24 set, 2021

Os avanços da transformação digital no agronegócio estão contribuindo para inovar o segmento. Isso porque a operação do agro é de alta complexidade, no que diz respeito aos controles e exigências de informações diversas como:

  • Acompanhamento da produção;
  • Emprego de insumos;
  • Controles de pessoal e maquinário;
  • Registro de estoques;
  • E diversos outros detalhes que suportam um dos segmentos econômicos de maior relevância para o país e o planeta.

O Brasil se torna um grande player mundial nesse setor, pois comanda exportações significativas que auxiliam e batem constantes recordes anuais de safras e vendas. Os resultados comprovam, portanto, que o Brasil se consolidou no agro frente aos seus competidores mundiais.

Com o passar dos anos, o setor investiu pesado em melhorias contínuas na produção e adotou as análises de dados para seus processos. Dessa forma, a transformação digital chegou ao agronegócio, que aderiu ao novo modelo produtivo da Revolução 4.0 para empresas de todos os segmentos.

A Transformação Digital no Agronegócio está focada, não só na automação da produção, que é importante fator como ganho de competitividade. No agro, por exemplo, a transformação digital tem a ver com as seguintes melhorias:

  • Uso de instrumentos de gestão;
  • Integração de sistemas;
  • Melhoria da governança do negócio;
  • Acompanhamento de dados;
  • Obtenção de informações em tempo real e com segurança.

O controle da informação chegou à lavoura

Com esse cenário, um sistema ERP de alta performance é essencial para controlar e otimizar a produção agrícola. Este sistema ajuda a obter informações relevantes de forma rápida, por meio de integração dos dados junto aos controles da empresa.

Tudo isso, é possível através de emissões de relatórios com facilidade de simulações de cenários. É uma necessidade para manter o crescimento das empresas, com o auxílio de fornecimento de informações confiáveis e em tempo real.

Leia também:

Como funciona o sistema SAP Business One?

Organizando informações-chave com o sistema ERP

Um sistema de gestão em conjunto com os demais recursos permite que a transição para a total Transformação Digital no Agronegócio seja um sucesso. Dessa forma, o setor passa a conquistar resultados melhores, consumindo seus recursos de forma mais inteligente.

Neste artigo, vamos apresentar os diversos aspectos relacionados à Transformação Digital no Agronegócio e os principais detalhes dessa nova forma de gerir empresas no Agro. Acompanhe todos os detalhes a partir de agora.

A Transformação Digital no Agronegócio

A Transformação Digital no Agronegócio já vem sendo adotada há alguns anos pelo segmento, por meio do emprego de:

  • Novas tecnologias de plantio;
  • Controle e análise de produção;
  • Aproveitamento de áreas de produção;
  • Uso de sistemas de informação;
  • Introdução de recursos de comunicação e avaliação de segurança;
  • Controles administrativos e fiscais, efetuados em sistemas adquiridos pelas empresas do Agro.

65% mais produtividade para o agronegócio

A partir da adoção da tecnologia no Agro foi possível aumentar a produção de grãos sem a necessidade de expansão de maiores áreas de cultivo. E esses são dados apresentados pelo Conab – Companhia Nacional de Abastecimento.

Para a safra de 2004/05, por exemplo, havia uma área total destinada ao cultivo de 40 milhões de hectares no Brasil. A produtividade média era de 2.339 quilos por hectare.

Essa produtividade, na safra de 2019/20 passou para 45,4 milhões de hectares, com uma média de 3.864 quilos por hectare. Portanto, tivemos um aumento de 65% em relação ao período 2004/05.

Tais dados foram decorrentes justamente de melhorias de processos e uso de tecnologia com bastante peso sobre os processos do Agro. Isso ajudou as empresas a contribuírem, por exemplo, com a interrupção dos avanços em áreas que pudessem comprometer o meio ambiente. Portanto, com a tecnologia, o agro se tornou um negócio muito mais sustentável, com maior possibilidade de aumento de resultados consistentes.

Consolidação da Transformação Digital no Agronegócio

A consolidação da Transformação Digital no Agronegócio ocorre com base em avanços da tecnologia e a possibilidade de aplicação aos negócios de forma contributiva para a gestão e tomada de decisões.

Além disso, existe a melhoria de controles e da segurança da empresa, que deve se preparar ainda mais para se manter competitiva em meio a um mercado global em ascensão, projetado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO-ONU, de modo a atender quase 10 bilhões de habitantes no planeta até o ano de 2050.

O Agro envolve atividades diversas, a saber:

  • Alimentos;
  • Extração de madeira e celulose;
  • Colheita de cana de açúcar;
  • Obtenção de algodão e demais produtos do campo.

Isso, em termos tradicionais. Porque, com o avanço da Internet das Coisas, necessidades de monitoramento das áreas cultivadas e de colheita, além de extração de dados confiáveis, é imprescindível que essa revolução seja adotada pelo segmento para se manter forte e cada vez mais representativo na economia global.

A importância da Transformação Digital no Agronegócio

Quando tratamos com números tão expressivos de um segmento econômico da importância do Agro, é impossível pensar que uma empresa possa sobreviver sem investir no uso de ferramentas tecnológicas. Afinal, a tecnologia oferece um controle mais eficiente, ela torna os resultados e a produtividade cada vez maiores.

A Transformação Digital no Agronegócio já vem sendo observada há alguns anos, como mostramos no exemplo da Conab. No entanto, os avanços da comunicação e monitoramento de áreas plantadas, impulsionaram a necessidade de partir para um novo modelo focado na informação.

Portanto, deixou de ser mera alternativa aos produtores, o fato de escolher aderir à Transformação Digital no Agronegócio ou não. É algo necessário, cada vez mais, de modo a que as empresas do setor possam gerir com maior segurança e garantias de ter seus processos adequadamente registrados com maior possibilidade de ganhos de mercado, além de cumprimento de suas responsabilidades legais, sem riscos para os resultados apurados.

Dessa forma, as empresas que não possuem software de gestão do agronegócio, não conseguem manter um controle mais eficientes e seguro. Por isso, elas podem enfrentar muitas dificuldades na liderança ou mesmo alcançar o topo do mercado. E para isso, o investimento em transformação digital passa a ser fundamental para os negócios.

Benefícios de uso de tecnologias para o Agro

A Transformação Digital no Agronegócio, como nas empresas de outros segmentos, tem por base o uso de tecnologias digitais que auxiliem o fortalecimento de controles e de gestão.

Portanto, o uso de sistemas integrados de controle, como o de ERP, permite que a governança do negócio seja fortalecida e que as informações possam ser obtidas com maior segurança, rapidez e com menores custos.

Especificamente quanto à Transformação Digital no Agronegócio, podemos citar alguns benefícios que o uso de certas tecnologias agregam ao segmento. Por exemplo:

  • ERP – SAP Business One permite a centralização de sistemas de controle em apenas uma ferramenta com a melhoria de gestão e integração de controles fortalecendo a gestão de produção, estoques, administrativa, contábil e financeira;
  • Inteligência Artificial permite identificar padrões e a necessidade de ajustes em processos e controles de áreas de plantio e colheita;
  • Drones, com a identificação de áreas e auxílio a controles de inventários e segurança de estoques;
  • Plataformas de organização e controle de plantio com maior precisão e identificação de áreas totais, auxiliando na produtividade e acompanhamento;
  • Aplicativos de comunicação e com a possibilidade de manter acesso remoto a sistemas e contatos diretos em tempo real;
  • Sensores nas áreas de plantio para o monitoramento das condições do solo e de produção com a possibilidade de conseguir coletar dados com mais eficiência e em tempo real;
  • Ferramentas de marketplace, que viabilizam as condições de compras e vendas da empresa e maior facilidade de relacionamento com o mercado.

O uso dessas tecnologias permite o aumento da produtividade e a melhoria da governança da empresa com resultados mais efetivos e aperfeiçoamento do ambiente de negócios com segurança muito maior.

A maneira de implantar a Transformação Digital no Agronegócio

A Transformação Digital no Agronegócio tem sido realizada há tempos, com o emprego de sistemas de controles e a nova fase envolve as melhorias que foram desenvolvidas para permitir que os controles se fortaleçam e que a produtividade possa ser priorizada.

Normalmente, no processo de adoção da Transformação Digital no Agronegócio, é preciso priorizar o uso de um ERP – SAP Business One, para que esse sistema integrado de gestão possa realizar o tratamento dos dados de sistemas acessórios e que disponibilize informações seguras e ágeis para possibilitar a tomada de decisão mais adequada ao negócio.

Nesse sentido, é importante contar com a melhor assessoria para que possa efetuar a identificação do modelo de negócios, suas necessidades, as possibilidades de melhorias e os aspectos que definirão a migração de dados com qualidade, visando estruturar um modelo de disponibilização customizada para a empresa.

Essa é uma ótima maneira de obter os melhores resultados e rodar um sistema de gestão para agronegócio com efetividade.

Importante também estabelecer os recursos tecnológicos mais adequados para os controles de acompanhamento das áreas plantadas e daquelas disponíveis, assim todo o modelo de implementação da Transformação Digital no Agronegócio será bem-sucedido e agregará muito valor à empresa.

A importância do SAP Business One para o agronegócio atualmente

A Transformação Digital no Agronegócio passa por diversos aspectos que a tecnologia suporta. Porém, contar com um sistema ERP é a garantia de que todas as operações de controle estarão sendo processadas de forma segura e com agilidade na obtenção dos dados.

Dessa forma, o processo de mudança de paradigma de empresas do setor agro tem uma importância ainda maior, devido à dimensão do volume de informações e de possibilidades de definir as estratégias num negócio complexo de forma mais assertiva.

A centralização de dados decorrente da Transformação Digital no Agronegócio deve receber tratamento adequado e que represente a melhoria de processos. Assim, trata-se de um ganho bastante grande para as empresas, sendo possível melhorar a produtividade e o modelo de gestão do negócio, trazendo resultados com mais garantia de sucesso.

Por isso, modelos de gestão têm obtido ganhos consideráveis, porque usam recursos integrados de captura de informações e dão garantia aos resultados emitidos para a gestão das áreas das empresas. Tudo isso contribui para o resultado final de toda a cadeia produtiva do agro.

Quando se consegue ter uma visão assertiva de posições de estoques, com pedidos de vendas e a necessidade de compras, há a possibilidade de ganhos reais para a empresa e o aproveitamento de todas as oportunidades que surjam, sem desperdiçar chances de realizar negócios.

Controle absoluto de toda a operação

Importante ainda que os controles de manutenção e compras de peças de reposição sejam acompanhados com segurança, evitando investimentos desnecessários e até mesmo falta de peças para suas ferramentas e máquinas.

Controlar os fluxos de caixa e necessidades de recorrer a empréstimos é um fator diferencial para que a empresa possa ter uma gestão financeira adequada, incluindo aí os controles de contas a receber e a pagar, assim como os demais controles de disponibilidades financeiras, reduzindo assim as possibilidades de efetuar buscas por recursos em caráter emergencial ou mesmo deixar de aplicar recursos disponíveis.

Dessa forma, todos os processos serão integrados com o uso do SAP Business One, que impacta em redução de custos de controles, de riscos para o negócio, maior facilidade de acesso e extração de informações e agilidade para a condução da gestão.

Por isso, não adianta investir em grandes recursos tecnológicos que não tenham os resultados tratados de maneira adequada e consistente. Afinal, dessa maneira o investimento estará sendo pouco aproveitado e sua capacidade de agregar valor aos resultados da empresa, comprometida.

Dessa forma, o uso de um sistema de gestão integrada como o SAP Business One, irá agregar valor e mais eficiência para seu negócio.

Considerações finais sobre Transformação Digital no Agronegócio

Como pudemos ver, a Transformação Digital no Agronegócio é um processo que deverá ser adotado por todos os segmentos da economia e principalmente em um modelo de alta complexidade como o segmento de Agro.

A Transformação Digital no Agronegócio já se torna uma realidade no presente das empresas e como base para um futuro de sucesso em seus negócios, sendo uma forma extraordinária de manter as empresas com um nível de competitividade elevada. E nesse contexto, poder contar com uma solução de qualidade em sistema de gestão integrado como o SAP Business One é fundamental.

Um sistema integrado de gestão permite economizar com sistemas periféricos e manter maior confiabilidade de seus dados, com a disponibilização de informações muito mais eficientes.

A Alfa ERP está apta e qualificada para assessorar sua empresa na melhor implementação de um ERP SAP Business One. Faça contato conosco hoje mesmo.

Siga-nos nas redes sociais

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Onde Estamos
São Paulo
  • R. Manoel Coelho, 303
    São Caetano do Sul

Campinas
  • R. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 214 - Sala 524

Redes sociais

ALFA SISTEMAS DE GESTAO LTDA - 07.640.028/0001-32
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade -