Artigos CEO’s
É certo dizer que a pandemia acelerou a transformação digital. Em 2020, por exemplo, 40% das empresas, em todo o mundo, incluíram o sistema na nuvem aos planejamentos de expansão. Atualmente, quase 55% investem na segurança.
Entretanto, considerando os riscos financeiros que a falta de uma gestão cibernética traz às empresas, o número de negócios que utilizam soluções em nuvem ainda é baixo.
A boa notícia, porém, é que 56% das organizações confiam que a nuvem é uma plataforma estratégica para crescimento e inovação, segundo dados da PwC. Enquanto, 74% das lideranças estão engajadas em estratégias de segurança digital.
Portanto, para aumentar este número, e também minimizar os riscos de invasões, durante o artigo, você conhecerá os benefícios de implantar um sistema na nuvem na sua empresa.
Boa leitura!
Ainda que o mercado de tecnologia seja extenso, a falta de talentos é o maior desafio das organizações.
Conforme o relatório ‘Transformação Digital no Brasil’ realizado pelo Samba Digital, 45,7% das empresas brasileiras estão na fase de implementação digital. Por exemplo, soluções em nuvem.
Entretanto, devido à escassez profissional na área de tecnologia, cerca de 408 mil, os tomadores de decisão estão preocupados com o futuro tecnológico; 31% dos executivos consideram a falta de talentos uma barreira para a adoção de um sistema na nuvem. Carência de habilidades em recursos como, arquitetura de nuvem e segurança cibernética são grandes obstáculos.
Nesse sentido, para minimizar o impacto causado pela necessidade, recomenda-se a implantação de treinamentos digitais. O objetivo é que os gestores ganhem autonomia para executarem o recurso, bem como a consciência sobre como evitar ataques cibernéticos.
Assim, com ferramentas voltadas ao desenvolvimento de habilidades tecnológicas, os gestores terão maior confiança para ministrarem processos.
Porém, vale ressaltar que a aplicação dos treinamentos não elimina o suporte integral do sistema de gestão em nuvem. Visto que 80% das invasões digitais são consequências de erros humanos, ao menor sinal de problema, o suporte sempre deve ser acionado.
Engana-se quem acredita que serviços em cloud são destinados apenas às questões operacionais e administrativas, a experiência do cliente também pode ser mensurada por meio das soluções em nuvem.
Segundo a PwC, 29% dos executivos que optam pela implantação da ferramenta buscam melhorias na experiência do consumidor, isso porque o recurso oferece fluidez e agilidade nas informações. No mercado omnichannel, por exemplo, onde as respostas devem ser rápidas e eficientes, a adoção da nuvem é uma ótima aliada.
Pois, com toda a base online, como, a jornada de compras, a equipe tem acesso às informações com mais velocidade, fornecendo de forma assertiva a assistência exigida pelos clientes.
Além disso, conforme informações da Zendesk, 60% dos consumidores utilizam o item ‘resolução rápida’ como prioridade ao avaliar o atendimento da equipe.
Parece óbvio, entretanto muitas empresas têm dificuldade em alinharem a real necessidade de implantar um sistema na nuvem.
Conforme o relatório ‘Negócios na Nuvem’, da PwC, 39% dos diretores de tecnologia preferem inovação, enquanto 25% dos diretores financeiros e de operações, melhora da resiliência.
Além disso, quando questionados sobre maturação digital, as opiniões também divergem: 66% das lideranças tributárias acreditam na maturidade da empresa, contra 50% e 43% dos diretores financeiros e gerenciadores de risco, respectivamente.
Nesse sentido, manter as expectativas alinhadas é o primeiro passo para a excelência na implantação. Pois, com objetivos distintos, setores inteiros ficam defasados e um recurso que serve para gerar valor ao negócio, perde o objetivo.
Antes de desenhar o escopo da implementação de um sistema de gestão em nuvem, atente-se aos seguintes tópicos:
A primeira pergunta que os tomadores de decisões devem fazer em conjunto é: ‘Como a nuvem pode ajudar a gerar mais valor à minha área?’ Em seguida, identificar as oportunidades que serão sanadas pela ferramenta.
Como resultado, empresas que unem forças para alinhar estratégias conseguem reduzir até 20% os custos operacionais.
Soluções em nuvem são inovações que precisam de maturidade para serem implantadas. Portanto, é fundamental que a equipe de tecnologia mostre aos executivos a importância da ferramenta e estes estejam dispostos a cooperarem com a mudança.
Por exemplo, em razão dos crescentes ataques digitais, a tendência para 2025 é que 50% dos dados globais estejam armazenados in cloud, como revela o Cybercrime Magazine. Além disso, estima-se que o prejuízo decorrente das invasões atinja U$S 10,5 trilhões, por ano. Assim, implantar a ferramenta é uma forma de prevenção.
Em razão da alta complexidade, a adoção de um sistema em nuvem requer parceiros sêniores. Por isso, prefira recursos que entreguem 100% do potencial.
Nesse sentido, as soluções em nuvem do SAP Business One garantem ao seu negócio, itens essenciais de excelência como, migração, serviços financeiros, segurança e sistemas multi-nuvem.
Conforme o ‘Acordo de Paris’ em 2015, até 2050 todo o mundo deverá se empenhar para eliminar por completo as emissões líquidas de gases de efeito estufa.
Dessa forma, um sistema de gestão em nuvem auxilia na redução de carbono escopo 2, ou seja, emissões indiretas, provenientes do alto consumo de energia elétrica, por exemplo. E as de nível 3, ligadas ao descarte de resíduos.
Portanto, considerando que 76% dos consumidores interrompem relações com as empresas ao descobrirem abusos aos colaboradores, bem como ao meio-ambiente, migrar seu sistema para nuvem pode ser o primeiro passo para atrair novos clientes e fidelizar antigos.
Maturidade digital não é fácil, exige paciência e conhecimento dos desafios do mercado.
Somente neste primeiro semestre, o Brasil já alcançou um índice semanal de crimes cibernéticos de 46%, representando 1.540 ocorrências por semana, maior que a média global: 1.200, assim como afirma o relatório Check Point Research.
Além disso, somos o 2º lugar no ranking de países que mais sofrem ataques cibernéticos no mundo.
Portanto, posso afirmar: um sistema em nuvem reduz prejuízos financeiros e operacionais.
Afinal, a invasão de sistemas gera custos altíssimos às empresas que precisam contratar especialistas para a remoção do malware, além de contribuir diretamente na perda de confiança de clientes e parceiros, uma vez que dados confidenciais ficam em risco.
Nesse sentido, a melhor maneira para prevenir sua empresa contra invasores é adotar soluções em nuvem que integradas ao SAP Business One, além de reduzir os custos do seu negócio em 70%, ainda fornecem mais segurança e confiabilidade das informações.
Agora é a sua vez!
Conta pra mim nos comentários: como o sistema de gestão em nuvem pode ajudar na segurança da sua empresa?
R. Manoel Coelho, 303
São Caetano do Sul
R. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 214 - Sala 524
ALFA SISTEMAS DE GESTAO LTDA - 07.640.028/0001-32
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade -