O Novo Varejo ou “New Retail” tem revolucionado o comércio mundial e dá ao cliente uma nova experiência de consumo. Quer saber mais sobre o assunto e descobrir como aplicá-lo em seu comércio? Leia nosso artigo:
Não é nenhuma novidade de que a internet tem mudado os hábitos da sociedade. Graças a ela, hoje em dia, não é mais preciso sair de casa para assistir algum filme, as notícias chegam em tempo real e se disseminam rapidamente e, até mesmo problemas bancários podem ser resolvidos através de um smartphone.
O modo de consumo também foi um dos hábitos que mudaram (e ainda está mudando com a internet). Antigamente, comprar algo era somente presencial e em horário comercial, porém, agora é possível efetuar compras sem sair de casa e fora do horário comercial.
Todo esse avanço tecnológico e mudanças no comportamento humano, foi preciso também que houvesse um aprimoramento nas empresas para que elas acompanhassem essas transformações, principalmente no mundo do varejo.
A exemplo disto, podemos citar o grupo chinês Alibaba que criou um conceito no varejo, mais conhecido como New Retail (ou novo varejo em português).
A instituição entendeu que com a tecnologia era possível melhorar a experiência do usuário, o que consequentemente, iria aumentar as vendas.
O Novo Varejo se baseia na ideia de unificar o online e o offline, com um único objetivo: mudar a experiência de consumo do cliente e colocá-lo no centro.
A partir do comportamento do cliente, elaborar um novo ciclo com novas estratégias, cada vez mais personalizada.
Essa nova prática tem como consequência deixar a vida do consumidor mais rápida e fácil.
O comercio mobile ou m-commerce, como o próprio nome já diz, é o comércio virtual realizado através de smartphones ou outros tipos de dispositivos móveis (tablets, notebooks, entre outros).
Para uma empresa que deseja atuar tanto no online, quanto no offline e que utilizará o comercio mobile como um canal de venda, é importante ressaltar que é preciso que ela invista nesse canal.
Possibilitar que o pagamento seja feito por meio de smartphones ou qualquer outro tipo de dispositivo móvel já deixou de ser uma tendência no novo varejo e passou a ser uma obrigação para os comércios que pretendem fidelizar clientes e vender mais.
Não basta apenas juntar o online e offline para que o novo varejo funcione. Para que ele seja efetivo, é preciso que todo processo funcione de forma integrada, desde o pedido de compra, estoque, logística e entrega.
Além disso, são tendências dentro do New Retail: cloud computing, SaaS, entre outras.
Essa tendência permite que a compra seja feita por diversos canais, como comprar um produto online e retirar na loja física e integrar os estoques dos canais de vendas.
O consumidor também sofreu mudanças na hora de escolher o melhor canal de compra. Com a chegada da crise o preço é um dos fatores mais levados em consideração.
Em 2006 o cliente diversificava apenas entre três canais, já em 2018 ele alterna entre oito.
Ou seja, a missão de atrair e fidelizar clientes precisa ser trabalhada para que na seja entregue muito mais do que o produto, mas sim uma experiência compra.
De acordo com a 39º edição do Webshoppers, realizada pela EBIT|Nielsen, em 2018 o e-commerce brasileiro ganhou 10 milhões de consumidores, que fizeram uma compra online pela primeira vez.
Entre os países da América Latina, o Brasil lidera o ranking em vendas online.
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