Entre 12 e 14 de janeiro de 2025, a NRF Retail’s Big Show, maior evento de varejo do mundo, reuniu grandes empresas e apresentou as principais tendências e tecnologias do ano para o setor.
Neste conteúdo, exploraremos 5 tendências com insights trazidos pela nossa equipe, que esteve presente nessa edição. Se você não pôde ir até Nova York, aproveite para absorver o conteúdo. Boa leitura!
5 tendências da NRF 2025
Comércio unificado
Anos atrás, quando se falava em varejo, lojas físicas e digitais pertenciam a mundos diferentes. Hoje, a linha que separa físico e digital não existe mais, ambos se tornaram um só!
Para ter sucesso no segmento, é essencial que lojas físicas, e-commerce e redes sociais sejam integradas. Essa unificação vai de encontro aos novos hábitos de consumo e comportamento dos clientes.
É importante também que os diferentes canais falem a mesma língua. Com produtos iguais, um tom de voz único e uma presença forte de marca, a experiência se torna mais fluída.
Sustentabilidade no centro do jogo
As práticas de ESG (governança ambiental, social e corporativa) se tornaram parte dos negócios. No varejo, não foi diferente! Na NRF 2025, uma das tendências apresentadas que mudam o jogo é o foco na sustentabilidade.
Os consumidores se mostram cada vez mais interessados na cadeia do produto. Querem saber de onde ele veio, para onde ele vai e qual o papel das empresas em tornar esse processo o menos agressivo possível para o meio ambiente.
A exigência por sustentabilidade vem sendo respondida com inovação! Um dos destaques é o DPP, um passaporte digital de produtos. Com ele, o consumidor consegue acompanhar toda a jornada do produto com muita transparência e confiança.
Experiências imersivas com AR e VR
O futuro sobre o qual sempre ouvimos falar está acontecendo agora! No varejo, a realidade aumentada (AR) e a realidade virtual (VR) são as principais responsáveis por criar experiências imersivas para os clientes.
Não é mais preciso sair de casa para experimentar um produto, por exemplo. Com as tecnologias AR e VR, o consumidor pode experimentar roupas, testar maquiagens ou entender como um item decorativo ficaria no ambiente da sua casa. Tudo isso, em poucos cliques.
Inteligência Artificial (IA)
É impossível falar de tendências para o varejo sem falar da tecnologia que tem dominado o mundo corporativo: a Inteligência Artificial. Nos últimos anos, a IA ganhou novas melhorias e deixou de fazer parte do futuro para se tornar o presente das corporações.
No varejo, a IA atua na otimização de diversas frentes, com destaque para a gestão de estoques e criação de experiências cada vez mais personalizadas durante toda a jornada do cliente.
Durante a NRF Retail’s Big Show, o destaque foi a previsão de demandas através da Inteligência Artificial. Em um setor tão competitivo, prever as demandas antes que elas aconteçam se torna um diferencial importante.
Segurança e dados no comando
Os dados se tornaram os bens mais valiosos das empresas. Nos últimos anos, os varejistas entenderam que não basta ter acesso aos dados, é preciso saber como analisá-los. Agora, a preocupação é outra: a segurança.
Soluções avançadas foram desenvolvidas para proteger as informações sensíveis, permitindo que os dados continuem guiando decisões estratégicas de forma segura. Em 2025, cibersegurança não é mais apenas uma opção!
Coloque as tendências da NRF Retail’s Big Show em prática
Comércio unificado, sustentabilidade, experiências imersivas com AR e VR, cibersegurança e soluções de IA foram apenas alguns dos destaques da NRF Retail’s Big Show 2025.
Durante os 3 dias de evento, nossa equipe teve acesso a tecnologias e tendências direto de Nova York, que prometem transformar o varejo global. Além disso, realizamos mais de 80 visitas técnicas com a comitiva da ABComm.
Essa experiência reforça a expertise da ALFA, única consultoria SAP especializada em varejo. Em 2024, desenvolvemos o SAP Varejo Inteligente, uma solução focada para o setor e vinculada ao ERP número 1 do mercado: o SAP Business One.
Se sua empresa deseja colocar as tendências e tecnologias apresentadas na NRF Retail’s Big Show em prática, conte com a nossa expertise. Os especialistas da ALFA estão prontos para atender às suas demandas tecnológicas.