Artigos CEO’s
Olá, tudo bem?
Você sabe o que são robôs autônomos e a importância para o varejo? Só neste primeiro semestre, o e-commerce brasileiro cresceu 26,9% com um faturamento de R$ 161 bilhões, como aponta o levantamento feito pela SmartHint com a divulgação do E-commerce Brasil.
Assim, devido à alta demanda e uma expectativa de crescimento global de U$S 3,4 trilhões até 2025, as empresas devem se preparar para aumentar a precisão do estoque, além de prazos de entrega mais rápidos. E é aqui que a adoção de robôs móveis se torna fundamental.
Pois, com o avanço das vendas, a tendência é que trabalhos manuais complexos como, a organização do estoque, sejam desenvolvidos por inteligência artificial.
Contudo, vale ressaltar que os humanos não serão substituídos, ao contrário, robôs e humanos trabalharão juntos: “Embora [inteligência artificial] a IA altere radicalmente como o trabalho é feito e quem o faz, o maior impacto da tecnologia será complementar e aumentar as capacidades humanas, não substituí-las”, Harvard Business Review.
Nesse sentido, ao longo deste artigo, falarei sobre os desafios de adotar robôs autônomos no estoque, e também as tendências para os próximos anos.
Boa leitura!
Robôs autônomos são tecnologias inteligentes que visam o aumento da produtividade, trazendo melhorias ao negócio.
Podendo ser incluído em qualquer setor, o grande diferencial da tecnologia é a possibilidade de locomoção sem o auxílio de fatores externos. Ou seja, basta definir um objetivo e um trajeto e deixar o restante com a máquina.
Por exemplo, na organização do estoque, a inteligência realiza o trabalho baseado apenas nas informações do sistema, em menos horas e maior quantidade.
Assim, também conhecido como Autonomous Mobile Robots, AMR, os robôs autônomos trabalham turnos de 15h contínuas carregando quilos excessivos, e na hipótese de faltar bateria ou encontrar algo no caminho, a máquina tem autonomia para se auto-carregar. Bem como, desviar de objetos e pessoas.
Muito utilizado no estoque, segundo dados da Zebra, em 2021, 85% dos decisores globais priorizaram a otimização da mão de obra, conquistando as seguintes soluções:
Quando falamos em números, os resultados também surpreendem:
O uso de robôs autônomos para o estoque cresce a cada ano em todo o mundo. Segundo o último relatório da International Federation of Robotics, a Ásia é líder no ranking com aproximadamente 267 mil robôs instalados nas indústrias, sendo a China, a maior representante do crescimento: 168 mil.
Por outro lado, no Brasil, a inovação caminha a passos curtos. Desde 2015, o país conta com apenas 1595 unidades, um progresso anual de somente 3%. Gestores apontam que falta de conhecimento tecnológico e dificuldade financeira são os maiores desafios.
Entretanto, Edicley Machado, gerente de marketing e engenharia da Omron Brasil, ressalta a importância de investir em culturas de inovação nas empresas, visando o aumento da produtividade e a segurança dos colaboradores.
Nesse sentido, a adoção de robôs móveis torna o negócio resiliente, economiza tempo e otimiza a mobilidade.
Globalmente, os tomadores de decisão entendem a importância de implantarem recursos inteligentes no estoque. Entretanto, 61% não têm ideia de como começar, enquanto 55% planejam investir em robôs autônomos até 2023.
Além disso, para os próximos anos, a tendência é que existam maiores investimentos para o setor, uma vez que decisores e colaboradores estão preocupados com a eficiência do trabalho.
Pois, com o crescimento das vendas online, a projeção é que a demanda logística fique prejudicada. Por isso, 64% dos gestores pretendem, nos próximos cinco anos, adotarem soluções automatizadas de mobilidade.
Além disso, até 2027, estima-se que mais de 85% das empresas implantem robôs móveis para:
Além disso, mesmo com a implantação da inteligência, os tomadores de decisão estão cientes que colaboradores e máquinas deverão trabalhar juntos visando o equilíbrio do fluxo e eficiência.
Transformação digital é uma realidade e cada vez mais as empresas precisam estar preparadas para as mudanças tecnológicas.
Por exemplo, a criação de experiências híbridas, onde o consumidor experimenta roupas por meio de realidade aumentada, é uma tendência que em breve será realidade em todos os e-commerces. Assim, a adoção de robôs autônomos no estoque é maximizar experiências positivas.
Pois, pense comigo!
Sabendo como ficará a peça, o consumidor realiza a compra, automaticamente, o robô busca o produto, entrega ao colaborador que fará o pacote para retornar ao robô, e por fim ser despachado. Transformando o trabalho em algo dinâmico e preciso.
Além disso, não podemos esquecer que a implantação faz parte de um sistema integrado, facilitando diretamente todo o ecossistema por meio de conexão entre os setores.
Nesse sentido, o SAP Business One é o mais indicado para a mudança, afinal, o ERP envia informações aos robôs que farão o trabalho com maior eficiência e de forma automatizada. Enquanto, os colaboradores realizam ações com maior valor ao negócio.
Sendo assim, agora que você já sabe por que incluir robôs autônomos no estoque, conta pra mim:
Como a inteligência artificial integrada ao SAP Business One contribuiria com o crescimento da sua empresa?
Escreva nos comentários!
R. Manoel Coelho, 303
São Caetano do Sul
R. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 214 - Sala 524
ALFA SISTEMAS DE GESTAO LTDA - 07.640.028/0001-32
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade -