17 out, 2022

Artigos CEO’s

Lutar sempre foi nossa maior arma para conquistar novos horizontes. Ficar parado, esperando as coisas acontecerem nunca foi nosso forte. 

Aliás, sabemos que a única coisa que cai do céu, é a chuva. O restante, devemos arregaçar as mangas e fazer acontecer e foi isso o que fizemos. É isso o que fazemos!

Tudo começou em 2002, quando motivados pela indignação de não aceitar fazer trabalhos mal-feitos e a liberdade de: “Tendo a nossa própria empresa poderíamos fazer mais e muito melhor”, Fábio Rogério, CO-CEO da ALFA Sistemas de Gestão, a vontade de resolver problemas por meio da tecnologia foi construída.

A ALFA nasceu da vontade de resolver problemas com qualidade e excelência com soluções SAP Business One que aceleram o crescimento das empresas de forma sustentável e em grande escala.

Porém, não foi fácil e mesmo após 20 anos, ainda não é. Porque quando fica fácil é sinal que o comodismo tomou conta e não somos acomodados, somos indignados. 

Não aceitamos menos do que explorar todos os recursos até encontrar a solução ideal que sane por completo as dores de nossos clientes.

Por isso, conheça agora como nos tornamos ALFA Sistemas de Gestão, o parceiro gold da SAP e quais os planos para os próximos anos.

Boa leitura!

Dois telefones, uma missão

A jornada tecnológica de Alexandre Dias e Fábio Rogério começou cedo, na Microsiga, atual TOTVS. Alex era analista de implementação e Fábio, estagiário. E após muita dedicação e excelência nos resultados, ambos foram promovidos. 

O jeito despojado e conversador de Alexandro Dias, o levou para coordenação de projetos. A performance centrada de Fábio abriu portas para a programação, e mesmo gratos com as oportunidades não estavam totalmente satisfeitos e sabiam que poderiam alcançar voos maiores.

Então, Alex foi o primeiro a deixar o ninho. Saiu da Microsiga e passou a atender sozinho, nos fundos da casa da avó, localizada na periferia da zona leste de SP, alguns clientes. Onde, depois de muita persistência, notou o crescimento da demanda. 

Em seguida, percebeu que não conseguiria dar conta de tudo sozinho, buscando em Fábio, o braço que faltava e entregando-lhe a missão de analista de desenvolvimento.

A oportunidade estava em nossas mãos

A parceria dava certo, as coisas aconteciam e novos clientes surgiam. Então, em 2002, Alex teve a ideia que mudaria para sempre a vida dos amigos: “Fábio, aqui temos oportunidade de crescer. O que acha de abrirmos uma consultoria e você ser meu sócio?” 

Mas Fábio não aceitou de primeira, afinal a proposta não era nem um pouco atraente; 10% do negócio apenas? O analista riu e foi categórico: “50%! Senão, pra mim, não rola.”

Alexandro sabia que o amigo estava certo e, considerando que ambos não tinham nada a perder, aceitou a contra-proposta. 

Dessa forma, começou o real processo de consultoria, bem como os desafios:

> Como seria o processo de vendas?

> Como trariam mais clientes?

> Como entregariam os projetos?

E enquanto eles ainda estavam no processo de resolver pendências, chegou um cliente de grande porte e foi nesse momento que Alex e Fábio entenderam precisarem de mais ajuda, e também um nome.

Tudo na tecnologia dá pra fazer

A cultura de união que hoje conhecemos veio desde o nascimento da consultoria. Assim, sempre priorizando a família, Alex e Fábio contavam com o apoio das esposas, Alessandra e Lilian, encontrando nelas, a inspiração que faltava para a expansão. 

Percebendo a angústia de Alex sobre a responsabilidade de se vender ao mercado como profissional e não um amador, Alessandra teve a big ideia

Se tudo na tecnologia pode ser feito, se para tudo se pode dizer ‘sim’, por que não ‘Sim Consultoria’?” Sem pensar muito, Alex aceitou a sugestão, e ao lado de Fabio, personalizaram a palavra, acrescentando um ‘y’ e dois ‘m’, transformando-a em SYMM. 

Dessa forma, nascia o primeiro nome e conceito da marca: “Nunca falar ‘não’ para o cliente e tratar cada projeto como um desafio único. SYMM, tudo é possível!” 

E com essa essência, os amigos foram em busca de pessoas indignadas que complementassem o time e entregassem aos clientes, a excelência que ambicionavam.

“Nunca nos contentamos em não ter um problema resolvido em definitivo, em ter o usuário reclamando que o sistema não funcionava do jeito que ele precisava. Sempre nos focamos em entender de fato o que o cliente precisa e a partir dai propor uma solução que seja efetiva e bem feita.”, Fábio Rogério.

O tempo foi passando e mais clientes, projetos e pessoas agarravam o desafio. Lilian, esposa de Fábio, se dedicava à gerência de projetos, Alessandra atuava no comercial. Claudio Delcole, foi o primeiro consultor. Alex assumiu a posição de CEO, enquanto Fábio de Co-CEO, e num escritório que cabia no máximo seis pessoas, a estrutura de consultoria dava os primeiros sinais de vida.

Novos horizontes, novas oportunidades

Em 2010, a SYMM Consultoria recebeu novos braços. Naquele ano, o escritório contava com 15 pessoas entre:

> Financeiro

> Administrativo

> Comercial e

> Projetos 

E percebendo a carência do mercado de profissionais em tecnologia, Fábio e Alex criaram a primeira academia de consultores. O objetivo era fornecer treinamentos de serviços TOTVS aos estudantes de tecnologia, ao final, aqueles que se destacassem seriam contratados como estagiários. 

Como resultado da primeira experiência, Tailan Oliveira ganhou o cargo: “Na época, éramos Partners TOTVS. Então, vendíamos licença em projetos TOTVS.”, que se seguiu até 2012, momento em que reforçaram a parceria e criaram o produto GCV.

Projeto GCV: sinônimo de expansão

Gestão Comercial para Varejo (GCV) foi a primeira grande conquista da SYMM Consultoria, pois a iniciativa evoluiu para solução TOTVS, resultando em dois selos de parceria: vendas de licença e software partner, desenvolvimento de produtos.

Como fruto da dedicação de Tailan e de toda a equipe, Tailan recebeu a missão de percorrer o Brasil inteiro, levando o nome da SYMM Consultoria do Oiapoque ao Chuí, ajudando a TOTVS a ganhar grandes clientes, aumentando as competências do varejo por meio da solução e contribuindo para o crescimento do nosso portfólio.

Mas como nem tudo são flores, alguns desafios apareceram no caminho e, devido a uma mudança de estrutura, Fábio e Alex decidiram paralisar a parceria e iniciar com a SAP. 

Nesse momento, houve renascimento, por essa razão, um novo nome surgiu: ALFA Sistemas de Gestão. 

No início, éramos vinculados a outra consultoria e devido aos resultados, fomos notados pela própria SAP que nos propôs parceria.

Em 2016, aceitamos o desafio, nos desvinculamos da outra consultoria, e nos tornamos Partner SAP, do qual batemos a meta e nos tornamos silver partner, parceiro prata. 

Os resultados permaneceram nos anos seguintes, e em 2019, batemos o equivalente para nos tornar gold partner, parceiro ouro.

“Nenhuma outra consultoria no Brasil conseguiu isso em tão pouco tempo. Então, somos muito bem-vistos dentro da SAP como uma empresa muito promissora, com muita oportunidade de crescimento, justamente por essa velocidade e empenho que viemos trabalhando.” Tailan Oliveira

ALFA Sistemas de Gestão: metodologia + prática = crescimento

Como resultado da dedicação, união, indignação e liberdade, a ALFA Sistemas de Gestão entrou para o G8 SAP e está entre as oito melhores consultorias do Brasil entre 17 mil parceiros com mais de 500 projetos entregues, 150 clientes e um faturamento de R$ 20 milhões.

Desde o início, usamos o aprendizado e inovação para nos tornar a melhor consultoria SAP Business One do Brasil. Engajamos nosso time com metodologias assertivas, como o OKR, em que cada departamento tem a própria meta para juntos atingirmos quatro objetivos:

> Aumento de receita

> Aumento de lucratividade

> Redução de custos

> Ambiente organizacional positivo

Não deu outra! Estimulamos a equipe, aumentamos a produtividade e superamos as expectativas. 

Por exemplo, graças ao empenho de todo o time, realizamos um trabalho com as Lojas Impecável que resultou em matéria na Forbes americana. Como resultado, nos tornamos a primeira consultoria brasileira com visibilidade internacional.

Planos para o futuro da ALFA sistemas de Gestão

Para os próximos 20 anos, o desejo é o mesmo que no primeiro dia nos fundos da casa da avó de Alex: “Toda nossa equipe tem de estar alinhada com esta visão: Temos de superar a expectativa do cliente e entregar com muito gosto e qualidade aquilo que nos comprometemos. Não tem outra diretiva. 

Estamos trabalhando para que os próximos 20 anos sejam ainda mais relevantes, atendendo clientes maiores, clientes mais exigentes, com muito mais garra, energia e determinação do que nos trouxe até aqui.”, Fábio Rogério.

Portanto, somos gratos a tudo o que conquistamos até aqui, mas sabemos: podemos conquistar mais e iremos. 

Assim, até 2025 nosso plano é se tornar a terceira maior e melhor consultoria SAP Business One.

Por isso, continuaremos indignados com respostas fáceis, pois o fácil não leva ninguém ao topo e estamos prontos para permanecer no topo nos próximos 20 anos e sem falar ‘não’ para os clientes.

Vem pra ALFA!

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