A SAP, gigante alemã de tecnologia e referência global em soluções para gestão empresarial, mais uma vez se consolida na vanguarda da inovação com o lançamento da Joule, uma inteligência artificial (IA) generativa.
O lançamento da Joule se dá em um contexto de aumento crescente da adoção de IA generativa no ambiente empresarial.
De acordo com uma pesquisa da Gartner, mais de 50% dos modelos de IA generativa utilizados pelas empresas serão específicos para uma indústria até 2027, em comparação a aproximadamente 1% em 2023.
Nesse sentido, a SAP continua inovando para ajudar as empresas a conquistarem novos patamares de eficiência, produtividade e competitividade.
Saiba tudo sobre a Joule e entenda o significado e o impacto da IA generativa no contexto empresarial. Boa leitura!
A inteligência artificial generativa (GenAI) é um tipo de sistema de IA capaz de criar conteúdos inéditos, como textos, códigos, imagens, músicas e vídeos, a partir de solicitações (prompts) feitas em linguagem comum.
Funciona assim: a GenAI é treinada a partir de grandes conjuntos de dados e conteúdos já existentes. Por meio do aprendizado de máquina (machine learning), ela passa a identificar os padrões, características e relações dessas informações.
Uma vez treinada, a IA é capaz de gerar novos conteúdos similares aos que foram usados no treinamento. Ou seja, ela cria novas combinações com base nos padrões aprendidos de conteúdos que já existiam.
O nível de realismo e qualidade do material criado pela GenAI varia de acordo com a complexidade do modelo e da quantidade de dados utilizados no treinamento.
O impacto da inteligência artificial generativa já pode ser visto em diversas indústrias, incluindo farmacêuticas, pesquisas científicas, serviços financeiros, manufatura, entretenimento, entre outros.
De acordo com a Goldman Sachs Economics Research, a adoção em massa da GenAI pode aumentar a produtividade laboral global em mais de 1% ao ano.
Além disso, a adesão em larga escala terá um impacto significativo no PIB global. Na economia dos Estados Unidos, por exemplo, as pesquisas projetam que a IA pode chegar a representar de 2,5 a 4% do PIB.
Agora que você já entendeu o que é um modelo de IA generativa, vamos conhecer a Joule?
Joule é o nome dado à IA generativa criada pela SAP SE. Ela funciona como uma assistente baseada em linguagem natural, sendo capaz de gerar respostas contextualizadas com base nos dados da empresa.
Lançada em setembro de 2023, a Joule está sendo embutida em todo o portfólio empresarial da SAP na nuvem.
Ela já está disponível em soluções como o SAP Analytics Cloud, S/4HANA, SAP BTP (Business Technology Platform), SAP Customer Experience e SAP Ariba.
A Joule é integrada a grandes volumes de dados, o que possibilita uma profunda compreensão dos processos empresariais. Tal característica resulta em uma ferramenta capaz de oferecer soluções específicas para cada setor dentro dos aplicativos da SAP.
De forma resumida, a Joule funciona assim:
A SAP está trabalhando para lançar novas funcionalidades da Joule. Em breve, será possível acelerar a documentação e verificação de fretes, além de gerar modelos de processos e recomendações de KPI.
A Joule atua como um copiloto que conhece profundamente o negócio. Por isso, ela é capaz de trazer impactos significativos para os usuários. Confira:
Ao ter como fonte de informação os dados disponíveis no sistema, a Joule é capaz de gerar respostas que levam em consideração o contexto da empresa.
Além disso, por ser potencializada pelo aprendizado de máquina, ela terá uma compreensão cada vez maior do negócio, sendo capaz de oferecer insights e respostas mais precisas com o tempo.
Ao incorporar IA generativa em suas soluções, a SAP capacita ainda mais as empresas a criar uma cultura data-driven e otimizar significativamente a tomada de decisões.
Isso acontece porque a Joule é treinada para extrair insights valiosos de grandes volumes de dados, o que oferece aos usuários uma visão holística e precisa do negócio.
Outro ponto importante é a automação da criação de relatórios, o que garante economia de tempo e assertividade.
Em uma cultura data-driven, os dados são mais acessíveis para todos os níveis da empresa – e esse é outro benefício da Joule. Ela permite que diversos colaboradores participem da análise e tomada de decisão, mesmo sem conhecimento aprofundado em dados.
Os ERPs (Planejamento de Recursos Empresariais) estão em constante evolução e aprimoramento. Com a Joule, a experiência dos usuários do ERP da SAP fica ainda mais completa.
Além de redefinir a interação dos usuários com o sistema, a IA generativa simplifica os processos empresariais e aumenta a produtividade.
A SAP possui diversos certificados de segurança para garantir a privacidade dos dados dos usuários – e com a Joule não seria diferente.
A empresa alemã trabalha com uma estratégia de segurança cibernética com IA generativa para oferecer um ambiente seguro aos clientes.
A Joule já está embutida no SAP Analytics Cloud, solução avançada de Business Intelligence, análise preditiva e planejamento empresarial.
A IA generativa da SAP já está ajudando diversas organizações a extraírem ainda mais valor de seus dados. Ela auxilia em análises descritivas, diagnósticas, preditivas e prescritivas, além de apoiar no planejamento empresarial.
Alguns dos benefícios da Joule no SAP Analytics Cloud são:
A Joule é um grande passo da SAP rumo ao avanço significativo da IA generativa no ambiente empresarial.
A funcionalidade continuará a ser incorporada a outras soluções da SAP, tornando a gestão empresarial ainda mais integrada, inteligente e avançada.
Para saber mais sobre como a IA generativa pode potencializar a sua experiência com as soluções SAP, entre em contato conosco.
R. Manoel Coelho, 303
São Caetano do Sul
R. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 214 - Sala 524
ALFA SISTEMAS DE GESTAO LTDA - 07.640.028/0001-32
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade -