Artigos CEO’s
O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, porém, de tudo o que produzimos, apenas 3% é exportado, sendo, os Estados Unidos, a União Europeia e o Reino Unido os responsáveis por 85% do total. Assim, a adoção de um software para agricultura contribui com o objetivo dos produtores: expandir o mercado para outros países.
Na China, por exemplo, em razão do aumento de renda da população e a preocupação com a saúde alimentar, a procura por frutas frescas, saborosas e de marcas reconhecidas cresceu.
Segundo a Abafrutas, o Brasil tem potencial para exportar cerca de US$ 400 milhões em frutas para o país, como:
> Bananas frescas ou secas
> Uvas frescas
> Goiabas
> Mangas e,
> Limões
Desde que problemas comerciais, tecnológicos e ambientais sejam resolvidos. Por outro lado, as negociações com países como a Coreia do Sul, já estão mais avançadas e a expectativa é que o país seja mais um destino para as frutas brasileiras, em especial, uvas e abacates.
Durante o artigo, você conhecerá as oportunidades do mercado exterior para o produtor agrícola brasileiro e como o ERP agrícola contribui para este crescimento.
Boa leitura!
Como resultado da qualidade das frutas brasileiras que une sabor e textura, a cada ano, o mercado internacional fica mais promissor para o produtor agrícola.
Devido à exigência do consumidor por frutas premium, regiões como a África do Sul, a Coreia do Sul e a China, são países onde o produtor brasileiro encontra ótimas oportunidades de exportação.
Em junho deste ano, por exemplo, o Brasil participou da maior feira internacional da Coreia do Sul, o SEOUL FOOD & HOTEL 2022. O objetivo é unir clientes e fornecedores de frutas premium de modo a estreitar laços entre as nações. Atualmente, o Brasil exporta mangas para o país, porém, uvas e abacates também são negociadas.
Jorge Souza, diretor técnico da Abrafrutas, revela que a entrada do Brasil no mercado coreano é um salto para a economia:
“Consideramos indispensável e muito importante a participação dos exportadores, em especial, os de manga para a Coreia nesta ação, e daqueles também que tem potencial de exportar uva e avocado em um futuro próximo. É um mercado promissor, que paga bem e pode ser uma excelente opção de diversificação de mercado para nossos exportadores”
Da mesma forma, para o mercado sul-africano, que em 2019 importou 1390 toneladas de melões entre outubro e dezembro. Além disso, considerando que o novo consumidor é mais leal às questões sócio-ambientais, a população jovem da África do Sul, até 35 anos, representa 64% dos consumidores.
Portanto, produtores que assumem um compromisso com o meio-ambiente, visando a redução de desperdício, a utilização de inseticidas orgânicos e uma maior transparência com o consumidor têm mais chances de conquistar esse mercado.
Mas, não só isso, o investimento num software para agricultura também é um pilar para garantir a confiabilidade do setor.
A ANVISA define que rastreabilidade de produtos é um conjunto de procedimentos que permite detectar a origem e acompanhar a movimentação de um produto ao longo da cadeia produtiva, mediante elementos informativos e documentais registrados.
Nesse sentido, por meio do ERP agrícola, o consumidor final tem acesso a todas as informações da cadeia produtiva, desde a colheita até a chegada às gôndolas dos supermercados e restaurantes.
A análise é feita por códigos QR CODEs disponibilizados em cada lote. Dessa forma, o produtor garante:
> A transparência na cadeia, fornecendo dados e históricos precisos sobre o processo;
> Segurança sanitária para os casos de contaminação, onde as agências governamentais localizam os produtos contaminados com rapidez e eficiência;
> Competitividade de mercado.
Assim, integrar o sistema de rastreabilidade de produtos ao ERP para agricultura é prestar contas à sociedade sobre como seu negócio lida com a produção rural, distribuição e identificação produtiva.
A KUARÁ Frutas é uma empresa que tem como negócio principal a venda de frutas e vegetais, realizando a comercialização e exportação de frutas premium com certificações de qualidade. Com sede em Holambra (SP) e uma produção própria de uvas selecionadas na região de Petrolina (PE), a KUARÁ Frutas está pronta para ingressar no mercado internacional.
Além de ser certificada pelo selo B pendente, que mede os impactos ambientais na sociedade, a empresa firmou parceria com a ALFA Sistemas de Gestão para a implementação do ERP agrícola com módulos, nas áreas:
> Contábil
> Compras e Estoque
> Gestão agrícola
> CRM, Vendas e Faturamento
> Financeiro
E também um sob medida para a rastreabilidade de alimentos. Assim, a KUARÁ Frutas pôde imprimir etiquetas conforme as exigências legislativas, gerir certificados e auditorias e ofertar ao consumidor informações em tempo real, por exemplo, a disponibilização de avaliações e comentários.
A escolha pela ALFA Sistemas de Gestão aconteceu após a KUARÁ estudar o mercado e identificar o reconhecimento da consultoria junto ao agronegócio. Dessa forma, após as primeiras reuniões, os primeiros módulos foram implantados de forma satisfatória.
Joíze Iastremski, coordenadora de inteligência, conta como foi a experiência: ”Precisávamos de um sistema completo que tivesse tudo englobado: cotação, pedido, faturamento, cadastro de cliente, custo, estoque… Então, optamos pelo SAP Business One. Escolhemos a ALFA por ela já ter uma experiência com o agronegócio e sabíamos que atenderia tudo o que precisássemos. E está nos atendendo super bem, sabemos que o sistema é seguro e fornece todo o suporte que a gente precisa.”
O agronegócio é o setor que mais movimenta a economia brasileira. Em maio deste ano, por exemplo, o agro exportou US$ 15,1 bilhões, 14,2% a mais que no mesmo período em 2021, conforme revelam dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Assim, para manter a crescente trajetória, é fundamental que os produtores invistam em ferramentas que melhorem a gestão da lavoura e a distribuição.
O SAP Business One possui funcionalidades exclusivas para cada segmento que auxiliam nas tomadas de decisões. No agronegócio, o SAP B1 contribui na execução e precisão do controle das fases de negociação (CRM), plantio, trato e colheita. Atingindo os seguintes resultados:
> 29% de melhoria no giro de estoque
> 42% do aumento da performance dos funcionários
> 14% de melhoria na performance de produção, armazenamento e logística
> 12% na melhoria dos custos operacionais
Dessa forma, para obter maior precisão no controle das fases de plantio até a distribuição, melhoria nas análises de indicadores, ganho de produtividade e decisões estratégicas, fale agora mesmo com nossos especialistas.
Faça parte dos 80% de clientes satisfeitos com SAP Business One e ganhe vantagem competitiva internacional sobre a concorrência.
Como o ERP para agricultura pode ajudar seu negócio hoje? Me conte nos comentários!
R. Manoel Coelho, 303
São Caetano do Sul
R. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 214 - Sala 524
ALFA SISTEMAS DE GESTAO LTDA - 07.640.028/0001-32
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade -