Segundo divulgado pelo Governo federal, o calendário eSocial para PME’s tem o fim de seu prazo no dia 16 de julho de 2018.

Na categoria de pequenas e médias empresas se encaixam as que correspondam ao regime tributário simples nacional, microempreendedores individuais (MEIS) e pessoas físicas com empregados.

Caso não seja realizado o cadastro do empregador e a divulgação de tabelas e informações relativas a empresa até a data determinada, as penalidades se manifestam em multas e perda de benefícios para os colaboradores.

As grandes empresas, com faturamento maior que 78 milhões, atendem à obrigatoriedade desde o mês de janeiro deste ano e continuam se adaptando às fases de implantação.

A ferramenta utilizada para o registro de informações de caráter fiscal sobre os cumprimentos de obrigações trabalhistas, previdenciárias e de prestadoras de serviço, estabeleceu novas normas e procedimentos para a disponibilidade destes dados, o que tem feito com que empresas de todos os tamanhos tenham que reestruturar seus bancos de dados e formas de registro em diferentes áreas.

Data limite do eSocial para PME’s

O lançamento de tabelas, eventos periódicos e não periódicos tem suas próprias especificações e prazos individuais, e como antes, devem ser respeitados à risca sob risco de penalidades em forma de multas, que agora são geradas automaticamente pelo sistema.

A implantação do eSocial para PME’s é realizada em etapas, e para cada uma delas há uma data limite:

As multas mais pesadas são referentes à ausência do cumprimento da data limite desta última etapa: normas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), que contempla dados avaliativos de riscos ocupacionais, treinamento de funções, exames de admissão, periódicos, demissionários, que pode variar de R$ 402,53 a R$ 4.025,33.

Também a falta de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) que gera uma multa variável entre o limite mínimo e máximo do salário de contribuição, podendo dobrar em caso de reincidência.

Confira também o calendário de obrigações contábeis e fiscais deste ano!

Sobre a ALFA Consultoria SAP Business One

Fundada em 2002 e com sede em São Caetano do Sul, a ALFA Sistemas tem em seu portfólio mais de 500 projetos de sistemas de gestão implantados com sucesso em vários Estados do Brasil, em companhias de porte variado nos segmentos industrial, comercial, de prestação de serviços e de distribuição. Entre os clientes atendidos destacam-se empresas como ASICS, Bioritmo, Montreal Magazine, Santil e Smart Fit, entre muitas outras.

Dicas Empreendedoras SAP Business One