Retrabalho: Uma ação que todos tentam evitar, porém poucos conseguem.

Para os não familiarizados com a palavra, o retrabalho é basicamente o ato de refazer determinada atividade, pois ela não foi executada de forma adequada da primeira vez.

O retrabalho traz diversos problemas para o empregado, que tem de parar e refazer o que já foi feito, e para o empregador, que perde dinheiro, material e, o pior de tudo, tempo.

Quanto sua empresa já perdeu com o retrabalho?

As consequências do retrabalho são inúmeras, e nenhuma delas é boa. Nesse artigo, separamos as três piores, que afetam diretamente o faturamento da sua empresa.

Perda de tempo

Tempo é dinheiro. Nunca houve frase tão verdadeira quanto essa. Quando algo tem de ser refeito você não perde apenas o tempo para refazer esse processo.

É preciso considerar que primeiro você tem de parar, localizar o erro, recolher o produto, descobrir como e porque o erro aconteceu, e em seguida tem de interromper o atual trabalho do seu colaborador para que ele refaça o processo.

Perda de qualidade

Pressão, medo de errar novamente, trabalhar mais para consertar um erro que poderia ter sido evitado. Tudo isso passa a pesar sobre as costas dos seus colaboradores, fazendo com que a qualidade final do trabalho caia. O ritmo de toda a produção também diminui, ocasionando mais prejuízos para a empresa.

Insatisfação dos clientes

Essa é a pior consequência do retrabalho. Entregar algo errado ou danificado afeta diretamente a imagem de sua empresa. Cometa esse erro mais de uma vez e você provavelmente irá perder um cliente.

Na pior das hipóteses, isso também irá afetar a sua imagem, fazendo com que a empresa perca mais clientes ainda.

Como?

Imagine a seguinte situação: você é dono de uma distribuidora que entregou o produto errado ou vencido para o cliente — o que é um erro grave.

Esse problema gerou todo um processo para recolher o produto errado e entregar o produto certo. Você perde tempo e seu cliente também.

Ele fica furioso e resolve reclamar nas redes sociais, atingindo milhões de seguidores com uma crítica ruim direcionada à sua empresa. Além de perder diversos clientes em potencial, também é preciso trabalhar dobrado para neutralizar essa imagem negativa.

Evitando o retrabalho 


Como falamos no início do texto, retrabalho é algo que todos tentam e devem evitar, mas como fazê-lo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *