O correto gerenciamento do estoque é fundamental para empresas do segmento da saúde, seja para o distribuidor ou para os clientes que recebem o produto, hospitais, farmácias, etc.

Afinal, a falta de um medicamento pode ocasionar sérios danos à saúde das pessoas. Por conta disso, a atenção com o estoque das distribuidoras de medicamentos deve ser redobrada.

Neste post, abordamos três erros graves que você pode estar cometendo em sua empresa, e a melhor forma de resolvê-los.

Níveis de estoque indesejados

A não utilização de um sistema de gestão pode gerar enorme desequilíbrio no estoque, aumentando significativamente o potencial de erros. Esses erros vão desde produtos encalhados até itens em falta ou vencidos.

Imagine a seguinte situação: a distribuidora possui um lote com vencimento em 2017, mas envia para o cliente o lote que vence em 2019, deixando o de 2017 esquecido no estoque.

Quando uma nova encomenda chega, você se prepara para enviar o lote mais novo para o cliente, porém percebe que o mesmo não está mais lá, e o único que encontra é o de 2017, que já está vencido.

Produtos encalhados

Medicamentos parados no estoque significam investimento parado. Em geral, isso ocorre por falhas na conferência ou falta de controle de lotes, resultando em perda financeira.

Um problema que pode ser facilmente resolvido se você souber quais dos seus produtos vendem mais e são mais procurados.

Assim, poderá direcionar seu investimento para eles, enquanto os produtos que não são tão solicitados podem ser comprados em menor quantidade.

Problemas de logística

Entregas atrasadas, entregas erradas. Além de gerar custos extras, esse tipo de problema atinge diretamente a imagem da organização.

A empresa passa a ter sua credibilidade reduzida e coleciona clientes insatisfeitos. No segmento de saúde, é um erro preocupante.

Imagine a seguinte situação: o paciente precisa urgentemente de um medicamento que o hospital não tem, pois a distribuidora fez a entrega errada.

O produto teve que retornar para o estoque para correção e reenvio. O que acontece com o paciente? E o hospital? Será que depois de todo esse transtorno ele continuará comprando com você?

Como evitar os erros

Antes de tudo, erros devem ser evitados. Por isso, é importante falar das soluções que eliminam os problemas citados acima, ajudando as distribuidoras a conquistarem uma gestão eficiente.

O SAP Business One é o melhor sistema de gestão para ajudar em todos esses procedimentos, fazendo com que sua distribuidora elimine os erros, reduzindo, e muito, os custos operacionais!

Faça um Test-Drive do SAP Business One gratuitamente

Obs.: É necessário ter o Flash instalado e atualizado.

E lembre-se…
Ferramentas adequadas podem gerar uma gestão mais eficiente!
Evitando erro, retrabalho e prejuízos.

 

Dicas Empreendedoras SAP Business One