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Por muito tempo, o RH esteve focado em questões administrativas e burocráticas como, pagamentos, contratações e desligamentos. Com o passar dos anos, porém, isso mudou, e o segmento passou a priorizar pessoas. Entretanto, devido ao acúmulo de trabalho, em muitos casos, a humanização fica de lado. Assim, para reduzir os impactos negativos, adotar uma gestão integrada de RH deve ser primordial.
Contudo, antes de decidir pela implantação do RH inteligente, em primeiro lugar é preciso ouvir os colaboradores. Em 2021, a Gartner identificou que os principais objetivos para a transformação digital nas empresas diferem entre executivos e funcionários. Respostas como:
> Redução de custo
> Melhora no bem-estar do funcionário e
> Qualidade de vida
Aparecem muito longe uma das outras quando respondidas por líderes e colaboradores. Enquanto os trabalhadores incluíram ‘bem-estar’ em terceiro lugar, na mesma posição para os executivos ficou ‘redução de custos’; para eles, bem-estar aparece em oitavo.
Por outro lado, quando líderes de RH, e das demais áreas, foram questionados sobre a importância de priorizar o bem-estar do funcionário, houve uma diferença de 20% e 15%, respectivamente. Mostrando que, ainda com a sobrecarga, o RH está disposto a criar estratégias que melhorem a qualidade de vida dos colaboradores.
Assim, durante o artigo, você saberá como a gestão integrada de RH pode influenciar na qualidade de vida e produtiva dos funcionários e aumentar os lucros do seu negócio.
Boa leitura!
Nos últimos anos, as empresas vêm se empenhando para dar aos funcionários qualidade de vida com ações que priorizam o bem-estar, seja reduzindo a carga presencial ou incluindo atividades que mensurem o engajamento dos colaboradores. Por exemplo, na realização de pesquisas.
Entretanto, mesmo com os esforços, segundo o relatório da Gartner “Employee Experience”, 72% dos funcionários não se sentem ouvidos. Como justificativa, os líderes de RH apontam três principais motivos:
> Limitação de perguntas ao que o setor considera importante;
> Baixa frequência;
> Dificuldade em tomar ações que modifiquem a estrutura.
Portanto, com uma gestão integrada de RH você consegue adotar soluções para obter respostas recorrentes e criar estratégias de melhorias para o curto, médio e longo prazos.
Além disso, é possível criar relatórios individuais com a performance de cada funcionário, dando feedbacks individuais e assertivos.
Mas, não só isso! O RH inteligente também permite que questões complexas e manuais sejam concluídas com agilidade e eficiência, contribuindo, assim, para a priorização das questões humanas.
Conforme o último relatório disponibilizado pela Consultoria Plum, as empresas brasileiras levam em média 135 dias para realizarem o processo de fechamento de folha. Isso acontece, porque os profissionais de RH levam muito tempo reunindo e auditando informações de diferentes sistemas para o fechamento.
Contudo, devido à falta de integração, dados importantes como:
> Horas extras;
> Identificação de erros salariais;
> Organização e controle de entrada e saída.
Podem se perder, gerando re-trabalho e até mesmo atrasos e erros no pagamento, influenciando diretamente a relação empregatícia.
Nesse sentido, por ser um sistema único, uma gestão inteligente de RH reúne dados online, em tempo real, facilitando a visualização integral de todo o ecossistema, permitindo ações mais eficazes.
Por exemplo, no registro de ponto, o ERP faz a contagem das horas trabalhadas e ao final do dia, emite relatórios com assiduidade, horas extras, faltas e atrasos. Como resultado, o RH economiza tempo para realizar a gestão de pessoas.
Segundo o relatório States of Mobile 2022, em 2021 o brasileiro passou cerca de 5h conectado ao aparelho celular e 193h fazendo downloads, ocupando o 1º e o 4º lugar no ranking global, respectivamente.
Isso significa que passamos ⅓ do nosso dia conectado, seja checando as redes sociais, trabalhando, ou os dois ao mesmo tempo.
Sendo assim, por que não incluir aplicativos de gestão integrada de RH ao ERP, facilitando o dia a dia dos colaboradores? Principalmente aqueles em trabalho remoto?
Para o departamento pessoal, por exemplo, o uso de aplicativos de RH inteligente permitem que gestores e funcionários tenham acesso rápido e fácil a questões administrativas.
Por ser integrado à nuvem, nas viagens a trabalho, o colaborador encaminha as notas fiscais de onde estiver, enquanto o RH realiza o reembolso. Tudo de forma simultânea, rápida e segura. E ainda:
> Informe de pagamentos: acesso ao histórico completo dos pagamentos realizados e de lançamentos futuros.
> Espaço do colaborador: autonomia para pedido de férias, abonos, entrega de atestado e documentações em geral.
> Espelho de ponto: por meio de geolocalização, saiba o local e o horário que os colaboradores registraram o ponto.
> Banco de horas: controle integral do banco de horas.
> Histórico salarial: acompanhamento da evolução salarial conforme promoções, abonos e mais
O BSP Contábil possui soluções sob medida para a folha de pagamento que, integradas ao SAP Business One permite que questões como, processamento mensal, geração de relatório, informe de rendimentos e holerite via portal web sejam realizadas de forma rápida e segura.
Tecnologia e inovação são fatores cruciais que influenciam na competitividade das empresas e no engajamento dos colaboradores.
Assim, para os próximos anos, as tendências do RH inteligente estão focadas em colocar o funcionário como protagonista das decisões gerenciais.
Os assistentes virtuais, por exemplo, são avatares que simbolizam os integrantes da equipe. Ao utilizá-los em sua empresa, você pode criar ações para:
> Medir o humor do funcionário;
> Dar feedbacks e comunicados em geral;
> Aplicar treinamentos.
E muito mais. Por meio da interação natural, o objetivo do recurso é humanizar a tecnologia, permitindo uma interação dinâmica e realista entre máquinas e humanos.
Entretanto, para adicioná-lo, é fundamental avaliar quais departamentos são propícios para a implantação do piloto. Dessa forma, você quantifica os resultados e o leva a outros setores.
Scott Page, psicólogo organizacional, identificou que investir em diversidade tecnológica, ou seja, formar equipes composta por inteligência artificial e humanos, têm vantagens na resolução de problemas. Segundo ele, organizações que trabalham com a diversidade têm um aumento significativo de receita: 45% do total.
Além disso, o especialista afirma não existir mais a possibilidade de escolha entre adotar ou não tecnologias.
Em outras palavras, para um crescimento sustentável, as empresas devem investir em inovações que facilitem o trabalho dos funcionários, mantendo a qualidade, porém, economizando tempo.
Para o psicólogo, o uso da IA, por exemplo, pode transformar equipes em super equipes com habilidades extraordinárias.
Nesse sentido, por meio da parceria humanos e tecnologia, incluir a gestão inteligente na sua empresa é primordial para gerar vantagem competitiva e aumentar o engajamento dos funcionários.
Assim, para saber como investir numa gestão integrada de RH com eficiência, suprindo as reais necessidades e desejos da equipe, fale com nossos especialistas em SAP Business One.
Com soluções sob medida para o RH, líderes e gestores do segmento terão mais tempo para focar no coração de sua empresa: os funcionários.
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