Para quem procura uma gestão empresarial estratégica, baseada em análises e com segurança de dados, investir em um sistema integrado é, sem dúvida, a melhor opção.

Softwares potentes como o ERP SAP Business One podem fazer total diferença para o crescimento e otimização de processos de uma empresa. Para entender como funciona esse sistema integrado de gestão empresarial e como ele pode acelerar essa expansão, acompanhe nosso artigo.

Boa leitura!

ERP: o que são sistemas integrados?

A plataforma ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema integrado de gestão empresarial. Esse software é capaz de organizar o fluxo de informações das diferentes áreas de uma empresa, independentemente do seu porte ou tipo de atuação.

Ao atuar com módulos setoriais interligados, o ERP gerencia os dados dos diferentes setores e transforma em informações que serão utilizadas pelos líderes da empresa, facilitando assim a gestão como um todo e em tempo real.

O ERP melhora a visão sobre dados relativos a processos operacionais de cada setor, em específico os administrativos e gerenciais, e concentra informações do que é mais importante no momento, dando total segurança para tomada de decisão e crescimento da empresa.

Pessoas mexendo em um sistema integrado de gestão empresarial

Como atuam esses sistemas?

Na prática, com um sistema integrado de gestão empresarial é possível fazer todo o gerenciamento do seu negócio e integrar todas as áreas da empresa. Esse sistema automatiza processos, facilita a gestão empresarial e elimina a necessidade de vários programas e controles departamentais paralelos.

No mercado, existe uma variedade de ERP com funções que buscam facilitar essa integração digital. Confira algumas vantagens da plataforma ERP oferecida pela consultoria ALFA, o SAP Business One:

O SAP Business One ainda possui diversos módulos que estão prontos para integrar com o seu segmento e atender às necessidades de cada setor, desde a contabilidade até a produção.

O que são os módulos?

As diversas partes que formam um ERP são chamadas de módulos. Esse conjunto interligado de blocos é o que facilita a visão do líder de cada setor separadamente e, ao mesmo tempo, de maneira integrada em numa única plataforma. Assim, é possível visualizar os dados relevantes das diferentes áreas e cruzar essas informações para melhor atuação em planos de ação.

Por exemplo, no módulo financeiro, o gestor pode encontrar os maiores gastos da empresa e atuar de forma direta na redução desses custos, seja mudando de fornecedor ou até mesmo investindo na automação de processos digitais para obter benefícios a curto e longo prazo.

Os módulos disponíveis no SAP Business One são:

Atuar com um sistema integrado de aplicações empresariais permite trabalhar com todos esses módulos e personalizá-los de acordo com a necessidade da empresa, atendendo às demandas atuais e também futuras, o que torna o ERP uma ferramenta essencial para quem deseja investir em crescimento e expansão com qualidade, assertividade e segurança.

Faça a escolha certa: conheça o SAP Business One, o ERP da ALFA

Como implementar um sistema integrado de gestão empresarial na sua organização

Se você chegou até aqui, já entendeu o que é e qual a importância do sistema integrado de gestão empresarial. Contudo, resta saber como implementar um ERP nas operações da empresa.

Para que essa transição seja feita com sucesso, separamos alguns passos a ser tomados antes mesmo de contratar uma empresa para fornecer e gerenciar o ERP da sua escolha. Acompanhe:

Infraestrutura

Por se tratar de um software robusto, o ERP necessita de uma infraestrutura adequada: um servidor que dê conta de uma alta quantidade de informações diárias, uma conexão banda larga ágil que opere sem interrupções na plataforma e um sistema de segurança que mantenha as informações em sigilo.

Capacitação do time

Para que obtenha sucesso, a plataforma precisa ser alimentada com os dados de maneira precisa. Por isso, os colaboradores que terão contato diário com o ERP devem passar por um processo de capacitação.

Muitas vezes, a própria fornecedora da tecnologia oferece esse treinamento, a ALFA tem excelência em treinamento de times. Além disso, é importante que os gestores e líderes dos diversos times criem um sistema de capacitação voltado à importância de atuar com um sistema integrado de gestão empresarial.

Assim, com o total envolvimento das equipes, enviando os dados corretamente à plataforma e sugerindo melhorias para as possíveis otimizações do ERP, a empresa poderá atingir o diferencial competitivo desejado.

Documentação dos processos

É preciso suportar a operação de implementação de um ERP com processos bem definidos e documentados. Os responsáveis pela gestão da empresa devem criar uma cultura de processos documentados, na qual cada passo durante a implementação seja notificado. 

Assim, fica mais fácil a capacitação dos colaboradores, o que contribui diretamente para o resultado da implementação do sistema. 

Desta forma, somente após a implementação total dos processos é que se deve implementar o ERP. Esta é a melhor forma para que as equipes tenham uma visão ampla de como a ferramenta facilitará a rotina de cada uma delas.

Como escolher o melhor ERP para sua empresa?

O ERP que a ALFA fornece é o SAP Business One. Esse ERP é um software SAP líder de mercado nessa tecnologia. O SAP Business One é voltado para empresas de pequeno e médio porte e que estão em crescimento.

Se você tem interesse em adquirir uma potente ferramenta de gestão integrada como o ERP SAP Business One, procure por um software personalizado de acordo com suas necessidades. Encontre ainda uma empresa que seja especializada no seu segmento de atuação.

Mais do que isso, busque uma empresa que seja parceira no seu crescimento e que possa auxiliar a melhorar os processos internos, como a ALFA, empresa Gold Partner SAP.

Conheça a ALFA Sistemas de Gestão

A ALFA atua no mercado há mais de 18 anos fornecendo tecnologia em gerenciamento de processos. Atuamos com os mais diversos tipos de clientes, independentemente do porte.

Para crescer com qualidade e investir no que pode realmente fazer a diferença para se destacar em um mercado tão competitivo, conte com a ALFA e garanta a qualidade técnica e o melhor atendimento, desde o planejamento até a manutenção do sistema.

Quer investir em sistema integrado de gestão empresarial? Entre em contato com a ALFA!

Nossos especialistas estão prontos para auxiliar você e colaborar com a melhor estratégia de ERP do mercado.

Gostou do nosso conteúdo sobre sistema integrado de gestão empresarial? Separamos estes outros artigos também irão ajudar:

Esses e muitos outros assuntos você pode conferir no blog da ALFA.

Até a próxima!

 

ALFA Sistemas de Gestão