DIRF 2019 deverá ser entregue até às 23h59min59s de 28 de fevereiro de 2019, de acordo com a Instrução Normativa RFB n° 1.836 de 2018. Entenda mais:

Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF) é uma contribuição obrigatória para empresários e pessoas jurídicas que possuem um recolhimento de renda direto da fonte.

Ou seja, anualmente as empresas – que apresentam funcionários que os rendimentos são retidos na fonte – precisam entregar à Receita Federal esta obrigação.

A DIRF tem como objetivo possibilitar o correto cumprimento dessa obrigação acessória pelos declarantes previstos na norma.

DIRF 2019 é obrigatório para quem?

Além das pessoas jurídicas e empresários que retêm imposto de renda direto da fonte, deverá também declarar:

Empresários que realizaram operações de envios de dinheiro para outros países e não fizeram a retenção direto na fonte.

No entanto, aqueles que possuem MEI não precisam declarar a DIRF.

DIRF 2019: fique em dia com a Receita Federal

 A DIRF 2019 referente ao ano-calendário de 2018 poderá ser entregue até as 23h59min59s do dia 28 de fevereiro de 2019 e de acordo com a Instrução Normativa RFB n° 1.836 de 2018 a DIRF 2019 sofreu duas alterações, sendo elas:

1 – Previsão de obrigatoriedade de declaração das informações referentes aos beneficiários de rendimentos de honorários advocatícios de sucumbência, pagos ou creditados aos ocupantes dos cargos de que trata o caput do art. 27 da Lei n° 13.327 de 2016 das causas em que forem parte a União, as fundações públicas federais;

2- Exclusão da obrigatoriedade de apresentação da DIRF 2019 pelas pessoas jurídicas de que trata a Lei n° 12.780 de 09 de janeiro de 2013, relacionadas à organização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

A obrigatoriedade deverá ser realizada por meio do Programa Gerador de Declarações – PGD Dirf 2019.

Este programa já está disponível no portal da Receita Federal desde 1 de janeiro, acesse aqui.

A consultoria ALFA Sistemas de Gestão possui diversas soluções que auxilia o seu ERP (SAP Business One e TOTVS Protheus) a ficar em dia com a legislação brasileira.

Para saber mais, entre em contato com a ALFA. Nossos especialistas então prontos para solucionar as mais diversas necessidades de sua empresa.

Sobre a ALFA Fundada em 2002, a ALFA Sistemas tem em seu portfólio mais de 500 projetos de sistemas de gestão implantados com sucesso em vários Estados do Brasil, em companhias de porte variado nos segmentos industrial, comercial, de prestação de serviços e de distribuição. Entre os clientes atendidos destacam-se empresas como ASICS, Bioritmo, Montreal Magazine, Multilaser, Santil e Smart Fit, entre muitas outras.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *