Em um mercado cada vez mais competitivo e com a constante necessidade de inovar diante de um contexto mundial extremamente desafiador, as empresas precisam otimizar processos internos para melhorar estratégias, produzir mais e aumentar a lucratividade.

Para isso, é necessário utilizar tecnologias como os ERPs, sigla para Enterprise Resource Planning, que em português pode ser traduzido como Sistema de Gestão Integrado.

Ela é especialmente indicada a gestores que desejam consolidar os processos internos do seu negócio e melhorar a integração entre os diferentes setores.

Continue lendo e confira mais sobre porquê ter um ERP e como selecionar o que melhor se adapta ao seu negócio.

ERP Sap Business One

Por que ter um ERP na sua empresa?

Para tomar decisões assertivas na sua gestão, é necessário ter dados confiáveis e automatizar com eficácia os processos internos. 

Por isso, um sistema de gestão empresarial que centralize as informações em um dashboard próprio, como é o caso dos ERPs de ponta, é importante para otimizar os recursos financeiros, aumentar a produtividade e trazer praticidade à gestão no sentido de poupar esforços manuais desnecessários.

Essas ferramentas podem ser utilizadas para possibilitar um acesso mais ágil e fornecer dados assertivos para tomadas de decisões estratégicas.

Dessa forma, processos como a administração financeira, de vendas, gestão de compras, controle de estoque e tantos outros módulos podem ser feitos em um só software de gestão (ERP), evitando erros e proporcionando gerenciamento e análise de todas essas informações de forma ágil e efetiva. 

Assim sendo, há também a integração total e fluida entre diferentes setores de uma empresa, desde a contabilidade, fiscal, CRM até produção.

Além disso, empresas que estão em crescimento ou em expansão para novos mercados precisam aplicar as melhores práticas para viabilizar as estratégias de negócio da melhor maneira.

Quais são as vantagens de um sistema ERP?

Além do que já foi citado, o sistema ERP possui vários pontos positivos para o negócio. Selecionamos 4 deles para você não ter mais dúvidas quanto à sua importância dentro de um negócio!

Integração de setores da empresa

Os ERPs também integram as ações de setores de uma empresa, por exemplo: os dados de funcionários são lançados na ferramenta como responsabilidade de recursos humanos, mas eles também são utilizados pelo financeiro ao realizar o controle do quanto é destinado para o pagamento de impostos, de férias, FGTS etc. 

Outra forma de integração entre as áreas de marketing e vendas. Se os colaboradores ou líderes de marketing puderem ter acesso a um sistema que concentre informações sobre o desempenho de um determinado produto ou serviço, é possível pensar em ações estratégicas para impulsionar as vendas.

Aumento de produtividade

Quando processos internos são automatizados, o tempo dos colaboradores pode ser direcionado para atividades que sejam mais produtivas para a estratégia da empresa. 

Tarefas manuais como uso do excel, conciliações, elaboração de relatórios, atendimento ao cliente ou notas fiscais podem ser organizadas e padronizadas dentro do sistema ERP, o que economiza tempo de capital humano.

Redução de erros nos processos internos

Com o fácil acesso a dados e processos automatizados, é mais fácil enxergar gargalos em setores ou ações de uma empresa. Assim, é necessário pensar estratégias que minimizem esses erros e melhorem os resultados, evitando perder tempo e possibilitando direcionar melhor os recursos financeiros.

Diminuição de gastos desnecessários

Ao ter uma melhor visão dos dados relativos a estoque, custos, inadimplência, produtividade, materiais e recursos necessários para executar as funções de trabalho, é possível também controlar de forma melhor os custos da empresa.

Todos os ERPs são iguais? 

Não, e isso nunca seria possível. Afinal, cada empresa tem suas particularidades e necessita de cuidados únicos.

Por ser uma ferramenta, os ERPs são moldados de acordo com as especificidades daquele processo em específico e dos objetivos que se deseja alcançar. 

Nesse ponto, a equipe que utiliza a ferramenta terá ponto central no desenvolvimento e boa performance do ERP. Saber como manejar, extrair dados e analisar os pontos importantes para aquele planejamento é crucial para alcançar o sucesso na sua utilização.

Portanto, um mesmo ERP pode ser muito benéfico para uns negócios e para outros, não.

Por que investir em um de ERP de qualidade?

Os ERPs são soluções que auxiliam bastante na produtividade e até mesmo na lucratividade de empresas. Por armazenarem e analisarem dados essenciais para otimização da gestão, é preciso escolher um produto de qualidade para atender às demandas organizacionais.

Por isso, não se deve comparar ERPs por preço, mas sim pela capacidade que eles têm de entregar uma performance de excelência, além de fornecer segurança. Escolher um software de alto padrão também significa criar uma vantagem competitiva.

Existem ferramentas de qualidade no mercado e que atendem a esses requisitos, como é o caso da SAP. Com informações em tempo real para compreensão de metas, banco de dados próprio e capacidade de processar rapidamente grandes volumes de dados, a SAP tem tecnologia baseada in memory, o que a torna mais ágil.

Além de possuir uma plataforma fácil e intuitiva, a ferramenta oferece suporte eficiente e qualificado para atender às necessidades locais da sua empresa com as melhores práticas globais.

Adquirira a melhor solução de ERP para sua empresa com a ALFA

Nós, da ALFA, somos uma consultoria especializada em sistemas de gestão, há 18 anos no mercado e reconhecidos por nossa excelência com uma equipe preparada para atender a toda e qualquer demanda em ERP, desde planejamento e implementação até suporte especializado.

Somos parceiros SAP, com foco no ERP SAP Business One, ferramenta de excelência voltada para pequenas e médias empresas de diversos segmentos.

Conheça o SAP Business One Basic!

O Basic é uma versão compacta do SAP Business One, perfeito para organizar, acelerar os processos e apoiar o crescimento do seu negócio.

Caso sua necessidade seja maior do que este escopo, nossa equipe de arquitetos está pronta para fazer um projeto sob medida para você!

Implementar uma solução em ERP para sua empresa é fundamental para aprimorar cada vez mais os resultados e ter uma gestão mais eficiente e preparada. Para tomar a decisão certa e escolher a melhor solução para seu negócio, fale conosco!

Se você gostou deste artigo, confira outros que também podem interessar:

SAP Business One