Muitos veem a rastreabilidade como uma obrigação determinada pela ANVISA, algo que deve ser cumprido e pronto. Mas ela vai muito além disso. Se aplicada corretamente, a rastreabilidade será a maior aliada de sua empresa.

Rastreabilidade é a capacidade de traçar a história, aplicação ou localização de um determinado produto, ou lote de produtos, através de identificação.

Como o próprio nome indica, ela mostra onde está o seu produto, para quem foi vendido determinado lote. Através dela, é possível rastrear todo o caminho que seu produto seguiu. E se sua empresa é do segmento de distribuição, ou de distribuição medicamentos, a rastreabilidade é essencial para seu negócio.

Benefícios da Rastreabilidade

Através dela é possível prevenir problemas como o desvio de medicamentos ao longo da cadeia produtiva, o que tem um impacto direto no seu negócio! É importante lembrar que quando um medicamento é roubado, por exemplo, todas as garantias de armazenamento do produto são perdidas, e isso afeta sua qualidade.

No segmento de distribuição de medicamentos, se a rastreabilidade for corretamente utilizada por todos os participantes do processo (indústria farmacêutica, distribuidoras e mercado consumidor – hospitais, clínicas e farmácias), apresenta outra grande vantagem.

Em casos de intoxicação medicamentosa, alergias e/ ou outras complicações, por exemplo, é possível identificar com facilidade o lote utilizado, rastreando a origem, condições de armazenamento, componentes usados na fabricação e qual o fornecedor de origem.

Tudo isso agiliza um eventual processo de recall, além de ajudar a identificar e retirar rapidamente do mercado lotes de produtos que possam ter problemas de qualidade.

Essas funcionalidades diminuem os custos da logística reversa, facilitando a obtenção de créditos e ressarcimentos da indústria. Além disso, ajuda a organizar o estoque, possibilitando maior controle do mesmo.

Como se pode ver, a rastreabilidade é muito mais que uma obrigação da ANVISA. É uma aliada poderosa do distribuidor, e do seu negócio.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *