ERP para Manufatura e a Transformação Digital da Indústria

Neste artigo você encontrará informações sobre:

ERP para Manufatura e a Transformação Digital da Indústria

O maior desafio do setor de manufatura é equalizar o aumento da produtividade com a produção de diferentes produtos e manter uma qualidade de excelência. Soma-se isso a um ambiente hostil de mudanças e variação de demanda. Sabendo isso, podemos concluir que é necessário um ERP para manufatura robusto para vencer esses desafios.

A transformação Digital da Indústria

A transformação digital da indústria é prioridade para equacionar esses fatores e transformar esses desafios em oportunidades. A chamada Indústria 4.0, se trata da mudança no paradigma industrial através de novas tecnologias que permitem reunir e analisar dados em sistemas de negócios.

Isso torna os processos mais rápidos, mais eficientes e flexíveis para a produção mais alinhada às demandas individualizadas. Mantendo, ou melhorando a qualidade, e baixando os custos de produção. Fazem parte dessa transformação, inovações como:

  • Computação em nuvem;
  • Big Data; 
  • Inteligência artificial;
  • Automatização de sistemas; e
  • Sensores.

Criar valor nesse cenário requer estratégias específicas conforme o setor e empresa. 

O que é Indústria 4.0?

A Indústria 4.0 é a integração de tecnologias digitais aos processos industriais, visando a melhoria dos processos e qualidade dos produtos. Essa transformação, ou adaptação às novas demandas do mercado, quer impulsionar a agilidade e capacidade de resposta, velocidade de entrada no mercado e permitir a personalização às novas necessidades dos clientes.

Com a tecnologia da informação e comunicação em amplo desenvolvimento criou-se uma rede inteligente de máquinas e processos industriais. As empresas que implantam com sucesso a Indústria 4.0 focam no valor do negócio e não na tecnologia, buscam treinar e desenvolver seus funcionários no uso de novas tecnologias e avançam para uma infraestrutura toda integrada com o TI e dispositivos de automação.

O resultado dessa tendência é uma plataforma digitalizada de todos os processos de manufatura. Isso permitirá uma gestão toda baseada em dados ao invés dos processos tradicionais.

Como o ERP para manufatura ajuda na transformação da manufatura

O seu ERP para manufatura está preparado para te auxiliar na transição da transformação digital da indústria? São quatro pilares que norteiam essa transformação e que se deve buscar integração em um ERP:

  • Produtos inteligentes: sendo construídos e configurados para atender que os clientes precisam;
  • Ativos inteligentes: que estão ligados a todos os processos sendo mantidos dinamicamente;
  • Fábricas inteligentes: usar dados e inteligência para funcionar de forma autônoma quanto possível e entregar produtos personalizados e em escala;
  • Pessoas capacitadas: que devem ser nutridas com ferramentas e informações de que precisam para fazer seus melhores trabalhos.

A transformação digital da indústria é a conexão e modernização das atividades essenciais da manufatura. O sistema escolhido, portanto, deve ter capacidade para acompanhar essa transformação e digitalização de ponta a ponta, proporcionando uma experiência elevada aos usuários com processos integrados, automatizados e conectados à realidade da sua empresa. ERP para manufatura deve oferecer soluções que cubram a automação e integração de todos os setores.

Soluções do ERP SAP para Manufatura

O SAP Business ONE pode ajudar a sua companhia a se tornar líder de mercado ao agregar soluções e produtos inteligentes e customizáveis desde o controle de estoque até o pós-venda.

Ter controle de ponta a ponta dos processos de manufatura é uma das características do SAP B1. Aliás, esse ERP para manufatura é líder de mercado e está pronto para acompanhar o seu crescimento de maneira ágil, graças a sua acessibilidade, escalabilidade e interface amigável. Com designer modular e de rápida implantação o SAP B1 integrará toda sua indústria independente do porte ajudando na transformação digital da sua empresa.

A vantagem estratégica na escolha pela SAP é sua rápida implantação, em pouco tempo terá acesso a relatórios com informações confiáveis, aumentando assim a produtividade do seu negócio.

Integração

Alguns ERPs para manufatura se especializam em setores e processos específicos sendo necessária a implantação de outras ferramentas para alinhar informações, isso gera retrabalho e perda da confiabilidade das informações.

A chave para o controle total das atividades de uma manufatura é a integração de todos os setores em sistema de gestão para tomada de decisões estratégicas. 

O ERP para manufatura SAP Business ONE, caso necessário, integra seus processos com a matriz da empresa, parceiros, outros aplicativos e serviços. De forma fácil e segura para o seu negócio de manufatura.

Análises

Ao ter integração dos processos sob controle sua capacidade de análise irá se expandir. Com as soluções de relatórios do sistema SAP os gestores terão visões em tempo real com alta acuracidade tornando a tomada de decisão mais estratégica e ágil.

Capacitar o seu time para utilizar essa poderosa ferramenta, aumentará a competência de resposta e ação para soluções de problemas através de recursos intuitivos de BI (Busines Inteligence), com visões em dashboards, funções analíticas e relatórios para todas as áreas da empresa como: 

  • Rentabilidade de vendas por produtos ou serviços;
  • Tempo decorrido entre o fechamento de um pedido e o atendimento ao cliente;
  • Quantidade de reclamações e seus tipos;
  • Giro de estoques;
  • Dados de financiamentos;
  • Dados de atrasos e pontualidade de clientes;
  • Absenteísmo;
  • Total de folha de pagamentos e horas extras;
  • Dados de contas a pagar e a receber;
  • Acompanhamento de orçamento.

Todas essas informações devem estar vinculadas a criação de planos financeiros e operacionais para conduzir melhores decisões e ter os planos também integrados.

Gestão financeira e contábil

Uma boa gestão financeira e contábil parte da boa integração entre os setores de compras e vendas com o financeiro. Isso melhora as margens de lucro, reduz as informações dobradas. Obtendo assim maior controle os processos:

  • Gerenciamento de livros contábeis; 
  • Orçamentos e contas a pagar;
  • Relatórios financeiros, como lucros, perdas e fluxo de caixa;
  • Automatização de relatórios de impostos;
  • Gerenciamento de risco; 
  • Análises em tempo real.

Por que ALFA como consultoria SAP para manufatura?

A ALFA prioriza o seu negócio e buscará entender quais são suas necessidades reais, analisando a estrutura atual da empresa e seus objetivos e ajudará a alcançá-los. Para isso conta com profissionais qualificados com expertise de mercado e mais de 18 anos de atuação no mercado.

É parceira SAP especializada em sistemas de gestão e fará do processo de implantação do ERP para manufatura uma mudança rápida e voltada para seus resultados. Se deseja conhecer mais das soluções SAP para manufatura fale com a ALFA.

ALFA Consultoria SAP Business One

ALFA Consultoria SAP Business One

Desde 2002, a ALFA ERP oferece ao mercado soluções em gestão e tecnologias de ponta para alavancar o crescimento das Pequenas e Médias Empresas.

Conheça a ALFA
ALFA Consultoria SAP Business One

ALFA Consultoria SAP Business One

Desde 2002, a ALFA ERP oferece ao mercado soluções em gestão e tecnologias de ponta para alavancar o crescimento das Pequenas e Médias Empresas.

Conheça a ALFA

ARTIGOS RELACIONADOS