Com a tecnologia cada vez mais inserida em diversas áreas de negócios, estamos chegando a uma nova era: a chamada Indústria 4.0.

A expressão, nascida na Alemanha e chamada de Quarta Revolução Industrial, engloba conectividade e sistemas automatizados, otimizando e trazendo Inteligência operacional às empresas.

O sucesso de todo esse processo depende uma equipe integrada e bem liderada, e é aí que entra a importância dos profissionais de Tecnologia da Informação (TI), principalmente na figura do Chief Information Officer, o CIO.

CIO na Industria 4.0

O que acontece é que, de acordo com os conceitos da Indústria 4.0, todas as máquinas da indústria integram-se virtualmente, trocando comandos entre si e armazenando seus processos em nuvem, em uma plataforma de dados.

Todo o procedimento acontece em tempo real, em alta velocidade, e as equipes de cada área precisam estar conectadas, tanto entre si, umas com as outras e todas com o sistema, para responder rapidamente em caso de alguma falha, como uma queda no sistema.

E é aí que o papel do CIO se torna essencial, uma vez que esse profissional é capaz de realizar a leitura e traduzir os códigos de cada ação, conferindo agilidade e dinâmica, além de certa segurança durante os processos automatizados do sistema.

A liderança do CIO dentro do grupo do TI é essencial no controle de todas as ações. Um projeto bem implantado nos moldes da Indústria 4.0, que inclui não só automação, mas também a digitalização de cada etapa dos estágios de trabalho da empresa, traz ganhos enormes e muitos benefícios.

Um exemplo é a adoção de ERPs – Enterprise Resource Planning –  softwares de gestão integrada que auxiliam na coesão dos sistemas.

A ALFA Sistemas é uma empresa habilitada para implantar soluções ERP SAP Business One em sua empresa. Entre em contato e saiba como obter essa valiosa ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *