1 set, 2022

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Brasil tem potencial para exportar US$ 400 milhões em frutas

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, porém, de tudo o que produzimos, apenas 3% é exportado, sendo, os Estados Unidos, a União Europeia e o Reino Unido os responsáveis por 85% do total. Assim, a adoção de um software para agricultura contribui com o objetivo dos produtores: expandir o mercado para outros países. 

Na China, por exemplo, em razão do aumento de renda da população e a preocupação com a saúde alimentar, a procura por frutas frescas, saborosas e de marcas reconhecidas cresceu. 

Segundo a Abafrutas, o Brasil tem potencial para exportar cerca de US$ 400 milhões em frutas para o país, como:

> Bananas frescas ou secas

> Uvas frescas

> Goiabas 

> Mangas e,

> Limões

Desde que problemas comerciais, tecnológicos e ambientais sejam resolvidos. Por outro lado, as negociações com países como a Coreia do Sul, já estão mais avançadas e a expectativa é que o país seja mais um destino para as frutas brasileiras, em especial, uvas e abacates.

Durante o artigo, você conhecerá as oportunidades do mercado exterior para o produtor agrícola brasileiro e como o ERP agrícola contribui para este crescimento.

Boa leitura!

Mercado internacional carece de produtos premium

Como resultado da qualidade das frutas brasileiras que une sabor e textura, a cada ano, o mercado internacional fica mais promissor para o produtor agrícola. 

Devido à exigência do consumidor por frutas premium, regiões como a África do Sul, a Coreia do Sul e a China, são países onde o produtor brasileiro encontra ótimas oportunidades de exportação.

Em junho deste ano, por exemplo, o Brasil participou da maior feira internacional da Coreia do Sul, o SEOUL FOOD & HOTEL 2022. O objetivo é unir clientes e fornecedores de frutas premium de modo a estreitar laços entre as nações. Atualmente, o Brasil exporta mangas para o país, porém, uvas e abacates também são negociadas. 

Jorge Souza, diretor técnico da Abrafrutas, revela que a entrada do Brasil no mercado coreano é um salto para a economia: 

“Consideramos indispensável e muito importante a participação dos exportadores, em especial, os de manga para a Coreia nesta ação, e daqueles também que tem potencial de exportar uva e avocado em um futuro próximo. É um mercado promissor, que paga bem e pode ser uma excelente opção de diversificação de mercado para nossos exportadores”

Da mesma forma, para o mercado sul-africano, que em 2019 importou 1390 toneladas de melões entre outubro e dezembro. Além disso, considerando que o novo consumidor é mais leal às questões sócio-ambientais, a população jovem da África do Sul, até 35 anos, representa 64% dos consumidores. 

Portanto, produtores que assumem um compromisso com o meio-ambiente, visando a redução de desperdício, a utilização de inseticidas orgânicos e uma maior transparência com o consumidor têm mais chances de conquistar esse mercado

Mas, não só isso, o investimento num software para agricultura também é um pilar para garantir a confiabilidade do setor.

Software para agricultura entrega transparência exigida pelos consumidores

A ANVISA define que rastreabilidade de produtos é um conjunto de procedimentos que permite detectar a origem e acompanhar a movimentação de um produto ao longo da cadeia produtiva, mediante elementos informativos e documentais registrados. 

Nesse sentido, por meio do ERP agrícola, o consumidor final tem acesso a todas as informações da cadeia produtiva, desde a colheita até a chegada às gôndolas dos supermercados e restaurantes. 

A análise é feita por códigos QR CODEs disponibilizados em cada lote. Dessa forma, o produtor garante:

> A transparência na cadeia, fornecendo dados e históricos precisos sobre o processo;

> Segurança sanitária para os casos de contaminação, onde as agências governamentais localizam os produtos contaminados com rapidez e eficiência;

> Competitividade de mercado. 

Assim, integrar o sistema de rastreabilidade de produtos ao ERP para agricultura é prestar contas à sociedade sobre como seu negócio lida com a produção rural, distribuição e identificação produtiva.

KUARÁ FRUTAS e ALFA Sistemas de Gestão

A KUARÁ Frutas é uma empresa que tem como negócio principal a venda de frutas e vegetais, realizando a comercialização e exportação de frutas premium com certificações de qualidade. Com sede em Holambra (SP) e uma produção própria de uvas selecionadas na região de Petrolina (PE), a KUARÁ Frutas está pronta para ingressar no mercado internacional. 

Além de ser certificada pelo selo B pendente, que mede os impactos ambientais na sociedade, a empresa firmou parceria com a ALFA Sistemas de Gestão para a implementação do ERP agrícola com módulos, nas áreas:

> Contábil

> Compras e Estoque

> Gestão agrícola

> CRM, Vendas e Faturamento

> Financeiro

E também um sob medida para a rastreabilidade de alimentos. Assim, a KUARÁ Frutas pôde imprimir etiquetas conforme as exigências legislativas, gerir certificados e auditorias e ofertar ao consumidor informações em tempo real, por exemplo, a disponibilização de avaliações e comentários.

A escolha pela ALFA Sistemas de Gestão aconteceu após a KUARÁ estudar o mercado e identificar o reconhecimento da consultoria junto ao agronegócio. Dessa forma, após as primeiras reuniões, os primeiros módulos foram implantados de forma satisfatória.

Joíze Iastremski, coordenadora de inteligência, conta como foi a experiência: ”Precisávamos de um sistema completo que tivesse tudo englobado: cotação, pedido, faturamento, cadastro de cliente, custo, estoque… Então, optamos pelo SAP Business One. Escolhemos a ALFA por ela já ter uma experiência com o agronegócio e sabíamos que atenderia tudo o que precisássemos. E está nos atendendo super bem, sabemos que o sistema é seguro e fornece todo o suporte que a gente precisa.”

Software para agricultura aumenta produtividade em 42% 

O agronegócio é o setor que mais movimenta a economia brasileira. Em maio deste ano, por exemplo, o agro exportou US$ 15,1 bilhões, 14,2% a mais que no mesmo período em 2021, conforme revelam dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Assim, para manter a crescente trajetória, é fundamental que os produtores invistam em ferramentas que melhorem a gestão da lavoura e a distribuição. 

O SAP Business One possui funcionalidades exclusivas para cada segmento que auxiliam nas tomadas de decisões. No agronegócio, o SAP B1 contribui na execução e precisão do controle das fases de negociação (CRM), plantio, trato e colheita. Atingindo os seguintes resultados:

> 29% de melhoria no giro de estoque 

> 42% do aumento da performance dos funcionários

> 14% de melhoria na performance de produção, armazenamento e logística 

> 12% na melhoria dos custos operacionais

Dessa forma, para obter maior precisão no controle das fases de plantio até a distribuição, melhoria nas análises de indicadores, ganho de produtividade e decisões estratégicas, fale agora mesmo com nossos especialistas. 

Faça parte dos 80% de clientes satisfeitos com SAP Business One e ganhe vantagem competitiva internacional sobre a concorrência.

Como o ERP para agricultura pode ajudar seu negócio hoje? Me conte nos comentários!

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