegar como exemplo empresas do segmento de saúde, como hospitais, clinicas, veterinárias e farmácias. Essas empresas têm exigido cada vez mais de seus fornecedores, as distribuidoras de medicamentos, para que façam entregas pontuais e mais rápidas, semelhantes ao modelo Just-in-Time, largamente aplicado pelas montadoras automobilísticas na relação com seus fornecedores.

Para as distribuidoras em geral, esse modelo implica em ter organização e controle maior das operações logísticas de seu estoque, para poder atender as expectativas dos clientes: ter o medicamento certo no momento certo.

Se os processos não estiverem bem adequados e definidos, o risco de realizar entregas erradas é altíssimo, ocasionando o aumento dos custos de logística reversa e reenvio ao cliente.

Além do retrabalho, tudo isso transparece uma imagem de ineficiência. E é aqui que o WMS entra: traz organização e automação dos principais processos do controle de armazenagem, gerando diversos benefícios para o usuário.

Vantagens da utilização do WMS em sua distribuidora

 

  • Aumento da produtividade das atividades internas do armazém 

    Separação > Conferência > Reabastecimento > Recebimento
    Com um sistema de monitoramento e gerenciamento que centralize dados de diversos setores, os profissionais passam a ter a visibilidade e colaboração necessárias para trabalhar com mais assertividade, controle e produtividade.

  • Redução do custo de logística reversa 

    Erros na expedição dos produtos impactam diretamente no aumento dos custos de logística reversa, e consequente perda de rentabilidade.
    Os processos de controle do WMS permitem conferência tanto na separação quanto na expedição, garantindo que a mercadoria certa será enviada ao cliente, atingindo níveis de até 100% de redução nos erros de entrega. Onde não há erros, não há reenvio, não há custo adicional.

  • Redução de custos com compras desnecessárias  

    Grande parte da perda da rentabilidade está na falta de controle do que realmente se tem em estoque e sua localização, o que pode levar a compras desnecessárias. O WMS gerencia toda a capacidade de armazenamento e endereçamento dos produtos, informando com exatidão onde está localizado cada item.

  • Redução dos erros de digitação

    Sejam códigos, endereços, lotes ou até números de séries, o sistema WMS permite que os pedidos sejam importados automaticamente dos principais brokers do segmento, evitando formulários e erros de digitação.

  • Rastreabilidade 

    A rastreabilidade da logística do produto é um controle fundamental, exigido pela Anvisa para quem quer atuar no mercado da distribuição de medicamentos. E o WMS permite que a empresa esteja totalmente adequada a essa exigência, permitindo a rastreabilidade de ponta a ponta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *