14 jul, 2022

Conforme dados da National Geographic até 2050 a agricultura alimentará 9 bilhões de pessoas, por essa razão os produtores do agronegócio deverão investir em tecnologias que supram a necessidade populacional e corroboram com a escalabilidade de crescimento, por exemplo, com ERP para Agronegócio SAP Business One

Fatores como hiperconectividade, supercomputação, dados em nuvem e segurança da informação são questões que todo produtor do futuro deverá se preocupar, afinal, mesmo que o Brasil seja o terceiro maior produtor de frutas do mundo, nosso maior consumidor ainda é o mercado interno. 

Segundo o presidente da Abrafrutas, Luiz Roberto Barcelos, apenas 3% das frutas que produzimos é exportada, sendo, os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Europeia, os principais destinos.

Assim, podemos perceber que existem muitas oportunidades para nossos produtores, porém, devido à exigência do mercado internacional é fundamental investir em recursos que aumentem a confiabilidade de dados e para isso, o SAP Business One é o ERP para Agronegócio mais recomendado pelo mercado global.

Nesse sentido, ao longo deste artigo, falaremos sobre as tendências do uno Brasil e no mundo, e como os produtores agrícolas podem se preparar para entrar no mercado externo.

Boa leitura!

Entendendo o mercado de uvas

Em 2020, o Brasil produziu 40 milhões de toneladas de frutas, mas exportou apenas um milhão, sendo: mangas, melões, uvas, limões, melancias, mamões, maçãs e bananas as mais exportadas.

Por outro lado, neste primeiro trimestre, o país já exportou cerca de 250 toneladas de frutas, um faturamento de U$D 196 milhões, ficando para o melão, limão e mangas, as primeiras colocações. As uvas, por sua vez, apareceram em 10.º lugar no ranking com apenas duas toneladas exportadas, U$D 5,9 milhões.

Segundo dados da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), a China e a Rússia são as maiores importadoras de uvas, mas não as brasileiras. O Chile, por exemplo, é o maior exportador da fruta com um lucro de U$D 260 milhões.

A justificativa para a baixa exportação brasileira é a falta de infraestrutura logística, pois os grandes portos não estão preparados para o recebimento dos navios com os contêineres. Além disso, o Brasil ainda conta com um déficit tecnológico para o monitoramento do plantio e o acompanhamento de oferta e demanda.

Contudo, mesmo esses desafios, produtores brasileiros investem em gestão integrada inteligente com um ERP para Agronegócio como SAP Business One e encontram muitas oportunidades no exterior.

ERP para Agronegócio abre oportunidades para o mercado externo

Países como os Estados Unidos, a União Europeia e o Reino Unido são os maiores importadores de frutas brasileiras do mundo, e com a mudança alimentar dos consumidores para um consumo mais saudável, a tendência é que a exportação brasileira cresça exponencialmente.

Na China, por exemplo, em 2020, foi identificado que a população obesa alcançou a marca dos 90 milhões. Assim, visando o estímulo da alimentação saudável, o governo chinês investe em ações que tornem o consumo de chás, sucos e frutas, popular entre os chineses. A estimativa é que até 2024 haja um crescimento de 7,4% no consumo de frutas, segundo dados da Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados).

Por outro lado, o segmento de uvas brasileiras na China enfrenta um grande desafio: convencer o governo chinês que nossas frutas são seguras para o consumo, ou seja, livre de agrotóxicos e outras substâncias químicas que comprometam a saúde dos chineses. 

Atualmente, os maiores importadores de uvas para o país são a Austrália, o Chile e o Peru e em 2020, o consumo alcançou a marca de 5 milhões de toneladas, a tendência é que até 2024 haja um crescimento anual de 5%. Por isso, recomenda-se que o produtor brasileiro invista em um Sistema de Gestão para Agronegócio, além de outras ações que tornem as uvas brasileiras um produto premium, pois os produtos desses países não possuem reconhecimento de marca.

Assim, para os produtores brasileiros saírem na frente e conquistarem o mercado internacional é fundamental o investimento em tendências tecnológicas que corroborem com a vantagem competitiva, como um ERP para Agronegócio. 

Abaixo, falaremos um pouco mais sobre essas tendências e como ERP para produtores de uva, SAP Business One ajuda no crescimento da sua empresa.

Mundo inteligente

O primeiro passo para o produtor brasileiro conquistar espaço no mercado internacional é pensar e agir como empresário, assim trabalhar com ferramentas que influenciam de forma significativa a análise de dados é aumentar a confiança do negócio.

A agricultura digital, por exemplo, se baseia em dados coletados por imagens aéreas unidas aos algoritmos de precisão. Sendo possível prever inundações, secas e até mesmo a infestação de pragas.

Compras e negociações ERP para Agronegócio

Com um Sistema de Gestão para Agronegócio, como SAP Business One, o agricultor consegue combinar dados agrícolas com os do mercado, e assim prever os riscos e as oportunidades do setor.

Mercado de serviços

Para o futuro, os produtores deverão formar parcerias flexíveis, a fim de comercializar e trocar dados com os envolvidos no ecossistema, o objetivo é a monetização de informações digitais, mas é necessário um ERP Agrícola.

ALFA Sistemas de Gestão e Fazenda Labrunier

Em maio de 2022, a ALFA Sistemas de Gestão iniciou parceria com a Fazenda Labrunier, a maior produtora de uvas do Brasil. O objetivo é aumentar a segurança e a confiabilidade de dados perante os parceiros internacionais na Espanha, Chile e Peru através de um ERP para produtores de uva, o SAP B1. 

Após algumas reuniões de consultoria, a empresa decidiu pela implementação dos controles de backoffice que envolvem alguns recursos como:

  • Departamento pessoal
  • CRM de frutas
  • Controle da produção agrícola e,
  • Gestão de câmera fria 

Atualmente, a Labrunier já trabalha com um sistema ERP Agrícola, porém que não comporta o controle exigido pelo mercado internacional. Assim, visando a expansão do negócio o Sistema de Gestão para Agronegócio, SAP Business One tornou-se a solução mais indicada para o aumento de visibilidade e rastreabilidade de dados.

Samuel Baños, Controller e CFO da empresa, revela por que escolheu a ALFA Sistemas de Gestão para o start: “Nós escolhemos a ALFA como nosso principal parceiro de negócio para a implementação do sistema SAP, pela visão, preocupação e dedicação que tem demonstrado para nós em relação ao entendimento da nossa necessidade real de sistemas e processos, com o fim de adequar o máximo possível às nossas necessidades como negócio e por ter sempre em prioridade nossas necessidades.”

A solução sob medida projetada especialmente para a Fazenda Labrunier está em desenvolvimento, a previsão é que a partir de 2023 o ERP Agrícola, SAP Business One seja o responsável pela gestão da nova safra de uvas.

ERP para Agronegócio SAP

O mercado está mudando e a cada dia os produtores agrícolas enfrentam novos desafios para se manter à frente com produtos de qualidade, por isso o ERP para Agronegócio SAP Business One é a ferramenta mais indicada para a gestão de negócios.

Afinal, com um sistema inteligente, o produtor identifica quais partes do solo precisam de mais atenção, e com o auxílio de drones e robôs, encaminha insetos benéficos para o controle de pragas, por exemplo. 

E ainda, empresas que investem em um ERP Agrícola ganham a confiança dos acionistas devido à segurança e a análise precisa de dados, além de ganharem tempo para buscar novas alternativas de crescimento.

Portanto, para garantir a escalabilidade do seu negócio, otimizar o tempo da equipe e aumentar a confiança dos acionistas, fale com nossos especialistas e saiba como a ALFA Sistemas de Gestão pode contribuir com a expansão do mercado de frutas, através de ERP para produtores de uva.

Siga-nos nas redes sociais

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Onde Estamos
São Paulo
  • R. Manoel Coelho, 303
    São Caetano do Sul

Campinas
  • R. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 214 - Sala 524

Redes sociais

ALFA SISTEMAS DE GESTAO LTDA - 07.640.028/0001-32
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade -