O que é ERP e como sua empresa pode Lucrar com ele

Navegue por tópicos!

Com a evolução constante da tecnologia, e em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas têm buscado formas de agilizar e aprimorar seus processos. Uma das soluções mais apropriadas é a adoção de um ERP, sigla para Enterprise Resource Planning.

E se você está se perguntando o que é ERP?

Saiba que ele é um software integrado de gestão, que reúne em uma única plataforma informações gerenciais de todos os setores de uma empresa, como sistemas de contabilidade, finanças, fiscal, RH, suprimentos, patrimônio e vendas.

A ferramenta, que pode ser utilizada nos segmentos industrial, comercial e de serviços, integra as atividades, automatiza processos, facilita o gerenciamento e elimina a necessidade de vários programas e controles departamentais paralelos.

O ERP normalmente é disponibilizado em módulos, um para cada área da empresa, sendo alguns comuns a qualquer segmento. Porém, cada ramo de atividade possui suas particularidades e necessita de módulos específicos.

Por que preciso investir em um ERP de qualidade?

Existem diversos fatores que justificam o investimento em um sistema ERP de qualidade. Confira alguns:

  • Controle e padronização de processos: quando processos de emissão de relatórios e notas fiscais, atendimento ao cliente e muitos outros são organizados e padronizados dentro do ERP a empresa economiza tempo e melhora sua produtividade;
  • Visão e redução de erros: a tomada de decisões é rápida e inteligente, e pode reduzir drasticamente os erros em diversos níveis da organização;
  • Estoque otimizado: os softwares ERP permitem reduzir o estoque na empresa, diminuindo o investimento e o local para guardar os produtos. Com o controle, é possível negociar os insumos com preços menores;
  • Aumento de produtividade e qualidade: a produtividade aumenta, visto que os processos são automatizados, e os erros caem a níveis mínimos. Os sistemas ERP evitam que a logística despache produtos errados para clientes, ou então que ocorram falhas de processo na fabricação de produtos, acabando com a perda de tempo e dinheiro.

Qual o melhor ERP?

Entre os ERPs disponíveis atualmente no mercado, o SAP Business One é um dos melhores, indicado para pequenas e médias empresas.

Ele traz em seu escopo toda a expertise da multinacional alemã SAP, líder global em sistemas de gestão. Contate a ALFA Sistemas, e saiba mais sobre como o SAP Business One pode otimizar os processos de sua empresa, gerando maior lucratividade.

ALFA Consultoria SAP Business One

ALFA Consultoria SAP Business One

Desde 2002, a ALFA ERP oferece ao mercado soluções em gestão e tecnologias de ponta para alavancar o crescimento das Pequenas e Médias Empresas.

Conheça a ALFA