Empresas de todo o mundo, notadamente as pequenas e médias, estão optando cada vez mais pela tecnologia em Nuvem para se tornarem mais competitivas.

Essa é uma das principais conclusões de pesquisa publicada em 2017 pela IDC, empresa global líder em inteligência de mercado e consultoria.

Presente em 110 países, a IDC se associou à SAP, multinacional alemã de softwares de gestão, para realizar o estudo “Next Steps in Digital Transformation” (Próximas Etapas na Transformação Digital), e constatou que pequenas e médias organizações de todo o mundo escolhem a Nuvem para ter acesso a ferramentas que, de outra forma, não seriam acessíveis a empresas de seu porte. Com isso, ganham agilidade e eficiência em sua operação.

A tecnologia em Nuvem permite que empresas de pequeno porte superem diversos desafios importantes que enfrentam ao investir em TI, a saber:

Vale destacar que o estudo da IDC não trata da Nuvem apenas como solução de softwares e armazenamento. Empresas em rápido crescimento parecem especialmente interessadas em aplicativos baseados nas facilidades do recurso.

Empresas de todo o mundo já utilizam a tecnologia em Nuvem

Observe no quadro abaixo os números que comprovam a preferência de empresas de todo o mundo por tecnologia em Nuvem, de acordo com pesquisa mundial da IDC sobre pequenas e médias empresas.

Recursos de Nuvem são amplamente aceitos

O estudo IDC/SAP também demonstrou que as soluções baseadas em Nuvem não estão sendo usadas apenas por empresas em rápido crescimento, e agora lideram a preferência no mercado como um todo.

Sendo assim, fica claro que provedores de soluções precisarão se dedicar a desenvolver e oferecer soluções de entrega em Nuvem, para atender cada vez mais às necessidades das empresas.

Entre as principais vantagens que o uso da tecnologia em Nuvem pode trazer às empresas, se destacam:

Segundo a pesquisa da IDC, mais de 70% das pequenas e médias empresas que implementaram serviços em Nuvem afirmam que os principais benefícios previstos foram alcançados ou superados.

Fica patente na pesquisa que muitas pequenas e médias empresas dependem da Nuvem para fornecer aplicativos-chave, como ferramentas de colaboração e gestão do relacionamento com o cliente. Entre os principais aplicativos de Nuvem usados atualmente pelas organizações, se destacam:

No Brasil, maioria também prefere tecnologia em Nuvem

No Brasil, o estudo da IDC mostrou que 51,5% dos entrevistados preferem soluções na Nuvem, em geral, contra 37,2% que optam por soluções locais, e 11,3% não apresentaram preferência.

Entre os fatores que desestimulam o uso da tecnologia em Nuvem no país, se destacam preocupações com a segurança dos dados e com a confiabilidade do serviço, incluindo disponibilidade, backup de dados, etc. Ficar restrito a apenas um provedor de serviços também é um item que incomoda os entrevistados.

O estudo da IDC/SAP contêm importantes insights e orientações para os gestores de empresas, e pode ser acessado por completo aqui.

A SAP, que fabrica um dos ERP (Enterprise Resource Planning) mais conceituados do mercado, o SAP Business One, também fornece seu sistema de gestão na modalidade Saas (software as a service, ou software como serviço), oferecendo a um custo acessível, na Nuvem, todas as funcionalidades e vantagens de um sistema que é líder mundial.

Com o SAP Business One na Nuvem você pode integrar e agilizar seus principais processos – inclusive finanças, vendas, estoque e muito mais.

E como a solução é hospedada e atualizada por especialistas em data centers seguros e de primeira linha – protegidos 24 horas por dia, sete dias por semana –, você pode se dedicar a aprimorar seu negócio, em vez de se preocupar com TI.

SAP Business One na Nuvem cresce com a empresa

Outra vantagem do SAP Business One é que ele é um sistema escalável. A empresa pode adquirir apenas a configuração básica e expandir gradativamente o ERP, acompanhando as mudanças à medida que a organização cresce.

Fale hoje mesmo com a ALFA Sistemas e saiba mais sobre o SAP Business One na modalidade SaaS. A ALFA é partner da SAP para a distribuição, implantação e consultoria no SAP Business One, um dos ERPs mais utilizados do mundo.  Nossos consultores estão habilitados a auxiliá-lo a encontrar as melhores respostas para suas necessidades, obtendo maiores produtividade e lucros.

Sobre a ALFA – Fundada em 2002, a ALFA tem em seu portfólio mais de 500 projetos de sistemas de gestão implantados com sucesso em vários Estados do Brasil, em companhias de porte variado nos segmentos industrial, comercial, de prestação de serviços e de distribuição. Entre os clientes atendidos destacam-se empresas como ASICS, Bioritmo, Montreal Magazine, Multilaser, Santil e Smart Fit, entre muitas outras.

Com sede na cidade de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, a ALFA oferece soluções em sistemas e consultoria permanente em softwares de gestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *