18 ago, 2022

A manufatura inteligente é um recurso muito utilizado pelas empresas que visam o crescimento em larga escala. 

Devido às mudanças dos hábitos alimentares dos consumidores, é fundamental que as organizações priorizem a transparência de dados, a fim de conquistarem confiança e reconhecimento. Por exemplo, segundo dados do Think with Google:

  • 38% dos novos consumidores têm mais cuidado com a segurança e higiene alimentar
  • 36% optam por uma alimentação equilibrada, priorizando o aumento imunológico
  • 22% compram de forma consciente

Dessa forma, a adoção de um sistema integrado de manufatura auxilia diretamente na simplificação deste processo. 

Pois, com a gestão inteligente, os gestores têm maior atenção, por exemplo, na detecção de organismos prejudiciais à saúde do consumidor, que, por sua vez, saberá como se originou a cadeia produtiva.

Assim, durante o artigo, falaremos sobre as oportunidades da manufatura alimentar e quais as tendências tecnológicas do setor.

Boa leitura!

Manufatura alimentar é responsável por 10% do PIB brasileiro

Nos últimos anos, o setor de manufatura no Brasil apresentou um alto crescimento, sendo a indústria de alimentos a maior representante do feito. 

Representando 58% das produções, o setor movimenta 10,6% do PIB nacional e um lucro de U$S 61,2 bilhões, dados do relatório anual da ABIA, Associação Brasileira da Indústria de Alimentos. 

Além disso, em 2021 a indústria alimentícia teve um faturamento de US$ 45,2 bilhões em exportações para 190 países. Atualmente, 42% dos alimentos brasileiros são importados para o continente asiático, tornando-o o maior importador dos nossos produtos.

Sendo assim, a adoção de um sistema integrado de manufatura maximiza a gestão da cadeia de suprimentos desde o fornecimento de insumos até a chegada ao consumidor final, que, em razão da pandemia, tornou-se mais exigente quanto à segurança alimentar e a confiabilidade no mercado.

Segundo dados da Sociedade Vegetariana Brasileira, SVB, após 2020, 90% dos brasileiros deram preferência a uma alimentação saudável com um maior consumo de água, frutas e verduras

Enquanto 74% pretendem mudar os hábitos alimentares nos próximos anos, visando um menor impacto ao meio-ambiente, assim 67% consideram a sustentabilidade um fator imprescindível ao escolherem uma marca.

Nesse sentido, podemos ressaltar que a manufatura alimentícia deve ser transparente quanto a qualidade e a segurança dos produtos, tanto para os clientes quanto para o meio-ambiente. 

Por isso, a inclusão de uma gestão inteligente é a maneira mais assertiva para as empresas conquistarem a confiança do consumidor e do mercado. 

Inovações para indústria indicam oportunidades de crescimento

Para os próximos anos, as tendências de tecnologia e inovação para manufatura surpreendem. Com soluções que variam entre nanotecnologia à carne cultivada, o segmento conta com grandes oportunidades. 

Assim, o investimento em um sistema de manufatura integrada se torna cada vez mais indispensável. 

Por exemplo, com o auxílio da inteligência artificial, os gestores acessam em tempo real as informações dos produtos e no caso de inconformidade, a ferramenta emite um alerta para intervenções como, o descarte ou a substituição do alimento. 

Além disso, é possível analisar o solo e o controle de pragas. Mas, não só isso.

Conheça as tendências de manufatura inteligente

A manufatura 4.0 é o futuro! Para provar, abaixo, você conhecerá algumas tendências das quais podem ser integradas ao SAP Business One para tornar seu negócio mais competitivo. 

  • Nanotecnologia para embalagens

Quantas vezes você foi ao mercado e ao chegar em casa percebeu que as frutas estavam maduras demais e deveriam ser consumidas rapidamente? Várias, não é mesmo? Mas, graças à manufatura inteligente, isso é coisa do passado.

As embalagens ativas, ou embalagens inteligentes, são sensores que indicam a maturação da fruta por meio de cores. Ou seja, ainda no mercado, o consumidor identifica se o produto está firme (vermelho), parcialmente maduro (rosa) ou maduro por completo (amarelo). 

Além disso, com um recurso equivalente, porém direcionado ao gestor, ele sabe a quantidade exata de produtos nas prateleiras e quando é necessário repor.

  • Impressão 3D

A impressão 3D é uma inovação muito presente na indústria de autos, em desenvolvimento de produtos e na medicina. Na manufatura alimentar, porém, o uso engatinha, mas os resultados surpreendem.

A Nasa, por exemplo, adotou o recurso, e os astronautas agora podem cozinhar diretamente do espaço. Além da agência espacial, a rede de alimentos, KFC, também incluiu a ferramenta para produção de nuggets feitos a partir de moléculas de frango criadas em laboratórios, as chamadas carnes cultivadas.

O objetivo da impressão 3D na indústria de alimentos é diminuir a utilização de recursos naturais e garantir uma alimentação mais saudável, pois com a personalização dos ingredientes é possível medir a quantidade específica de nutrientes.

  • Biossensores

Com um sistema de manufatura integrada é possível adicionar biossensores aos produtos, e assim, ainda na cadeia produtiva, identificar a presença de agentes contaminantes e agir de forma rápida na resolução. 

Por que integrar manufatura inteligente ao seu negócio

A aplicação de um sistema integrado de manufatura aumenta em até 22% a produtividade do setor, como afirma o Portal da Indústria. 

Nesse sentido, relutar contra a adoção de tecnologias é remar contra a maré e perder grandes oportunidades de faturamento e reconhecimento de mercado.

Assim, com soluções para todas as áreas do negócio, o SAP Business One transforma a tradição em gestão inteligente. 

Por exemplo, com o ERP, o gestor não precisa estar presente no estoque para saber a quantidade de produtos e solicitá-los aos fornecedores. Com a automação, é possível realizar o processo de contagem e a compra de matérias-primas via remota, utilizando apenas o celular.

Além disso, a geração de relatórios é feita de forma simultânea e automática, sem a necessidade de incluir solicitações manualmente.

E também, visando a segurança, os alimentos são rastreados desde a saída do centro de distribuição até a chegada à casa do consumidor, em que por meio de QR CODES anexados às embalagens, os clientes têm acesso às informações nutricionais, bem como a origem dos produtos, desde a colheita. 

Dessa forma, é certo dizer: a manufatura 4.0 integrada ao SAP Business One é a garantia de que o consumidor sempre será o protagonista da indústria alimentar.

Portanto, saiba como a manufatura inteligente pode alavancar seu negócio com a ALFA Sistemas de Gestão, fale com nossos especialistas e agende uma consultoria.

Siga-nos nas redes sociais

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Onde Estamos
São Paulo
  • R. Manoel Coelho, 303
    São Caetano do Sul

Campinas
  • R. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 214 - Sala 524

Redes sociais

ALFA SISTEMAS DE GESTAO LTDA - 07.640.028/0001-32
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade -