10 nov, 2020

A gestão financeira é o grande coração da empresa. Independentemente do tamanho do negócio, o setor de finanças é um dos pilares para manter a saúde econômica da empresa em equilíbrio. Para muitos gestores, é um grande desafio manter as contas em dia devido aos tempos de crise e ao mercado cada vez mais competitivo.

Com as mudanças do consumo e da necessidade de um mercado voltado ao universo online, tornando a compra e a venda mais dinâmicas, empresas de diversos setores se viram diante de outros desafios: controlar os dados financeiros da empresa e gerir financeiramente o negócio de forma mais intuitiva e tecnológica.

Por isso, diversos líderes apostaram em softwares potentes, como os ERPs, para manter a segurança financeira da empresa e facilitar o dia a dia de toda a gestão de dados, além de fortalecer o negócio em expansão em um novo ambiente de consumo.

Acompanhe nosso artigo e fique por dentro:

  • O que é gestão de despesas
  • Como integrar a gestão de despesas ao ERP
  • Conheça a integração da VExpenses com a ALFA
  • Veja como essa parceria pode auxiliar outras empresas
  • Invista em um ERP que possibilite a integração: conheça a ALFA

Boa leitura!

O que é gestão de despesas?

A gestão de despesas ou contabilidade empresarial diz respeito aos processos para gestão das despesas corporativos/empresariais.

Praticar a gestão de despesas com maestria, principalmente em organizações de grande porte que utilizam sistemas de gestão defasados ou mal-estruturados, pode ser um desafio e tanto.

Afinal, desde material de escritório a softwares e outros dispêndios que auxiliam na prestação do serviço, todas as despesas devem ser somadas às contas da gestão financeira.

Atente-se a mais alguns gastos que devem ser considerados na gestão financeira do negócio:

  • Aluguéis ativos
  • Taxa de utilização de água
  • Contas telefônicas
  • Transportes diversos
  • Mensalidades com internet
  • Salários e remunerações
  • Horas excedentes dos colaboradores
  • Prevenção e manutenção de equipamentos
  • Impostos e tributações mensais
  • Materiais de limpeza geral
  • Materiais para o funcionamento do escritório

Apesar de gastos serem comuns a todas as empresas, as estruturas que os compõem podem ser diferentes e únicas para cada negócio. Por isso, é muito importante realizar a gestão de despesas de forma assertiva e inteligente.

Como manter todos os gastos sob controle sem cometer erros primários com planilhas e relatórios imprecisos? A solução é simples: a integração com uma plataforma de ERP tem sido a escolha mais eficiente de diversos líderes em empresas ao redor do mundo.

Assim, é possível colher dados, trabalhar o crescimento da empresa de forma exponencial e manter todas as informações de despesas em um único lugar, com agilidade e total segurança.

Como integrar a gestão de despesas ao ERP?

Já sabemos que o ERP é uma ferramenta que integra diversos setores da empresa e estimula um maior conhecimento de suas particularidades e demandas. No entanto, é preciso ter atenção, pois cada empresa tem uma demanda específica e necessidades e objetivos diversos.

Por isso, é importante considerar que, ao integrar a gestão de despesas ao seu ERP, é fundamental contratar uma consultoria que possa auxiliar os líderes a definir o planejamento inicial de acordo com os aspectos que sejam pertinentes para cada empresa especificamente.

Com a integração dos gastos ao ERP, a empresa passa a reduzir custos operacionais de forma geral, desde a otimização de materiais e compras, por meio do controle de custos, até a diminuição da necessidade de contratação de mão de obra, já que parte do trabalho manual passa a ser automatizado.

A partir disso, as ações de gestão, como o controle do fluxo de caixa, do estoque e, até mesmo, a emissão de notas fiscais e boletos, ficam mais simplificadas.

Conheça a integração da VExpenses com a ALFA

O VExpenses atua no reconhecimento dos dados da nota fiscal e preenche essa despesa automaticamente, por meio do uso de tecnologia OCR. Em vez de o colaborador indicar quantos quilômetros percorreu a trabalho ou despesas com alimentação, ele insere as notas fiscais no VExpenses, que indica o número com precisão.

Com o VExpenses, o time administrativo pode analisar despesas de forma inteligente. O VExpenses consegue exportar arquivos (em diferentes formatos, como .txt, .csv etc.) contendo todos os relatórios aprovados em um determinado intervalo de datas. Dessa forma, o cliente pode importar esses arquivos em seu ERP.

Assim, a informação, que normalmente é adicionada de forma manual, passa a ser inserida de forma automática.

Veja como essa parceria pode auxiliar outras empresas

Imagine uma empresa que conta com cerca de vinte colaboradores que solicitam aproximadamente trinta reembolsos por mês. Ao conferir cada lançamento manualmente, é muito comum que surjam erros e valores imprecisos.

Por isso, a integração da VExpenses com o ERP feita pela ALFA resulta em tecnologia e segurança para as finanças de todas as empresas que precisam manter a gestão de despesas organizada.

Invista em um ERP que possibilita essa integração: conte com a ALFA

Nós, da ALFA, somos uma consultoria especializada em sistemas de gestão, há 18 anos no mercado e reconhecidos por nossa excelência com uma equipe preparada para atender a toda e qualquer demanda em ERP, desde planejamento e implementação até suporte especializado.

Somos parceiros SAP, com foco no ERP SAP Business One, ferramenta de excelência voltada para pequenas e médias empresas de diversos segmentos.

Conheça o SAP Business One Basic

O Basic é uma versão compacta do SAP Business One, perfeito para organizar, acelerar os processos e apoiar o crescimento do seu negócio.

Caso sua necessidade seja maior do que este escopo, nossa equipe de arquitetos está pronta para fazer um projeto sob medida para você.

Implementar uma solução em ERP para sua empresa é fundamental para aprimorar cada vez mais os resultados e ter uma gestão mais eficiente e preparada. Para tomar a decisão certa e escolher a melhor solução para seu negócio, preencha o formulário abaixo fale conosco!

Se você gostou deste artigo, confira outros que também podem interessar:

Até a próxima!

Siga-nos nas redes sociais

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Onde Estamos
São Paulo
  • R. Manoel Coelho, 303
    São Caetano do Sul

Campinas
  • R. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 214 - Sala 524

Redes sociais

ALFA SISTEMAS DE GESTAO LTDA - 07.640.028/0001-32
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade -