1 dez, 2023

Guia completo sobre o SAP Analytics Cloud: o que é, como funciona e benefícios

A transformação digital já é uma realidade nas empresas em crescimento. Nesse cenário, serviços na nuvem, como o SAP Analytics Cloud, são cada vez mais adotados por negócios que buscam agilidade, vantagem competitiva, informações em tempo real, entre outros.

Utilizar recursos de visualização e análise de dados em nuvem ajuda a ter um panorama mais amplo do negócio e a aprimorar a tomada de decisões. Por isso, contar com serviços como o Analytics Cloud é um grande diferencial para empresas de todos os segmentos.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o SAP Analytics Cloud: o que é, como funciona, benefícios e como implementá-lo. Boa leitura!

O que é SAP?

Antes de entrarmos nos detalhes sobre o Analytics Cloud, é importante entender o que significa a sigla SAP. 

A SAP SE é uma empresa alemã fundada em 1972 e pioneira na criação de sistemas de gestão empresarial (ERPs). A organização inventou os softwares SAP R/2 e SAP R/3 e, no momento, está levando o mercado ao próximo nível com o SAP S/4HANA.

Atualmente, a empresa é a líder global do mercado em ERP na nuvem e está presente em mais de 180 países, atendendo negócios de todos os tamanhos e segmentos com diversas soluções, incluindo o SAP Analytics Cloud.

O que é o SAP Analytics Cloud?

O SAP Analytics Cloud (SAC) é uma ferramenta de visualização e análise de dados em nuvem. A solução une inteligência de negócios, análise preditiva e planejamento em um só lugar, podendo ser integrada a outros aplicativos da SAP e a fontes de dados externas.

Por usar a tecnologia de nuvem (Cloud Computing), a plataforma pode ser acessada de qualquer dispositivo com conexão à internet, além de processar e armazenar dados com rapidez e segurança. 

O SAC utiliza as tecnologias de Big Data, Inteligência Artificial e Machine Learning para identificar padrões, prever resultados e possibilitar um planejamento colaborativo. Essas características resultam em uma solução completa que une Business Intelligence (BI) e Business Analytics (BA).

Qual é a diferença entre Business Analytics e Business Intelligence? 

Business Intelligence (BI) e Business Analytics (BA) são dois campos relacionados e ambos têm a função de ajudar as empresas na tomada de decisões embasadas em dados. Apesar de conectados, os dois conceitos têm algumas diferenças. Confira:

Business Intelligence

O BI, que em português significa Inteligência de Negócios, é o processo de coletar, organizar, analisar e apresentar os dados atuais e históricos de uma organização. Dentre os objetivos do BI, estão:

  • Gerar insights sobre o momento atual da empresa
  • Identificar oportunidades de melhoria
  • Fornecer insumos para melhorar a tomada de decisões
  • Permitir uma análise de negócios mais estratégica

Business Analytics

Já o BA, cuja tradução é Análise de Negócios, também usa dados, mas com a finalidade de prever tendências futuras. Apesar de incluir o BI, o Business Analytics é mais amplo e usa técnicas de análise avançadas, como machine learning e análise preditiva. Os objetivos da BA incluem:

  • Prevenir potenciais riscos e problemas
  • Identificar oportunidades de crescimento
  • Tomar decisões proativas

Com essas definições, fica claro que a principal diferença entre BI e BA é a relação com o tempo. Enquanto o primeiro é focado em dados históricos e atuais, o segundo se concentra em prever tendências futuras a partir destes dados.

Por que minha empresa precisa de uma ferramenta de Business Analytics? 

Impulsionadas pela transformação digital e pelo Big Data, cada vez mais empresas têm aderido à tomada de decisões baseada em dados (data driven), sendo comum o uso de ferramentas de BI.

No entanto, de acordo com o relatório The Data-powered enterprise, realizado pelo instituto de pesquisa Capgemini em 2020, ainda são poucas as organizações capazes de aproveitar todo o potencial da estratégia data driven. Confira: 

  • Somente 39% das empresas conseguem ganhar vantagem competitiva a partir da coleta de dados;
  • 62% dos executivos entrevistados não confiam completamente nos dados coletados;
  • Em 26% dos casos, as empresas têm uma abordagem descritiva, o que significa que elas levantam dados históricos para ver o que aconteceu no passado;
  • Em 25% dos casos, as organizações têm uma abordagem de diagnóstico, ou seja, os dados são usados para entender porquê algo aconteceu no passado.

Os números não negam: tomar decisões proativas com base em dados é complexo. Nesse cenário, ferramentas que combinam o BI ao Business Analytics – como o SAC – são um grande diferencial, pois viabilizam o planejamento estratégico e a inovação empresarial.

Para que você entenda melhor porquê usar um software completo como o SAC faz toda a diferença nos resultados do negócio, detalhamos a seguir a arquitetura, as funcionalidades e os benefícios do Analytics Cloud.

Funcionalidades do SAP Analytics Cloud

A arquitetura do SAC é estruturada em dois pilares: Analytics e Business Intelligence, que fornece insights e análises, e Enterprise Planning, que fornece suporte para o planejamento. Confira a seguir os detalhes todas as funcionalidades do sistema:

Analytics e Business Intelligence

Recursos intuitivos, personalizáveis e fáceis de usar, que oferecem uma visão 360º da organização e ajudam a obter insights rapidamente.

  • Modelagem e preparação de dados: defina as principais métricas, dimensões e hierarquias de desempenho e automatize a estruturação de dados para obter insights mais profundos;
  • Exploração e visualização de dados: acesse recursos visuais interativos e históricos de dados (dashboards, gráficos e relatórios personalizados em tempo real), fatie e corte dados independente do volume de informações;
  • Funções analíticas otimizadas: deixe o sistema sugerir decisões estratégicas a partir dos dados, usando funções analíticas e insights gerados por Inteligência Artificial;
  • Simulações hipotéticas: simule diferentes cenários e veja os prováveis impactos de cada decisão, garantindo melhores resultados para o negócio. 

Planejamento empresarial (Enterprise planning)

O SAC Planning permite analisar, planejar, prever e informar em um só lugar. Além de gerar estatísticas alimentadas por Machine Learning, a funcionalidade oferece ferramentas colaborativas, garantindo maior eficiência no trabalho em equipe.

  • Planejamento preditivo: automatize o planejamento empresarial orientado por dados e acelere os ciclos de planejamento com previsão de séries temporais graças a uma forte integração entre o Smart Predict e o Planning;
  • Orçamento e Previsão: crie e modifique versões de um modelo de planejamento para orçamento, previsão e análise orientados por dados a partir de uma interface de nuvem;
  • Análise aumentada: o uso da Inteligência Artificial apresenta dados relevantes no momento certo, permitindo a produção de análises a nível contextual e insights gerados por máquinas;
  • Planejamento colaborativo: a edição e o compartilhamento de planos em tempo real facilita a colaboração entre as partes interessadas, garantindo o alinhamento estratégico e a transformação de insights em ação.
  • Insights inteligentes: conte com análises automáticas feitas pela IA para descobrir tendências ocultas e oportunidades, como quais são os colaboradores que mais contribuem para um projeto;
  • Descoberta inteligente: descubra padrões e relações em seus dados com a tecnologia de Machine Learning, gere automaticamente painéis repletos de insights, encontre tendências, principais influenciadores, outliers e distribuição de dados;
  • Forecast: preveja valores futuros com base em dados históricos, gerando previsões automáticas em gráficos e tabelas e aplicando opções avançadas como regressão linear, suavização exponencial tripla e inclua entradas adicionais. Qualidade de previsão com base no MAPE e exibida como classificação de 0 a 5;
  • Previsão inteligente: crie previsões confiáveis sem a ajuda de um cientista de dados. Exemplos de uso: estimativa de receita para cada cliente para os próximos 6 meses.

Benefícios e diferenciais do SAP Analytics Cloud

Potencializando a análise de dados com o uso de Inteligência Artificial e Machine Learning, o SAC supre uma série de necessidades importantes para o negócio. Confira todas as vantagens de implementar o sistema:

Integração com qualquer fonte de dados externas

O Analytics Cloud pode ser integrado com qualquer fonte de dados externa, tanto on premise quanto na nuvem. 

Entre as integrações disponíveis estão: Bancos de Dados HANA, SQL, Oracle, OData, Google BigQuery e outras.

Com a integração completa de todos os dados da empresa, é possível identificar padrões, riscos e oportunidades, o que é muito mais trabalhoso caso os dados estejam isolados.

Além disso, a integração proporciona a geração de insights mais precisos e coloca os recursos de análise ao alcance das pessoas responsáveis pela tomada de decisões.

Integração e colaboração entre diferentes departamentos

O SAC oferece funcionalidades para as principais áreas de uma empresa, como vendas, estoque, recursos humanos, financeiro, etc. 

Além de ter recursos próprios para diferentes setores, o sistema pode ser integrado a outros aplicativos da SAP e a fontes de dados externas. Confira alguns exemplos:

Vendas

  • Detalhes das vendas;
  • Rendimento mensal de acordo com diferentes aspectos, como cidade ou produto; 
  • Análise de vendas de um produto específico ao longo do tempo;
  • Categorias de produto nas quais a empresa está perdendo/ganhando mais receita;
  • Antecipação a picos de vendas;
  • Quais clientes mais precisam de um produto.
  • Forecasting
  • S&OP

Recursos Humanos

  • Colaboradores com maior probabilidade de rotatividade;
  • Dados sobre treinamento e desenvolvimento de cada colaborador;
  • Informações sobre feedbacks individuais dos funcionários;
  • Índices de engajamento e informações sobre progressão de carreira;
  • Principais colaboradores em relação a um produto/cliente;
  • Acompanhamento do processo de recrutamento.

Acessibilidade

Outro grande diferencial do SAC é a acessibilidade. Todos os recursos são intuitivos e fáceis de executar, sem a necessidade de ter conhecimentos em ciência de dados ou de utilizar uma fórmula complexa ou manual, como acontece em outras ferramentas de BI.

Além disso, o design flexível do sistema permite que os usuários personalizem e criem facilmente aplicativos low-code/no-code, desde funções analíticas guiadas até aplicativos de planejamento inteligentes e sofisticados.

Retorno sobre o investimento (ROI)

Sendo uma das únicas soluções que reúne BI, análise e planejamento em um só lugar, o SAC reduz significativamente os custos de licenciamento e manutenção de sistemas de gestão empresarial. 

Além disso, a análise de dados pode ajudar as empresas a otimizar operações e estratégias, o que pode resultar em aumentos mensuráveis na receita e/ou reduções no custo operacional. Em algumas empresas, o ROI ocorre já no primeiro mês.

Escalabilidade

O SAP Analytics Cloud pode ser usado por empresas de todos os segmentos e tamanhos, já que se adapta ao crescimento do negócio. 

A solução pode ser facilmente escalada para atender às necessidades das empresas, permitindo que comecem com um plano de menor escala e aumentem a capacidade conforme necessário. Assim, as organizações evitam investimentos desnecessários.

Segurança 

A cibersegurança é um dos principais pilares do SAC. O software oferece uma variedade de recursos de segurança para proteger os dados das empresas, incluindo controle de acesso, criptografia e auditorias.

Além disso, o SAC é hospedado na nuvem da SAP, que oferece um alto nível de segurança, sendo certificada por uma variedade de organizações de segurança, incluindo a ISO 27001 e a SOC 2.

Redução de erros

Além de utilizar recursos de limpeza para garantir a qualidade e precisão dos dados, os recursos de automação e criação de modelos de planejamento do SAC diminuem a incidência de erros humanos em cálculos e previsões.

Conformidade e Risco

O rastreamento e a geração de relatórios de dados de conformidade podem ser automatizados, economizando tempo e reduzindo o risco de não conformidade regulatória.

Análises preditivas podem identificar potenciais riscos antes que eles se tornem problemas significativos, permitindo ações preventivas que podem ser quantificadas em termos de custos evitados.

Eficiência operacional

Os recursos do Analytics Cloud podem ajudar as empresas a melhorar sua eficiência operacional de várias maneiras. O acesso fácil e intuitivo a dashboards e relatórios, junto às previsões assertivas, permite que os tomadores de decisão tenham uma visão mais clara do negócio e partam para a ação com mais rapidez e estratégia. 

Além disso, a automatização de tarefas de análise e relatórios libera analistas de dados para se concentrarem em tarefas mais estratégicas, o que pode resultar em economia de tempo e recursos.

Conteúdo empresarial

O SAP Analytics Cloud vem com mais de 100 pacotes pré-compilados de conteúdo empresarial da SAP com melhores práticas, disponíveis exclusivamente para o ERP S/4 HANA da SAP, abrangendo diversas linhas de negócios e setores, para agilizar projetos de análise e planejamento.

Cases de sucesso com uso do SAP Analytics Cloud

Ainda está em dúvidas se o SAC será eficaz para o seu negócio? Confira algumas histórias de sucesso com o uso do software de BI mais completo do mercado:

Shanxi Antai

Fundada em 1993, a Shanxi Antai Group é uma empresa de engenharia mecânica e industrial com sede em Jinzhong, na China. Antes da implementação do SAC, a organização enfrentava desafios como: 

  • Dificuldades para monitorar as emissões de carbono e quantificar os esforços de redução do elemento químico;
  • Lacunas na estratégia para alcançar o desenvolvimento sustentável em todas as cadeias de valor;
  • Falta de eficiência na coleta e análise de dados para identificar oportunidades de melhoria.

Após implementar o SAC e ter acesso a soluções industriais completas, como um modelo incorporado para análise de pegada de carbono e para monitorar fatores de emissão ao longo do ciclo de vida do produto, a Shanxi Antai conseguiu:

  • Estabelecer um processo completo de gestão de ativos de carbono, rastreando e analisando quantitativamente sua pegada de carbono e emissões;
  • Ampliar e otimizar a visualização de dados, permitindo o levantamento de dados sobre fatores de emissão e a criação de relatórios de emissões de carbono;
  • Cumprir os regulamentos e atingir a meta de neutralidade de carbono estabelecida pelo governo local.

Agri Evolve

A Agri Evolve é uma empresa social que trabalha com cerca de 15 mil pequenos agricultores em Uganda e exporta uma variedade de cafés. Com a missão de desenvolver ainda mais a cadeia de valor do produto e expandir a indústria cafeeira do país, a empresa se viu diante dos seguintes desafios:

  • Digitalizar os processos para incorporar eficiência e transparência no trabalho diário dos agricultores, incluindo tarefas como registro, coleta e importação de dados;
  • Facilitar a realização de objetivos de longo prazo, como alcançar o uso sustentável da terra e o bem-estar econômico dos agricultores.

Com a implementação do SAC somada à integração a outras soluções SAP, a Agri Evolve conseguiu:

  • Alcançar indicadores para conquistar a certificação Rainforest Alliance;
  • Implementar pesquisas para pequenos agricultores para coletar informações como status socioeconômico, saúde das plantações etc., incluindo-os nas cadeias de valor agrícolas;
  • Oferecer maior transparência de preços, enviando aos agricultores SMS com detalhes sobre peso entregue, preço por quilograma e valor total da colheita após a venda;
  • Aprimorar práticas agrícolas e aumentar a produção sustentável de café;
  • Melhorar os meios de subsistência dos pequenos agricultores e os KPIs da empresa.

Metodologia de implementação SAP Activate

Para garantir a qualidade no processo de implementação de suas soluções, a SAP criou a metodologia SAP Activate, um sistema modular e ágil composto por 6 fases. Confira:

1. Discovery Phase (Descoberta)

O objetivo desta primeira fase é entender qual é o valor e os impactos do software para a empresa. Os clientes podem solicitar uma avaliação gratuita para conhecer as funcionalidades e recursos do SAC. Por fim, o contrato entre as partes é assinado.

2. Prepare Phase (Preparação)

A segunda etapa consiste em planejar e iniciar os preparativos, incluindo a designação e capacitação das equipes, além de oferecer uma visão inicial e disponibilizar as ferramentas de gerenciamento de projetos.

3. Explore Phase (Explorar)

O objetivo desta fase é preparar o terreno para a implementação ou conversão do software. Ela envolve análises FIT/GAP e sessões de workshop para validar se a solução atende às necessidades do negócio.

Além disso, é necessário identificar outros pontos a serem configurados, como extensões, integração com outros sistemas, segurança, gerenciamento de acessos, etc.

Em seguida, todos os requisitos definidos devem ser descritos detalhadamente em um documento (Blueprint), que deve ser assinado pela consultoria e pelo cliente.

4. Realize Phase (Realização)

A fase da Realização é o momento de configurar, construir e testar o sistema repetidamente para garantir que esteja tudo pronto para a implantação. São executados vários níveis de teste, incluindo de extensões, integrações e aceitação do usuário.

A equipe responsável trabalha com base em sprints, realizando uma série de iterações ágeis. Em paralelo, acontece a preparação da migração dos dados da empresa, bem como a integração dos usuários finais.

5. Deploy Phase (Implementação)

O foco desta fase são as configurações finais, como a realização do Cutover (planejamento das atividades que devem ser feitas durante e após o Go Live) e a verificação da prontidão do software, dos dados e das pessoas envolvidas.

No final da fase de implementação, o sistema deve estar funcionando e as operações do cliente devem ser conduzidas para o novo ambiente de gerenciamento.

6. Run and Adoption Phase (Execução)

Após o Go Live, é necessário manter o funcionamento e a qualidade das operações, garantindo a disponibilidade e níveis de performance do sistema. Além disso, esta etapa engloba realizar atualizações e ativar funcionalidades adicionais conforme necessário.

Metodologia de implementação SAP Activate
A Metodologia de implementação SAP Activate é dividida em 6 fases / Reprodução: SAP

Preço do SAP Analytics Cloud

É possível implementar o SAC na sua empresa a partir de R$ 3.200 por mês para 25 usuários, utilizando pacotes de dashboards prontos ou construindo sob medida.

Implementação do SAP Analytics Cloud é com a ALFA Consultoria

Para garantir que cada uma das fases da SAP Activate seja implementada com sucesso, é necessário contar com uma parceria de confiança. A ALFA ERP é uma consultoria SAP Gold Partner que há 21 anos transforma o dia a dia das empresas com soluções inovadoras.

Contamos com profissionais certificados e experientes para a implementação e suporte das soluções SAP. Nosso foco é organizar, otimizar e alavancar o crescimento dos clientes por meio das tecnologias inteligentes da SAP. Conheça nossos diferenciais:

  • Profissionais certificados e experientes 
  • Mais de 600 projetos entregues no Brasil e no exterior
  • Entre os 5 maiores parceiros SAP no Brasil
  • 30 prêmios de excelência
  • 160 colaboradores
  • Atuação global
  • Consultores em nível sênior

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E então, esclareceu todas as suas dúvidas sobre o SAP Analytics Cloud? Caso ainda tenha alguma questão, nossos especialistas estão sempre prontos para ajudar. 

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