10 jun, 2022

O ALFA BI Analytics é o novo produto da ALFA Sistemas de Gestão, com ele, você transforma dados brutos em informações relevantes e detalhadas para tomadas de decisões que impactam o futuro da empresa.

Por meio da ferramenta, é possível coletar informações através de diversas fontes, como, documentos, planilhas, base de dados da empresa, entre outros. 

Após o colhimento, é dever dos gestores organizar as informações, analisá-las e compartilhar os resultados com os membros da equipe.

Por isso, na prática, o ALFA BI Analytics extrai relatórios informativos desde o primeiro dia da implantação para ajudá-lo com os indicadores de tendências e visões macros de dados dinâmicos para uma visão analítica dos ofensores.

Por exemplo, imagine que o seu segmento é alimentício e você precisa analisar as metas de produtos trocados. Com o auxílio do ALFA BI, é possível verificar, de forma individual, as filiais que ultrapassaram, e assim, obter insights para campanhas de melhoria. 

Além disso, com o Power BI da ALFA, você tem uma visão geral de todas as filiais, podendo dividi-las como preferir, seja por vendedor, loja, ou produtos. Todo o necessário para a implementação de melhorias, visando a eficiência financeira e gerencial da sua empresa.

Sendo assim, ao longo deste artigo, falaremos sobre os funcionamentos mais relevantes do ALFA BI Analytics. 

Ao final, fale com um de nossos especialistas e saiba como implantar o Power BI ao seu negócio.

Boa leitura!

Vendas por produto com ALFA BI Analytics

Com o ALFA BI Analytics você tem a visão completa de todos os produtos vendidos da matriz ou filiais, num determinado período

Para uma análise mais detalhada, você pode filtrar por:

  • Ano
  • Mês
  • Região
  • Produto
  • Grupo de produtos
  • Filial

Além disso, é possível criar um ranking com os dez produtos mais vendidos, e também um TOP 10 do faturamento dividido por grupos, como, por exemplo, grãos.

A ferramenta também permite que você saiba o ticket médio das vendas, conforme o filtro aplicado, sendo calculado o valor acumulado das vendas por período dividido pelas notas fiscais de saída. Enquanto o faturamento total, mostra o valor acumulado das vendas no período.

Faturamento por grupo com ALFA BI Analytics

Analise quais produtos impactam o seu faturamento com o faturamento por grupo. O objetivo deste indicador é mostrar, por meio de um ranking, quais produtos têm poucas vendas, e assim, criar estratégias de melhorias

Por outro lado, o TOP 10 Produtos indica os produtos mais vendidos e o quanto eles impactam positivamente nos lucros do seu negócio.

Faturamento por período 

Com o ALFA BI Analytics você tem uma visão detalhada do faturamento mensal da sua empresa

Dessa forma, é possível identificar as oscilações dos períodos, bem como descobrir as tendências e a sazonalidade de cada produto. O indicador auxilia diretamente a equipe comercial, e também a de marketing.

Quer ter uma análise macro do faturamento e saber quanto sua empresa lucrava no mesmo período, porém em anos anteriores? O ALFA BI também traz isso a você com o comparativo de faturamento.

Com o auxílio de gráficos, é possível estudar a variação do histórico, analisando o comportamento atual do mercado e as tendências para o futuro.

Faturamento por região

O faturamento por região permite saber quanto cada região representa no faturamento da sua empresa que, aliado ao faturamento por grupo, é possível identificar quais produtos têm mais e menos impactos nas regiões selecionadas.

O objetivo é criar campanhas para as equipes de vendas, e também auxiliar na logística de transporte e armazenamento, conforme o volume vendido.

Vendas por estado com ALFA BI Analytics

A maior vantagem do BI Analytics é a possibilidade do gestor mergulhar nas informações, ou seja, além do recurso de analisar quais regiões impactam o faturamento da empresa, a ferramenta permite que você expanda essa informação para os estados. 

Dessa forma, é possível identificar os ofensores e criar ações específicas para cada localidade.

Vendas por vendedor

Visando a evolução de performance dos vendedores, o ALFA BI Analytics disponibiliza o dashboard vendas por vendedor, onde é possível identificar, individualmente, os ofensores de cada loja e trabalhar de maneira específica com cada um. 

Assim, além de alavancar as vendas, é uma maneira de engajar a equipe, bem como reavaliar metas.

Quantidade de vendas por vendedor

Ainda no dashboard do vendedor, é possível saber, por meio da contagem de notas fiscais, quantos produtos cada colaborador vendeu num determinado período

Com este indicador, você consegue analisar o ticket médio individual e, se for o caso, propor ações, treinamentos, ou novas abordagens de clientes. Para saber o montante total de vendas, utilize o faturamento por vendedor.

Vendas por cliente

Entenda o comportamento dos clientes em volume e faturamento, e saiba quais representam um volume maior de vendas para a empresa, definindo direcionamentos assertivos para as áreas comerciais, marketing, produção e logística com criações de campanhas, funil de vendas, precificação de produtos, e outros.

Quantidade de vendas por cliente

Por meio das notas fiscais emitidas, saiba quais clientes têm um volume maior de vendas em determinado período. 

Além disso, com o ALFA BI Analytics você sabe quais clientes têm mais participação no faturamento de sua empresa. Com essa informação, você define políticas comerciais visando a expansão do negócio com o aumento das vendas para determinados clientes, e ainda é uma forma de manter-se atento aos possíveis casos de queda

Se preferir, é possível analisar o faturamento por período e identificar oscilações e sazonalidade.

Compras

Análise os dados de compras gerais de sua empresa com o dashboard de compras do ALFA BI Analytics. 

O objetivo é melhorar a atuação dos compradores, focando a atenção a determinados produtos, expandindo o time de compras, e também de fornecedores, ou grupos de compra. Com mais transações relacionadas, destacando a possibilidade de negociações conforme o volume.

Ainda falando sobre negociações, com o dashboard compras por fornecedor, você identifica quais fornecedores apresentam maiores receitas, e assim, sugerir possibilidades de concessão de descontos, parcelamento, ou vantagens logísticas.

Vale ressaltar que o indicador auxilia na definição de metas por comprador e ações a serem tomadas pelos departamentos de compras, financeiro e controladoria da empresa.

ALFA BI Analytics

O ALFA BI Analytics foi desenvolvido por meio da ferramenta Microsoft PowerBI pela nossa equipe da Fábrica de Software de modo a disponibilizar dashboards, dados analíticos e indicadores das principais áreas administrativas das empresas, aos gestores.

Com números extremamente importantes para o futuro corporativo, o ALFA BI auxilia na identificação de ofensores, visando a criação de estratégias de melhorias e crescimento, por meio da extração de um alto volume de dados para serem transformados em relatórios e gráficos intuitivos e de fácil visualização, contribuindo diretamente com a tomada de decisão gerencial.

Há 20 anos, nós, da ALFA Sistemas de Gestão, entregamos aos nossos clientes o melhor do SAP Business One, e agora, estamos orgulhosos por dar mais um passo em direção ao crescimento, unificando a inteligência SAP com a praticidade do Power BI.

Sendo assim, transforme a maneira de visualizar seus negócios. Conheça mais sobre o ALFA BI Analytics, falando agora mesmo com um de nossos especialistas.

Siga-nos nas redes sociais

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Onde Estamos
São Paulo
  • R. Manoel Coelho, 303
    São Caetano do Sul

Campinas
  • R. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 214 - Sala 524

Redes sociais

ALFA SISTEMAS DE GESTAO LTDA - 07.640.028/0001-32
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade -